Como aumentar seu Faturamento sem precisar de mais Clientes

É possível aumentar o faturamento sem precisar de mais clientes? Parece mentira, porém é completamente possível aumentar o faturamento do seu salão de beleza sem aumentar o número de clientes atuais ou gastar dinheiro com publicidade.

Basta seguir estas 4 Dicas:

Aumentando o Faturamento do Salão

1. Mantenha a Consistência

Diversos negócios perdem clientes e potencial de faturamento todos os dias por falta de padronização na experiência de seus clientes. Então aqui começa a sua “lição de casa”: Garanta que o seu salão esteja limpo e bem iluminado, seus colaboradores atenciosos e educados, os preços adequados a sua região, serviços de conveniência disponíveis (wifi, carregador, água, café…) e claro, que os serviços prestados sejam os melhores possíveis.

E o mais importante: que isso ocorra da mesma forma em 100% das vezes.

Duvida que esta estratégia aumente seu faturamento?

Bom, vamos lá:

Estudos comprovam que 95% das nossas decisões ocorrem no subconsciente (ou inconsciente). Isso mesmo, você está no comando das suas decisões apenas 5% das vezes. Um pouco assustador, certo?

Parte disso ocorre porque o nosso cérebro foi projetado para economizar energia tanto quanto possível. E uma maneira dele fazer isso é associando decisões a padrões.

Exemplo: Imagine que você está caminhando pela rua e visualiza dois salões de beleza, um do lado do outro. Um dos salões está cheio, com diversos carros na frente. O outro vazio, com funcionários mexendo em seus celulares encostados na porta da frente.

Imaginou?

Agora responda: Diante deste cenário (um salão cheio e o outro vazio), se você tivesse que escolher um deles para cortar o seu lindo cabelo, qual seria?

Em 95% das vezes poderíamos afirmar que a escolha seria pelo salão cheio.

Seu cérebro desde pequeno associa que se um lugar tem fila, está cheio de gente, então ele deve ser bom. Portanto, vamos entrar no salão cheio. Ele criou dois padrões para economizar energia (cheio = bom e vazio = ruim), logo, se você mudasse salão de beleza por restaurante, ainda assim, 95% das vezes a decisão seria: optar por aquele que está cheio.

Voltando a consistência.

Quando o seu salão proporciona uma experiência agradável em 100% das vezes, isso faz com que seus clientes criem um hábito (um padrão). E a médio prazo, eles tendem a comprar mais produtos e serviços (é só sugerir), a voltarem mais vezes, a indicarem para outras amigas, pois agora, mais do que clientes fies, você entrou na mente deles.

2. Envie emails com Promoções

No artigo 3 Ferramentas gratuitas para alavancar o seu salão de beleza, falamos do Mailchimp, uma ferramenta que todo salão de beleza pode usar para se comunicar com seus clientes atuais.

Acredite, enviar email é simples, porém, muitos salões não o fazem por pura falta de conhecimento. Saia na frente de todos e comece a usar hoje mesmo.

Você pode usá-lo para divulgar promoções específicas para um determinado dia da semana.

Exemplo: Terça em Dobro – Para qualquer serviço feito hoje, você ganha outro grátis em sua próxima visita.

É um excelente estímulo para vender mais em um dia da semana em que o movimento tende a ser fraco e, ao mesmo tempo, fidelizar a cliente, pois ela precisará voltar para conseguir a gratuidade. E neste dia da gratuidade, nada lhe impede de usar estratégias que visem aumentar o tícket médio da sua compra.

Lembre-se: O ser humano é um ser de hábitos. Crie o hábito e terá um cliente cada vez mais fiel e consumidor.

3. Monte Planos de Serviços Customizados

Outra maneira simples de você aumentar seu faturamento baseado em seus clientes atuais é montar planos customizados de serviços. Aprenda o que eles sempre compram, quando compram e, na sequência, ofereça um plano customizado a eles.

Como isso vai aumentar o seu faturamento?

Simples, dentro deste plano customizado, ofereça alguns serviços adicionais por um fração do preço. Sabe quando o McDonalds lhe oferece batata grande por mais 1 real? É mais ou menos o mesmo caminho. Adicione mais serviços, faça um preço legal e veja seu faturamento aumentar com regularidade.

Esta é mais uma dica que tende a aumentar o faturamento, porém, aumentando a fidelização dos seus melhores clientes.

4. Sinalize Corretamente seu Salão

Alguns salões reclamam que determinados produtos “não vendem”. Porém, poucos fazem um trabalho de exposição da forma correta. É preciso colocar cartazes, sinalizar corretamente os produtos para que os clientes comprem. Não é só jogar em um canto do salão e aguardar.

Você sabe porque os açougues e padarias ficam no fundo dos supermercados?

Para que as pessoas passem pelos corredores e acabem comprando mais produtos, além daqueles para os quais foram no supermercado. Isso é estratégia.

Você precisa sinalizar os produtos vendidos em seu salão e mais, precisa fazer isso de forma inteligente.

Exemplo: Se o seu salão é frequentado por mães com crianças pequenas. Uma boa ideia seria colocar produtos tais como: brinquedos, enfeites e pentes temáticos (Homem Aranha, Frozen entre outros) próximo ao caixa de pagamento. E obviamente em prateleiras baixas, que as crianças possam visualizar facilmente.
Estimulando a venda no momento certo e para o público certo.

Viu como é possível desenvolver várias ideias e aumentar o faturamento do seu salão sem necessariamente precisar de mais clientes?

Agora é com você. Compartilhe nos comentários abaixo o que achou destas dicas e quais outras estratégias utiliza no seu dia a dia para alavancar as vendas do seu salão.

8. Organizar Finanças