Como criar um logo perfeito sem entender de design?

Pensando em como criar um logo bacana para seu salão de beleza, mas está um pouco inseguro sobre como fazer para conseguir um resultado profissional por um custo acessível?

Na verdade, hoje em dia a internet pode ajudar muito você nesta missão, com os chamados sites de concorrência criativa, que disponibilizam designers para você contactar, pedir propostas de logos e escolher o melhor resultado para usar em sua empresa.

Mas para poder avaliar o trabalho deles e fazer um bom briefing (um documento que define o que você quer comunicar com seu logo), separamos algumas dicas para ajudar você a entender como criar um logo que conquiste seus clientes.

logo salao de beleza

Como criar um logo e atrair mais clientes

O primeiro passo é conhecer melhor sua própria empresa e seus clientes. Depois, vamos dar algumas dicas sobre os elementos mais usados em logos, que são as cores, as formas e as tipografias. Vamos lá?

Conhecendo seu público e a empresa

Público-alvo

Defina perfis das pessoas que frequentam seu salão, tanto um perfil sócio demográfico (idade, sexo, profissão, renda, estado civil, onde moram etc.), como um perfil comportamental (o que as pessoas valorizam, o que gostam de fazer, quais seus hobbies, que personalidades famosas admiram, estilo de vida, etc.).

Diferencial do seu salão

O que seu salão faz melhor que a concorrência e motiva seus clientes a preferir frequentá-lo em vez dos outros? No que você é realmente bom?

Posicionamento do salão

Como você quer aparecer na mente das pessoas?

Para definir o posicionamento você pode fazer escolhas entre dois adjetivos opostos e, depois, escolher 3 ou 4 deles que definem seu posicionamento, por exemplo:

• Chic ou popular?
  • Moderno ou tradicional?
  • Colorido ou monocromático?
  • Especializado ou pronto para tudo?
  • Prático ou perfeccionistas?
  • Premium ou acessível?
  • Jovem ou maduro?
  • Clássico ou descolado?
  • Sonhador ou pé no chão?

Perceba que essa é uma lista de sugestões, cabe a você definir mais opções e quais os 3 ou 4 adjetivos que podem ajudar a firmar uma diretriz de posicionamento para o seu salão, por exemplo:

Meu salão é moderno sem deixar de realizar os sonhos das pessoas em um ambiente jovem.

Elementos usados no logo

Logotipos são formados pela composição harmônica de alguns elementos básicos da comunicação visual. E não haverá como criar o logo do seu salão sem que cores, formas e tipos de letras contribuam para isso. Em alguns casos, as pessoas não usam nada escrito, como no logo da Apple ou da Nike, mas isso é mais indicado para empresas que já são famosas.

Tipografia

São os tipos de letras usadas nos logos. Você já ouviu falar delas, como Helvética, Comic Sans, Arial ou a famosa Times New Roman. Veja alguns significados que os tipos de letras podem transmitir ao seu público.

• Letras com serifas (aqueles tracinhos na ponta das hastes): tem origem romana, por isso passam algo mais clássico.
  • Letras Bold: por serem mais grossas, transmitem solidez.
  • Letras Light: mais finas e delicadas, são associadas com precisão, delicadeza e até sofisticação.
  • Letras em itálico: por estarem inclinadas, passam a ideia de velocidade e movimento.
  • Letras manuscritas: trazem proximidade e trabalho artesanal ou sob medida.

Significado das cores:

• Azul: a cor da tradição da sabedoria e da confiança.
  • Amarelo: calor, aconchego e valor (lembra o ouro).
  • Vermelho: perigo, urgência e paixão.
  • Roxo: criatividade, imaginação e nobreza.
  • Verde: ecologia, natureza, crescimento e abundância.
  • Preto: exclusividade e luxo.
  • Branco:  inocência, paz, pureza e limpeza.

Lembre-se que o significado das cores pode mudar em diferentes culturas e de pessoa para pessoa.

Formas:

Formas arredondadas e curvilíneas lembram o corpo da mulher, a maternidade, o acolhimento, a compreensão, o entendimento e a continuidade.

Já formas angulares e pontiagudas lembram armas afiadas, ligadas ao universo masculino, à velocidade, ao arrojo, à tecnicidade e à determinação.

Como criar um logo: preparando o briefing

Depois de ter tudo isso muito bem definido, você já sabe como criar um logo para salão de beleza. Bom, na verdade você já tem condições de preparar um bom briefing para o designer começar a trabalhar.

Prepare um documento com as seguintes informações:

1. Público-alvo.
  2. Diferenciais.
  3. Posicionamento.
  4. Cores que você sugere.
  5. Referências de alguns logos que viu e gostou.
  6. Prazos de entrega.
  7. Antigos materiais de seu salão, comentando se gostou ou não e porquê.
  8. Sites e redes sociais de seu salão, se tiver.
  9. Sites, redes sociais ou informações de concorrentes.
  10. Arquivos de logos antigos (se tiver) em alta qualidade.

Com isso, o designer já terá como criar o logo de sua empresa. Dê um tempo para ele apresentar as propostas e analise o que ele trouxer baseado no que falamos acima. Lembre-se que seu gosto pessoal pode até te dar algumas diretrizes, mas o que conta mesmo é agradar seu público-alvo, passando seu diferencial e posicionamento, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas.

Agora que você já sabe como criar um logo, porque não aproveita para fazer outros materiais, como cartão de visitas de salão de beleza, folders e papelaria?
* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design e comunicação. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvem o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciam todo o processo para você!