3 Simples Formas de Motivar Colaboradores do Salão de Beleza

Simples Formas de Motivar Colaboradores do Salão de Beleza

3 Simples Formas de Motivar Colaboradores do Salão de Beleza

Apesar de muitos palestrantes e profissionais de empreendedorismo ressaltarem que a motivação deve vir “de dentro”, do próprio funcionário, é indispensável aos gestores prover meios, recursos e infraestrutura para contribuir com isso.

Indo mais além, é indispensável a um bom líder prezar pelo bem-estar dos colaboradores, assim como apoiar seus interesses para mantê-los na equipe.

Afinal, contratações e demissões, de um modo geral, têm uma carga financeira alta para os negócios.

Nos salões de beleza, essa realidade é bastante similar – até mesmo quando o modelo de contratação dos profissionais é autônoma.

Isso porque, nesse mercado, a fidelidade é alta e a saída de uma boa manicure, cabeleireiro ou qualquer outro especialista poderá resultar em perda, também, de sua freguesia.

Pensando nisso, selecionamos três dicas sobre formas de motivar estes colaboradores, retendo-os em seu negócio.

Confira, avalie a realidade de seu negócio, veja quais delas se aplica melhor e comece agora mesmo a implementar estas ações:

Invista em Treinamento em Troca da Fidelização dos Profissionais

Prover treinamentos, especializações e cursos de aprimoramento de técnicas na área de beleza são uma excelente forma não apenas de motivar colaboradores, mas também de fidelizar estes profissionais em seu salão de beleza.

Esta é uma estratégia já bastante utilizada em empresas de vários setores e portes, que utilizam do benefício em troca da permanência do profissional durante determinado período, preestabelecido, para que o profissional aplique o aprendizado em prol do crescimento do negócio.

Com esta ação, você assegura não apenas a qualidade dos serviços prestados por seus profissionais aos seus clientes, mas também a fidelização deles em seu negócio por mais tempo.

Afinal, o processo de recrutamento não é do mais simples, além de demandar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Ofereça um Plano Financeiro para Agregar Valor à Vida dos Colaboradores de Seu Salão de Beleza

O trabalho comissionado ou por participação percentual sobre a produtividade é um padrão bastante utilizado em salões de beleza.

Devido a falta de conhecimento ou planejamento, é muito comum que profissionais autônomos, colaboradores de seu negócio, tenham aproveitamento ou produtividade reduzida por problemas pessoais – principalmente em relação às finanças.

Sabendo dessa realidade, use isso a seu favor! Com seus conhecimentos gerenciais, auxilie-os com o planejamento de metas para a conquista de seus objetivos.

Desenvolva planilhas ou forneça outros recursos que contribuam para o controle efetivo dessas finanças, demonstrando quanto será preciso produzir para obter o retorno necessário para concretizar sonhos.

Você não terá gastos adicionais, ajudará seus profissionais e, em contrapartida, ganhará a sua confiança e lealdade ao motivá-los a trabalhar em busca da realização de seus objetivos de vida.

Uma dica para esta ação é que este acompanhamento ocorra mensalmente, provendo feedbacks de melhoria conforme os resultados apresentados, assim como dicas favoráveis para que eles obtenham o sucesso profissional e pessoal.

Desenvolva uma Política de Reconhecimento, Remuneração e Premiações aos Colaboradores mais Dedicados

Você, provavelmente, já adentrou a um estabelecimento e se deparou com uma placa indicando o funcionário do mês.

Esta é uma forma simples, barata, porém muito eficiente de não apenas contemplar aqueles que possuem uma dedicação além do comum, mas também de motivar os demais profissionais para que sejam reconhecidos pelo trabalho realizado.

Contudo, para que esta ação, ou mesmo uma política de comissionamento diferenciada por resultados ou premiações para os destaques de seu salão de beleza, é preciso avaliar cautelosamente os critérios que serão utilizados, assegurando que injustiças não sejam feitas e, consequentemente, a desmotivação nos demais colaboradores ocorra.

E você, já aplica estas formas de motivação nos colaboradores de seu salão de beleza? Conhece alguma outra dica para compartilhar conosco? Aproveite o espaço abaixo!

3 Comments

  • Naiane S. Carvalho
    28/04/2015

    Muito boa as dicas..Gostei muito por enquanto ainda não possuo funcionários trabalho sozinha mas quando tiver já sei o que posso fazer para manter meu negocio bem organizado! 😉

  • Gostei muito da segunda dica é algo simples que contribuirá para que o colaborador atinja realmente seus objetivos futuros. As duas outras estou colocando em prática no momento. Obrigada!

  • Jeitosa Perfumaria
    04/05/2015

    Obrigada! Foi muito útil relembrar pontos que podemos melhorar!

Post a Comment