As 7 dicas fundamentais de atendimento em um salão de beleza

22 de dezembro, 2019

Gestão, Marketing

Para fidelizar o cliente, temos que oferecer sempre a melhor experiência. E nos salões de beleza, além do serviço prestado, a maior parte do relacionamento é feito na hora do atendimento. Pensando em aprimorar o seu negócio, veja quais são as 7 dicas fundamentais de atendimento em um salão de beleza.

Atendimento no salão de beleza

A importância do conceito “experiência do cliente”

Em um mercado onde existem mais de 1 milhão de salões de beleza, inúmeras clínicas de estética e cada vez mais barbearias, como se destacar? Como ser lembrado?

Assim como em qualquer serviço ou marca que amamos, isso tem a ver com a nossa experiência, do início ao fim, no processo de compra. Pare e pense:

• Foi fácil encontrar informações sobre o produto/serviço?
  • Tirei todas minhas dúvidas rapidamente?
  • O produto/serviço é excelente?
  • Quando tive problemas, eles não hesitaram em me ajudar?
  • Fui mimado sem necessidade?
  • Lembraram-se de mim depois?

As respostas dessas perguntas e uma dose de criatividade são o caminho para você e seu salão de beleza oferecerem uma experiência inesquecível para seus clientes, porque assim conseguimos fidelizá-los. Sim, parece ser muita coisa; e é.

Ninguém nunca disse que seria fácil, não é? Mas ainda bem! Essa é a oportunidade que separa os que têm sucesso e os que não têm.

Se quiser entender melhor como melhorar o relacionamento com o seu cliente, temos um material bem interessante!

No entanto, existem alguns valores fundamentais e sem eles, qualquer estratégia, investimento ou artimanha serão em vão.

Um dos valores que compõem a base fundamental para uma experiência inesquecível é o relacionamento pessoal.

Em qualquer tipo de prestação de serviços, o relacionamento pessoal tem um peso enorme na experiência de sua clientela. Ele está presente em todas as etapas, que falei acima.

Atender, relacionar e cativar clientes de forma incrível em todas as oportunidades que tiver ao seu alcance deve ser sua maior preocupação. Por exemplo, quando o cliente:

• Entrar em contato para pedir informação ou agendar um serviço,
  • Entra no estabelecimento e aguarda para ser atendido na recepção,
  • Enquanto está sendo atendido,
  • Quando vai pagar pelo serviço e/ou compra um produto na recepção do salão,
  • E ainda, pode e deve continuar depois que o cliente vai para casa.

Regras fundamentais do atendimento perfeito ao cliente

Independente do estilo de suas clientes e negócio existem algumas dicas fundamentais no atendimento e relacionamento com clientes que jamais podem ser quebradas. Algo que todos sabem, mas não custa lembrar:

1. Seja simpática(o), educada(o) e cordial.
  2. Trate o cliente pelo nome e evite apelidos ou tratamentos infantis.
  3. Trate todos os clientes da mesma forma, evitando predileções – Por exemplo, passar clientes importantes na frente de outros clientes.
  4. Tente não deixar o cliente esperando.
  5. Evite falar alto ou gargalhar – Por exemplo, gritar para chamar alguém que esteja longe
  6. Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço.
  7. Jamais falar mal de um cliente na frente do outro.

A importância do treinamento dos profissionais

Gostou? Imprimir e colocar na parede do espaço de convivência dos profissionais pode ser uma ideia válida, mas com certeza não será o suficiente para você ter uma cultura impecável de atendimento e relacionamento com cliente.

É preciso, treinar, explicar e capacitar todos os profissionais. É preciso, incansavelmente, mudar ou criar uma mentalidade e cultura que entende e que preze a experiência do cliente.

Se você ou algum dos colaboradores tem dificuldades na comunicação com o cliente, veja 10 sugestões fundamentais para falar bem e se destacar no mercado.

Relacionamento e atendimento é uma obrigação de todos!

É uma obrigação de todos, e não só das recepcionistas, cativar os clientes. Criar o melhor atendimento, relacionamento e experiência possível!

• Já comprou algo na Netshoes que não serviu? Já viu o quão fácil é para devolver e conseguir o item no tamanho certo?
  • Já percebeu quão intuitivo é publicar uma foto no Instagram?
  • Por que será que as pessoas saem tão maravilhadas com uma experiência na Disney? São apenas os brinquedos?

Profissionalismo, dedicação e interesse em entender o que o cliente precisa são essenciais para saber como proporcionar uma experiência inesquecível. E isso varia de cada negócio, sua cultura interna e estilo próprio.

Por exemplo, você atende em casa? Quer ter uma atmosfera descolada, íntima ou extremamente profissional?

Pense sobre isso, reflita como você pode melhorar e faça algumas ações.

O relacionamento e atendimento ao cliente devem ser prioridade para uma experiência única! Um comentário ruim sobre você ou seu negócio chega muito mais longe do que 10 comentários bons.

Gostou das nossas dicas? Leia também:

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

23 de janeiro, 2020

6 formas de diferenciar o seu salão de beleza da concorrência

6 formas de diferenciar seu salão de beleza da concorrência

6 formas de diferenciar seu salão de beleza da concorrência

Equipe UB Equipe UB

9 de janeiro, 2020

24 de janeiro, 2020

Como gerir seu negócio da área da beleza

Como gerir meu negócio da área da beleza

Como gerir meu negócio da área da beleza

26 de novembro, 2019

Carreira e Negócios

Carreira e Negócios

Equipe UB Equipe UB

8 de janeiro, 2020

18 de dezembro, 2019

25 de novembro, 2019

Pior atendimento do mundo

“Pior atendimento do mundo!”: será que alguém fala isso sobre seu salão?

“Pior atendimento do mundo!”: será que alguém fala isso sobre seu salão?

26 de novembro, 2019