6 Formas de Diminuir os Custos de um Salão de Beleza

Não é de hoje que empresas de todos os setores vêm repensando seus métodos e processos na busca de práticas mais sustentáveis. Com clínicas de estética, salões de beleza e spas não é diferente.

A busca por negócios mais sustentáveis é importante para o meio ambiente, para a sociedade e para a própria empresa.

Água e energia estão entre os recursos que requerem maior cuidado. Eles são, justamente, os principais recursos utilizados em salões de beleza, clínicas de estética e spas.

Por isso é tão importante que as empresas repensem seus gastos com água e energia. É importante para o meio ambiente, para a sociedade e para o negócio lucrar mais.

6 Formas de Diminuir os Custos De um Salão de Beleza

Algumas dicas simples podem ajudar a evitar o desperdício, reduzir os custos e tornar o seu salão de beleza sustentável.

Pense nas vantagens que isso pode conferir ao seu estabelecimento. Além das vantagens econômicas, o seu salão vai ficar com uma boa imagem perante o seu público alvo.

Quantos salões de beleza se preocupam com com os meios sustentáveis? Com certeza são poucos, portanto, seja diferenciado e conquiste a sua clientela através do seu diferencial.

Confira agora as nossas dicas!

1 – A Escolha dos Equipamentos para o Salão de Beleza

Revise todos os seus equipamentos: secador de cabelo, prancha, lavatório, tudo o que consumir energia elétrica deve ter manutenção constante, pois a falta dela pode ocasionar maior consumo de energia.

Além disso, veja se não está na hora de trocar seus equipamentos antigos por novos. Aparelhos mais modernos consomem menos energia.

Na maioria das vezes, a troca vale a pena. Na hora de escolher, opte pelos mais econômicos.

2 – Economize nos Produtos para Cabelo

Shampoo em excesso vai demandar mais água e mais energia elétrica na hora de lavar. Use com moderação e apenas o necessário.

O mesmo vale para tinturas e químicas. No seu salão de beleza, dê preferência aos produtos que exijam menos lavagens e pese antes de aplicar.

Assim, você consegue economizar água e luz nos processos de tintura e alisamento, por exemplo.

3 – Treine os Clientes do Seu Salão

Salões de beleza, clínicas de estética e spas podem fazer dos clientes seus aliados na hora de economizar. Ensine seus clientes a lavar o cabelo e ofereça desconto para quem vier cortar com o cabelo já lavado.

Assim, você ganha e o seu cliente também.

4 – Tenha os Melhores Profissionais no Seu Salão

Uma das maiores dificuldades em salão de beleza, clínicas de estética e spas é encontrar bons profissionais. Faça dos seus os melhores.

Treine sua equipe, ensine a aplicar a quantidade certa de produto para cada cabelo, ensine a fechar o registro do lavatório enquanto massageia o cabelo, ensine a tirar bem o excesso de umidade do cabelo para economizar no secador.

Observe, cobre economia dos seus cabeleireiros e manicures e elogie quando eles se mostrarem comprometidos com a economia e sustentabilidade do salão.

Fale sobre a importância de economizar não só pela conta de luz e água do salão, mas também pelo meio ambiente.

5 – Dê o Destino Correto aos Resíduos do Salão

Faça do seu salão de beleza um exemplo. Procure orientação profissional, a prefeitura da sua cidade ou a cooperativa de catadores e se informe sobre como dar a destinação correta aos resíduos como o papel alumínio utilizado nas tinturas e o material de manicure.

Separe seu lixo e dê o destino correto. Assim, você contribui com o meio ambiente e com a sociedade.

6 – Economize na Manicure

Parece pouco, mas no fim do mês pode fazer a diferença para a economia do seu salão de beleza. Na hora de cuidar das mãos, substitua o potinho com água por cremes e mechas de algodão molhadas sobre as unhas.

O consumo consciente e a economia em salões de beleza, clínicas de estética e spas podem representar uma redução de até 30% nas contas de água e energia elétrica.

Isso mostra que vale a pena se comprometer com a redução no consumo de recursos. É bom para o meio ambiente e melhor ainda para o seu negócio.

Outra boa ideia é saber controlar bem o seu estoque, pois o controle é a melhor forma de evitar gastos excessivos e saber exatamente quando você precisa comprar mais produtos.

Para mais dicas sobre como economizar e impulsionar o seu negócio, faça como mais de 10 mil profissionais da beleza já fizeram: cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com conteúdos exclusivos sobre marketing e gestão para a área de beleza e estética.