7 dicas para o seu Salão de Beleza vender mais serviços pela Internet

7 dicas para o seu Salão de Beleza vender mais serviços pela Internet

Embora o Brasil seja “apenas” a sétima maior economia é o segundo maior mercado para produtos de beleza do mundo.

O crescimento intenso da indústria de beleza tem aberto novas oportunidades para conquistas financeiras e profissionais, principalmente por meio de salões e clínicas de beleza.

Não é atoa que celebridades como Juliana Paes e Angélica são também, além de atrizes, donas de salões de beleza. Isso sem dizer na humilde carioca  Zica que hoje já conta com mais de 1.500 colaboradores em sua rede de salões.

Qualquer profissional de beleza, stylist, cabeleireiro ou proprietário de um salão que tenha vivenciado profundamente a indústria de salões ao longo dos últimos anos pode falar algo com certeza: a indústria mudou.

O proprietário de salão moderno é muito mais empreendedor, criativo, experiente e inovador do que seus antecessores.

POR QUE ALGUNS SALÕES GANHAM MAIS DINHEIRO QUE OUTROS?

É senso comum que salões e outros profissionais de beleza serão bem sucedidos se forem capazes de cada vez mais manter seus atuais clientes por meio de estratégias de fidelidade e atrair novos clientes ao se destacar em relação à sua intensa concorrência.

Mas você já se perguntou por que alguns salões ganham mais dinheiro que outros?

Será que eles trabalham mais? Será que eles tem mais staffs? Eles estão abertos mais horas? Possuem uma estratégia de marketing?

Eles desenvolveram uma fórmula para constantemente conquistar novos clientes e mantê-los retornando, de novo e de novo, por anos!

Se você quer ser bem sucedido neste ramo de 2013 em diante você tem que dominar um novo conjunto de regras. 

Existem várias estratégias e opções de baixo custo para aumentar sua renda e de seu salão. Neste artigo iremos focar no papel crucial que a Internet tem nesta nova indústria e dicas rápidas para começar agora mesmo.

O PAPEL DO MARKETING NO DIA A DIA DE UM SALÃO DE BELEZA.

Para a maioria dos donos de salão de beleza marketing significa publicidade; evite este erro. Sua estratégia de marketing deve incluir partes iguais de propaganda, promoções e comunicação.

  • Publicidade é a mídia que é paga para os esforços de atrair clientes para o seu salão (anúncios impressos, folhetos, etc).
  • Promoções são esforços que não necessariamente precisam de uma mídia paga, mas que aumentam as vendas – atraem e/ou retêm – de maneiras mais criativas. Exemplos: “Noite do traga um amigo”, Programa de indicação, parceria com empresas vizinhas e etc.
  • Comunicação são os esforços para que outros notem sua presença. Exemplos: fachada visível, bonita e limpa do salão, ser listado em jornais e diretórios locais, cartazes internos na loja, avisos de novidades por email para seus clientes, presença na Internet, etc.

Para a maioria dos salões a publicidade tradicional é extremamente difícil e terá um retorno limitado. A principal razão disto é o cenário em que a maioria oferece os mesmos serviços de maneira idêntica para um número limitado de clientes.

Quando você entrega um panfleto (valor da arte, impressão e entrega), quantos realmente estão indo na mão de quem você gostaria?

 

QUER TER SUCESSO NO SALÃO? ENTENDA E USE A INTERNET!

Antigamente quando um cliente queria buscar um serviço rápido ou trocar de profissional ele recorria a indicações de amigos ou à lista de anúncios.

Apesar da indicação continuar a ter um papel importante na atração de novos clientes, a Internet mudou completamente essa realidade.

Segundo uma das maiores consultorias de gestão do mundo, Booz & Company, pequenos negócios digitalizados crescem em taxas muito maiores que empresas menos digitalizadas.

A Internet hoje é o caminho óbvio para atingir novos clientes – é onde a maioria deles irão olhar para encontrá-lo. Mais de 90% dessas pessoas pesquisam na Internet antes de adquirir um produto ou serviço.

Mas será que ter um site ou página no Facebook basta?

95% dos clicks acontecem na primeira página do Google. Se você não estiver lá, adeus! Se você tiver um website aproveite e teste agora mesmo. Vá ao Google, digite “salão de beleza” e o nome da sua cidade.

7 DICAS PARA COMEÇAR AGORA

Você se diferencia da concorrência? Não seria bom se os seus clientes te vissem como inovador, criador, um líder do seu setor e que o pagassem proporcionalmente?

Juntamos aqui um compilado das melhores e mais eficazes campanhas de salão de beleza e os seus resultados. Todas essas estatísticas foram coletadas durante os últimos 3 anos em salões dos Estados Unidos e Europa por Phil Evans, um guru para salões.

1-) Depois de 3 anos de esforço um salão atraiu 13 mil fãs no Facebook (uma das maiores marcas para salões de todo o mundo). Eles falam para esta legião de potenciais clientes 2 ou 3 vezes ao dia sobre ofertas do salão, fofocas de cabelos de celebridades e lançamento de novos produtos.

O imediatismo do Facebook significa que eles podem obter resultados no dia seguinte, a partir de qualquer promoção.

2-) Ao invés de repetir a custosa e exaustiva campanha em feiras de estudante dos últimos anos, um salão da Inglaterra focado em estudantes fez um marketing 100% online. Rodaram uma campanha paga no Facebook  divulgando intensamente promoções para este publico.

Em 6 semanas quase 1.500 estudantes imprimiram o voucher e geraram £32,000 de receitas para o salão. Todos os novos clientes foram atingidos somente com o uso da Internet.

3-) Uma campanha intitulada “Vote para a sua foto favorita” de um salão no Facebook aumentou os números de seus fãs de 500 para mais de 2.000 em apenas 7 dias.

4-) Um salão que estava sendo rankeado na 120a. posição no Google para a palavra “coloração” em sua cidade pulou para o número 2 em 4 dias após a correção de problemas com seu site que o impediam de ser melhor “encontrado pelo Google”.

5-) Um novo salão teve 15 top 3 lugares na busca do Google por palavras-chave relacionadas com salão de beleza em 7 dias após lançamento.

6-) Uma oferta de Novo Cliente promovida pelo Facebook e website de um salão teve 900 downloads em 20 dias e gerou $14,000 em receitas.

7-) Um anúncio pago no Google para “Brazilian Blow Dry keratin straightening” custou £540 por um mês e foi clicado 653 vezes, fazendo com que o salão gastasse £0.83 por novo potencial cliente.

Phil comenta que “A beleza do marketing online para salões é que você pode definir um orçamento diário, saber os resultados em questão de horas e cuidadosamente escolher os serviços que você quer vender para os clientes que estão propensos a comprar”.

MAIS DICAS PARA FAZER AGORA.

Mesmo que algumas dessas ações sejam melhor aproveitadas com a ajuda de terceiros existem pequenas ações que responsáveis por salões podem fazer para utilizarem melhor a Internet:

  • Encorajar os clientes a curtir sua página no Facebook ou seguir o seu Instagram;
  • Postar regularmente novidades, fotos e outras dicas;
  • Fornecer wifi em seu salão e incentivar os clientes a compartilhar aquele momento nas suas respectivas redes sociais;
  • Verificar se quem desenvolveu seu site utilizou as palavras-chaves corretas para que seu site seja bem rankeado no Google;
  • Manter seu site atualizado com notícias, blogs, ofertas e assim por diante.
  • Pense em utilizar o agendamento pela Internet para seus clientes agendarem com você. Além de não perder vendas por questões de telefone ocupado, ligações fora do horário comercial e outros motivos, ainda agrega valor para seus clientes. 

Alguma vez você já deve ter se perguntado:

“Talvez sejam as coisas que eu não conheço que podem estar me segurando ou impedindo de fazer mais dinheiro?”

Muitos salões de sucesso sabem estes segredos. Eles estão usando estratégias de marketing para ganhar mais dinheiro, obter mais clientes e gerar mais lucro do que outros salões. E se você fosse capaz de saber esses segredos?

Será que isso faria diferença no seu negócio?

E se você tivesse em mãos informações e passo-a-passo para ajudá-lo a obter sucesso? As dicas são fáceis de seguir e não custam muito tempo ou dinheiro para experimentar. Você acha que teria vantagens se tivesse acesso à isto?

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”

(Philip Kotler, papa do marketing).

12 Comments

Post a Comment