3 estratégias de vendas para o seu Salão de Beleza

3 estratégias de vendas para o seu Salão de Beleza

O mercado da beleza está entre os que segue em franca expansão, principalmente quando falamos de estratégias de vendas, logo as oportunidades para ingressar nesse ramo aumentam e a concorrência também.

Independentemente do tamanho da cidade ou da região onde seu salão está presente, algumas estratégias e dicas podem ajudar muito no direcionamento do seu negócio e melhorar as vendas. 

Mesmo com tantos tipos de serviços e atendimentos, como cuidado com as unhas e/ ou cabelos, algumas técnicas de vendas não mudam.

Você pode pensar que alguns salões ou profissionais são mais bem sucedidos que outros naturalmente, mas isso não existe. É com planejamento e dedicação que se chega ao objetivo traçado.

São caminhos com baixo custo e, talvez, inovadores para quem está acostumado com o modo mais tradicional das vendas. É necessário adaptar-se ao atual cenário econômico dos negócios assim como as tendências.

Qual é o seu objetivo?

Você tem alguma meta mensal para o lucro do seu negócio? Deseja aumentar o número de colaboradores, mas ainda não sabe como?

Estratégias de Vendas Para Salão

Estratégias de vendas são essenciais para diferenciar o seu salão dos outros concorrentes. Elas chamam a atenção e podem também fidelizar o cliente, tornando-o um cliente fiel e uma importante fonte de faturamento para o seu salão.

Uma das coisas mais importantes é a definição de metas a serem alcançadas e objetivos que vão direcionar as suas estratégias de vendas. Para descobrir algumas estratégias, você pode conferir alguns dos nossos artigos sobre marketing, assim algumas dicas servirão para você ter boas ideias.

Sempre lembre-se na hora de montar as sus estratégias de vendas, metas e objetivos são importantes, portanto coloque em prática as técnicas de vendas abaixo e acompanhe o crescimento do seu salão.

1. Marque presença na web

A internet é uma ótima aliada para alavancar os negócios, já pensou nisso? Além das redes sociais e o próprio site, muitas possibilidades podem ser utilizadas no ambiente digital e é importante estar presente com sua própria voz.

O cliente que busca um serviço, procura na internet por produtos e serviços e acompanha opiniões para saber se o que está sendo recomendado realmente vale a pena.

Se o seu negócio não estiver representado nesse ambiente, isso será claramente refletido em suas vendas.

Uma página no Facebook pode ser o começo das suas estratégias de vendas. A principal mídia digital no Brasil tem levado mais e mais negócios para seu ambiente de relacionamentos. Nele, seu salão pode aparecer como localização na foto da cliente que decidiu compartilhar a transformação nos cabelos realizada no salão ou, dento da fanpage, compartilhar todos os atendimentos realizados com marcação no perfil das clientes para maior alcance.

Além de estar presente para quem procurar por um salão, divulga os serviços de maneira eficaz: mostrando os resultados. Para promoções é uma das melhores ferramentas, pois divulga a informação em tempo da cliente entrar em contato e marcar um horário.

Essa rede social tem conteúdo dinâmico, o que exige postagens diárias. Então planeje seu conteúdo e poste todos os dias em que o salão está aberto. Se quiser adiantar as postagens é possível programá-las, o que pode te ajudar a pensar nas promoções e datas comemorativas.

O site é a “casa” da empresa na internet. O lugar oficial para encontrar telefone, endereço, outros canais de comunicação e forma de pagamento do salão. É um investimento importantíssimo no ambiente digital.

No site, todos os serviços do salão podem ser divulgados, além de marcas e produtos vendidos no salão. Separe um espaço para criar um conteúdo, comentar promoções, mostrar transformações ou novos serviços.

Mesmo sendo uma ferramenta que não exija tantas novidades em pouco tempo, mantenha esse espaço sempre atualizado, seja com o novo endereço ou na mudança do valor do corte de cabelo. Isso mostra a sua preocupação com os clientes e prospects.

Anúncios no Google, através do Adwords, e perfis e sites de formadores de opinião também mostra resultados poderosos.

O anúncio no Adwords eleva o rankeamento do seu domínio e nome no mecanismo de busca do Google, o que garante que seu salão seja um dos mais vistos no momento de pesquisa do seu serviço em sua região e cidade.

A publicidade em sites e blogs que combinam com o serviço prestado no seu salão alcança o público dessa parceria que pode ainda não te conhecer. É uma nova maneira de divulgar seu negócio e gerar interesse para o que você oferece.

Lembre-se: a internet se transforma o tempo todo, então se mantenha atualizado e defina boas estratégias de vendas.

2. Se atualize e promova o seu melhor

Atualize serviços, produtos e técnicas do salão, além de cursos para especialização.

Essa é uma das maneiras de se destacar em meio à concorrência e aumentar a qualidade do que é oferecido em seu negócio. Atualizar os serviços e buscar aprimoramento é o que manterá o salão pronto para os clientes fiéis e os novos que virão a conhecê-lo.

As promoções quando bem planejadas servem como um “produto de entrada” para o seu salão. Clientes que não marcam horário com você há algum tempo podem voltar a se relacionar com sua empresa. Sem contar que estes “produtos de entrada” são ótimos para captar novos clientes também.

Com essa técnica, você pode divulgar o novo método de manicure por tempo determinado ou aquela nova progressiva. As promoções não são apenas para produtos ou procedimentos já existentes ou “encalhados”, pode ser a maneira de promover o que tem de mais novo e modernas. Muitas estratégias de vendas começam com a promoção.

Pense de forma diferente! Promova o que você tem de melhor, não somente o que está “parado no estoque”.

3. Fidelize, Ouça e Venda o que o seus Clientes Querem

Quer que seus clientes voltem? Seu bom atendimento, produtos e prestação de serviço são essenciais, mas que tal criar uma vantagem para quem sempre usa seu salão?

A fidelidade é usada nos mais diferentes segmentos (até mesmo nos cartões de crédito por meio de pontuações) e pode ser uma excelente maneira de trazer o seu cliente de volta.

Faça o cadastro da clientela e pense como funcionará melhor para elas e para seu salão: uma quantidade de vezes de um mesmo serviço ou um valor específico gasto e a cliente têm direito a uma escova ou um cuidado com as unhas?

Agrade quem movimenta o seu negócio com pequenos detalhes. Isso demonstra ao cliente como ele é importante.

Converse com quem frequenta o salão ou se preferir, disponibilize uma pesquisa na recepção para saber como anda a opinião dos clientes. Pergunte sobre o ambiente, atendentes e profissionais, produtos e seus serviços.

As críticas podem aparecer, mas principalmente boas ideias. Quem usa ou faz seu “produto final” é quem mais reconhece o que mudar ou melhorar. É essencial!

Parecem pequenos detalhes, mas que precisam de atenção. A cada novidade você verá a mudança positiva em seu negócio.

Tente, teste e veja as melhorias acontecerem gradualmente!

2 estratégias Mkt

Post a Comment