20 itens que NÃO podem faltar no salão de beleza

20 itens que NÃO podem faltar no salão de beleza

20 itens que NÃO podem faltar no salão de beleza

Tempo de leitura: 4 minutos

 

O que não pode faltar no meu salão? Vamos falar sobre isso!

 

Sabe-se que o segmento de beleza é um dos que mais cresce no país, já que cada vez mais homens e mulheres buscam as clínicas de estética, spas e salões de beleza. É por isso que o investimento neste segmento é muito desejado para quem pretende iniciar um empreendimento.

 

Caso tenha interesse em saber como montar um salão de beleza de sucesso, você pode aprender mais clicando aqui.

 

Mas afinal, vamos às dicas?

 

 

Itens para o cabelo

 

Diversos são os itens utilizados em salões para os cuidados com o cabelo, sendo assim, se você deseja abrir um salão de beleza, é importante incluir na lista os seguintes itens:

 

 

1. Secador

 

Essencial para realizar diversos procedimentos nos cabelos, como por exemplo, a secagem dos fios, alisamentos, selagens entre outros. Por ser um item tão essencial, procure ter mais de um modelo para garantir que sempre estará equipado para trabalhar. Sempre dê preferência a produtos profissionais de alta qualidade e alta durabilidade.

 

 

2. Chapinha

 

As chapinhas ou pranchas são itens essenciais para cuidados com os cabelos. Recomenda-se a aquisição de produtos profissionais e produzidos com materiais que protejam os fios para garantir o melhor desempenho nos procedimentos como escovas progressivas, alisamentos, entre outros.

 

 

3. Modelador de cachos

 

Os modeladores são ideias por serem rápidos e práticos, ao contrário dos bobes. Este item é muito recomendado para atender a demanda do público que opta por este procedimento.

 

 

4. Tesouras

 

As tesouras são grandes aliadas dos cabeleireiros. É importante adquirir mais de uma para para poder atender diversos tipos de cortes. Pense em uma tesoura de corte geral e outra térmica, de fio laser, fio navalha, fio desbaste, entre outras.

 

Temos um conteúdo do Igor Marques, dono de uma rede de salões de beleza, chamado “Tipos de tesoura: qual escolher?“. Confira já clicando aqui e aprenda com um mestre!

 

 

5. Escovas

 

Indispensáveis para auxiliar na modelagem do cabelo, opte por escovas profissionais e de diferentes tamanhos e com variados tipos de cerdas para atender todo tipo de público.

 

 

6. Pentes

 

Dentre a diversidade de modelos existentes no mercado, cabe ao empresário decidir quais serão os mais utilizados, já que este também é um item fundamental para cortes e penteados.

 

 

7. Cortador de Cabelo

 

Para atender ao público masculino é essencial que o salão possua um bom cortador de cabelo profissional.

 

 

8. Shampoo e condicionador

 

Quem deseja abrir um salão de beleza também deve possuir uma gama de shampoos, condicionadores e demais produtos para atender aos diferentes tipos de cabelos e tratamentos estéticos.

 

 

Mobília geral

 

A mobília também deve fazer parte dos itens que não podem faltar no salão. Com isso, além de proporcionar um ambiente agradável, a mobília escolhida deve ser adequada para atender as necessidades dos clientes, sendo essenciais os seguintes itens:

 

 

9. Cadeiras de cabeleireiro

 

Este é o item essencial em qualquer salão de beleza, logo, devem ser selecionadas cadeiras confortáveis que se ajustem de acordo com cada cliente.

 

 

10. Lavatório

 

Dê preferência para os lavatórios que tenham a cadeira anexa, para facilitar a lavagem dos cabelos.

 

 

11. Cadeiras de espera

 

O espaço para a área do espera do salão deve ser um ambiente agradável, limpo e confortável, por isso, recomenda-se utilizar, cadeiras, poltronas, sofás ou puffs que forneçam o conforto adequado para seu cliente.

 

 

12. Bancadas

 

As bancadas devem ser funcionais para que o profissional possa deixar os instrumentos de trabalho de maneira acessível e organizada.

 

 

13. Espelhos

 

Os espelhos são itens obrigatórios em salões de beleza, clínicas de estética e spas. Deste modo, recomenda-se a compra de espelhos de diversos tamanhos e que sejam adequados ao local físico do salão.

 

 

Outros itens

 

Além dos itens citados acima, recomenda-se ainda alguns outros produtos com foco na higiene dos procedimentos, além da opção pelos serviços disponibilizados no salão. São eles:

 

 

14. Aparelho para esterilização

 

Devido ao risco de contaminação, os instrumentos de manicure e pedicure devem ser esterilizados sempre. O uso de Autoclaves para este procedimento é indispensável.

 

 

15. Toalhas

 

Em busca de maior higienização nos procedimentos, é essencial o uso de uma toalha por cliente. Por isso é importante ter uma quantidade razoável pra a troca durante os atendimentos.

 

 

16. Produtos descartáveis

 

Tenha sempre luvas, máscaras, lixas e palitos descartáveis, para garantir a segurança dos clientes e funcionários.

 

 

17. Aventais e capas

 

Os aventais são importantes para proteger o profissional, principalmente quando há a necessidade de utilização de produtos químicos. Assim como os aventais, as capas são essenciais para proteção dos clientes. Este material também é uma forma de demonstrar profissionalismo se indicar através de estampas a marca da empresa.

 

 

18. Estações de unha

 

Utilizadas para guardar todos os utensílios e produtos necessários para os cuidados com as unhas, como cortadores, alicates, lixas, esmaltes, acetonas, entre outros.

 

 

19. Sistema de Gestão

 

Fundamental para a administração do negócio, um sistema de gestão para salões de beleza ajuda você a controlar as finanças, o estoque, abrir comandas, cadastrar clientes e profissionais, enfim.. várias tarefas do dia a dia de um gestor de salão podem ser otimizadas com um sistema de gestão.

 

Ter um sistema de gestão muitas vezes pode fazer o salão aumentar o lucro, pois com a organização que ele proporciona o gestor consegue identificar muito mais rápido por onde ele ta perdendo dinheiro.

 

 

20. Maquininha de Débito e Crédito

 

Item obrigatório hoje em qualquer negócio, as maquininhas de débito e crédito ficaram populares depois do “boom” que os meios de pagamento por cartão deram aqui no Brasil. Hoje muitas pessoas preferem andar apenas com o cartão do que com dinheiro em mãos, portanto, ter uma maquininha no seu salão é um fator obrigatório para conseguir atender a todas as demandas e não perder clientes.

 

Existe no mercado diversas maquininhas de débito e credito, inclusive uma especialmente feita para estabelecimentos de beleza. Falamos tudo sobre maquininhas e qual você deve escolher neste artigo e também demos 05 dicas para orientar a sua escolha neste artigo.

 

Vale ressaltar que para o sucesso de um empreendimento na área de beleza e estética é essencial que o empresário esteja sempre atualizado com seu segmento. Mantenha-se conectado com as novidades do mercado e garanta a satisfação e o melhor atendimento para os clientes.

 

 

 


 

 

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Universidade da Beleza e assine nossa Newsletter. Temos centenas de dicas e conteúdos gratuitos para te oferecer!

 

Leia mais: