Tudo Sobre Como Montar um Salão de Beleza e Estética – De A a Z

Tudo Sobre Como Montar um Salão de Beleza e Estética – De A a Z

De salões de beleza para celebridades à centros de beleza de bairro, este guia completo irá mostrar-lhe como montar um salão de beleza, centro de estética ou spa que você sempre sonhou.

Embora o Brasil seja “apenas” a sétima maior economia é o segundo maior mercado para produtos de beleza do mundo.

Aproveitar esse mercado crescente e construir um salão de sucesso que funciona sem problemas e gera renda para os proprietários e trabalhadores, inicia-se com um bom planejamento.

Como Montar um Salão de Beleza – A Oportunidade

Há três principais maneiras de você montar um salão de beleza, cabe à você julgar a mais interessante. São elas:

  • Você pode abrir uma franquia, em que você paga dinheiro adiantado para ter o privilégio de abrir um negócio que já tem um nome no mercado(o que lhe dá uma reputação instantânea) e já está funcionando (gestão, fornecedores, campanhas publicitárias).
  • Você pode comprar um salão de beleza estabelecido a partir de alguém que está se aposentando, cansou-se do negócio, ou danificou o negócio e forçou-o à falência (todos os três acontecem todos os dias).
  • Estabelecer o seu próprio salão de beleza usando seu próprio dinheiro, seu próprio otimismo, trabalho duro e talento.

Clientes, Serviços e Produtos

Determine o mercado-alvo que você quer atrair para o seu salão de cabeleireiro, SPA ou centro de estética, pois isso irá ajudá-lo a escolher o local, serviços a serem oferecidos, preços e outras decisões de divulgação.

Comece criando um perfil de cliente ideal que relaciona a idade, nível de renda, sexo, hobbies e interesses, ocupação, estado civil, atitudes, valores e personalidade do tipo de cliente com maior probabilidade de entrar em seu salão de beleza.

Desenvolva um menu de serviços,  atribua uma faixa de preço de cada serviço e determine quais métodos de pagamento para aceitar dos clientes.

Uma dica é visitar negócios da redondeza, pesquisar modelos de salões de beleza,  e outros com o perfil do salão que você deseja montar. Aproveite para descobrir quais os produtos que seus concorrentes vendem.

Tenha sempre grande variedade dos melhores e mais atualizados produtos cosméticos em seu salão.

Acompanhe as tendências de cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados, cremes para pele, relaxantes e outros tantos.

A principal tarefa de como montar um salão de beleza é a pesquisa. Pesquise e pesquise fundo.

Localização do Salão de Beleza

A escolha de um local para o seu salão de beleza é uma das decisões mais importantes que você vai fazer nos estágios iniciais da criação de seu novo negócio.

Considere estes fatores ao se escolher um local:

  • Uma área de alto trafego. Ruas movimentadas, shoppings, centros comerciais ou espaços ao lado locais em que as pessoas visitam muitas vezes (como supermercados) são ideais para montar um salão de beleza
  • Tente ter acesso fácil. Se o estacionamento é uma trabalheira e o tráfego é intenso no caminho para o seu salão de beleza, as pessoas podem não considerar que vale a pena o esforço.
  • Fique longe da competição. Não situar-se diretamente ao lado de outro salão – vocês irão se anular mutuamente. Em vez disso, tente demarcar um lugar onde você vai ser o único salão por alguns blocos.
  • A área circundante deve ser atraente, bem iluminado e seguro. Opte por esquinas.

Há outros fatores que merece séria consideração quando você está procurando um lugar para se estabelecer:

  • Rede elétrica;
  • Quantidade de pontos de tomadas especiais;
  • Segurança das portas;
  • Canalização.

São alguns dos aspectos técnicos.

Um local que já tenha sido um salão ou centro estético antes pode ser uma boa escolha para o seu novo local já que você aproveita toda a infraestrutura.

No entanto, pesquise aos arredores a razão – concorrência, preço do aluguel, localização – do fechamento do estabelecimento anterior.

Tamanho do Salão de Beleza e Layout

Salões geralmente variam de 120  a 180 metros quadrados, apesar de alguns funcionarem em espaços de 90 metros quadrados.

Você vai precisar de quatro áreas distintas em seu salão de cabeleireiro:

  • Recepção e vendas de produto;
  • Lavagem;
  • Corte/serviço;
  • Armazenamento.

A maior delas, é claro, deve ser a sua área de serviços que deve ocupar cerca de 50% do espaço. Cerca de 20% do espaço deve ser alocado para o vendas/recepção, 10% para a área de lavagem e os 20% restantes para armazenamento e uma área de sala de descanso dos funcionários.

O banheiro empregado/cliente e seu escritório também devem estar localizado nesta área.

Se o espaço permitir, você pode querer fornecer um vestiário de uma pessoa para os clientes que estão recebendo tratamentos como a cor ou permanentes. Caso contrário, o banheiro pode servir como um vestiário.

Certifique-se de colocar um grande cesto no vestiário/banheiro para a coleta batas sujas.

Ao montar um salão de beleza, estruture ele com uma boa iluminação, ajudando assim o trabalho dos maquiadores, manicures e cabeleireiros.

No caso de um SPA, a fonte de luz mais suave deve ser ativada para criar uma atmosfera de relaxamento e paz. Uma ventilação adequada é também um dever.

Por fim, algumas salas (tratamento, relaxamento e espera por exemplo) devem ter seu próprio sistema de som, em que a música relaxante ou sons da natureza devem ser tocados.

Confira este artigo sobre o impacto da musica na fidelização de clientes.

Funcionários

Um dos aspectos mais difíceis de ser proprietário de um salão de beleza será a contratação e retenção de bons funcionários.

Contrate pessoal qualificado e treinado. Os procedimentos estéticos realizados por pessoal não qualificado pode causar problemas de saúde para os clientes.

Lembre-se: é sua a responsabilidade como o proprietário do salão de garantir que seus funcionários estão devidamente treinados e entendem cada procedimento oferecido.

A experiência pode dar uma esteticista o conhecimento necessário para prestar um serviço, mas sem formação adequada, existem riscos quanto à segurança de sua clientela e,claro, riscos legais para o negócio.

Anuncie vagas de emprego para os estilistas licenciados, gerente geral e uma recepcionista em escolas de cosmetologia locais, cursos de treinamentos e em redes de trabalho locais.

Entreviste, contrate e treine pessoal. Crie também um manual do funcionário que define as regras e responsabilidades que se aplicam a todos os funcionários do salão.

Decida se irá pagar seus funcionários CLT, com uma taxa por hora, por comissão ou cobrar deles uma taxa mensal para alugar um espaço em seu salão de beleza, pois isso irá ajudá-lo a determinar um orçamento e estratégias de preços para o seu negócio .

Para montar um salão de beleza, é necessário ter bons profissionais. Valorize-os e atente-se à forma de comissionamento. Leia mais sobre pagamento de comissão de profissionais aqui

Equipamentos Para Montar um Salão de Beleza

Compre móveis, suprimentos e equipamentos para seu salão de beleza. Eles devem combinar minimamente entre si e com o ambiente. Cuidado com peças usadas, podem virar uma dor de cabeça.

Você irá precisar de:

  • Cadeiras para corte,
  • Espelhos;
  • Lavatórios;
  • Estações de trabalho para seus estilistas;
  • Cadeiras e mesas para sala de espera do cliente;
  • Área de recepcionista;
  • Telefone;
  • Computadores;
  • Armários para equipamento;
  • Prateleiras para produtos;
  • Equipamentos de lavagem.

Você também precisará de toalhas, cestos, aventais, rolos de cabelo, shampoo, condicionador, tinturas, tratamentos, secadores de cabelo, chapinhas, luvas, desinfetante, blusas, grampos de cabelo e outras variedade enorme de itens básicos.

Prefira equipamentos que gastam menos energia, já que isso vai influenciar na redução da conta e, lógico, na diminuição do custo de operação do salão.

Marketing e Divulgação do Salão de Beleza

Tudo começa com a escolha de um nome certo para o seu negócio e depois a criação da marca. Pesquise e invista tempo nisso! Para ajudar na escolha do nome e logotipo veja esses outros materiais.

É essencial você investir uma quantia mínima mensal na divulgação de seu SPA, centro estético ou salão de cabeleireiro. Esse orçamento deve ser definido conforme sua analise financeira.

Muito importante é conhecer muito bem o perfil ideal da sua clientela antes de fazer qualquer ação de marketing. Confira as “27 ideias mais incríveis para divulgar um salão de beleza e estética”.

Gostando do artigo até aqui?

Saiba que nós preparamos um material gratuito ainda mais completo, baixe agora nossas 63 Ideias de Marketing para o Seu Salão de Beleza.

Financeiro Para Montar um Salão de Beleza

Descubra o quanto dinheiro você precisa. Começar um negócio pode custar um bom dinheiro, e a maioria dos empresários não terão lucro até o primeiro ou segundo ano e isso também acontece com quem quer montar um salão de beleza.

Aqui está o que deve se considerar :

  • Você consegue se manter minimamente no inicio do negócio? Calcule quanto dinheiro você precisa para as despesas mensais, quanto você tem na poupança e quanto você absolutamente deve fazer a cada mês para se manter à tona.
  • Comece com um orçamento operacional. Calcule quanto dinheiro você vai precisar para executar o seu negócio mensalmente. Incluir aluguel, licenciamento, treinamento, folha de pagamento, suprimentos, telefone/luz/internet e um fundo de emergência (~5-10% do valor total) .
  • Descubra o quanto você vai cobrar pelos serviços. Uma vez que você tem um orçamento operacional,é possível saber o necessário para pelo menos ficar no zero a zero. Para fazer um lucro , no entanto, você terá que fazer mais do que isso. Calcule quantos serviços (tais como cortes de cabelo, cores, manicures , etc ) que você pode realizar em uma semana e descubra o quanto eles precisam custar em ordem para que você possa ganhar dinheiro (Lembre-se dos comissionamentos).
  • Lembre-se É possível pegar emprestímos a juros não tão abusivos, quanto maior o planejamento maior a chance de alguém apostar (investir) em você e lembre-se dos impostos e outras taxas burocráticas.

Gestão do Salão de Beleza

Evite qualquer tipo de desperdício.

Para fazer isso fique atento à gestão de estoque de produtos, use quantidades adequadas de produtos e de água. Estima-se que é gasto quase de 20 litros de água em um serviço químico (alisamento ou coloração).

Busque um software de gerenciamento e gestão de agendamento e clientes para de salão de beleza.

A gestão financeira, com registros de entradas e saídas, garantem que você não fique no vermelho. Um bom empresário não confunde dinheiro da empresa com o pessoal.

E não se esqueça de negociar preços e prazos com os fornecedores sempre!

Confira também “Dicas fundamentais de como administrar um salão de beleza”.

Dia a Dia do Dono

Saber como abrir um salão de beleza é só a primeira etapa.

Não existe dias iguais para os proprietários de negócios ligados à beleza. As necessidades de seus clientes ( para não mencionar os seus empregados ) variam muito embora exista certas tarefas que você irá regularmente executar.

Para começar a montar um salão de beleza você provavelmente vai gastar muito tempo ao telefone todos os dias.

Ajudando na marcação de consultas, pedido de suprimentos, conversando com vendedores, organizando treinamentos, e assim por diante .

Você também tem que organizar os horários de trabalho, fazendo malabarismos para acomodar as necessidades pessoais deles e do seu negócio.

Monitorar receitas, controlar os custos, inventar e implementar novas estratégias de publicidade e marketing , e possivelmente elaborar promoções e ofertas regularmente para atrair novos e atuais clientes.

Ainda vai contratar novos funcionários, visitar escolas de beleza, se capacitar e estudar um pouco, acompanhar o desempenho, ajudar de jovens profissionais com pouca experiência e mediar os atritos entre os membros da equipe .

Parece muita coisa para uma única pessoa?

Mas realmente é!

Por isso, muitos proprietários contratam gerentes (mesmo aqueles cujos salões são muito pequenos) para assumir algumas das tarefas administrativas.

Esta é uma ideia especialmente boa se você pretende continuar a prestar serviços.

Resumo das Principais Burocracias

 Fizemos um resumo sobre o que é preciso para montar um salão de beleza:

  • Instalações (higiene, layout, material e pessoal): Centro de Vigilância Sanitária – adequação às normas – existem normas especificas para manicuro, pedicuro e podólogos.
  • Licença de funcionamento: Cadastro o CEVS (Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária) e na autoridade municipal.
  • Estrutura empresarial: Prefira ser cadastrado como microempresa (ME) ou Empresa de pequeno porte (EPP). Este enquadramento permite tratamento diferenciado em vários órgãos bem como isenção e redução de taxas.
  • Vistoria Móvel: É preciso aprovação do Corpo de Bombeiros quanto às instalações e questões de segurança.
  • Abertura da empresa: É preciso já ter firmado o contrato de locação comercial.

Cuidados Especiais

  • Você precisa estar ciente das responsabilidades que você e sua empresa podem ser submetidos em caso de acidentes e procedimentos mal feitos. Verifique com sua companhia de seguros sobre as políticas que podem proteger você e sua empresa de responsabilidade e ações judiciais que possam surgir a partir de reclamações de clientes.
  • Tenha um manual de procedimentos, um bom sistema de salários, contrato de pessoal e certifique-se que você está compatível com a legislação atual emprego. Se você tem sua documentação em ordem, isso irá lhe ajudar em qualquer disputa eventual.

Esperamos ter lhe ajudado em sua jornada empreendedora de como abrir um salão de beleza.

Deixe seu e-mail para receber em primeira mão materiais gratuitos e exclusivos com dicas e segredos para o mercado profissional de beleza e estética.

Se tiver alguma dúvida ou dificuldade não deixe de entrar em contato comigo por email ou nos comentários abaixo. Será um prazer ajudar todos vocês!

BÔNUS!!!

Além de todas estas dicas, assim que você montar seu salão, você vai precisar aprender a divulgá-lo para trazer novos clientes. E nada melhor que o nosso e-book grátis sobre Redes Sociais.

Mais de 24.240 Profissionais da Beleza
recebem nossas dicas para Vender Mais

Cadastre-se e fique sempre atualizado sobre o seu mercado!

Cadastro realizado com sucesso!

share

Alexandre Viveiros

Formado em Gestão de TI, atuo há 17 anos na área de desenvolvimento de software; construção e gestão de empresas e no desenvolvimento de pessoas. Além da minha empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing e TI, sou um dos sócios do Universidade da Beleza.

  • Patricia

    Gostei muito da ajuda que tive, gostaria de saber mais detalhes, sobre alguns pontos. Como proprietária tenho que saber fazer atividades do ramo ou posso só administar? Franquia é melhor? Obrigada!

    • Olá Patricia, que bom que gostou do nosso artigo!

      Como proprietária não é essencial que você seja uma profissional do ramo. No entanto, é minha sugestão é que você tenha um “braço direito” experiente. Buscar profissionais de outros salões e remunera-la acima da média é uma ótima opção. Em relação à se franquia ou abrir por conta própria isso depende muito de você. É uma escolha pessoal. A franquia você reparte o bolo (lucro) mas a receita já vem pronta (know how administrativo). Se for optar por uma franquia, visite franqueados, converse com eles e entenda como é a relação deles com o franqueador.

      Se tiver mais dúvidas fique a vontade em nos procurar.

      Grande abraço,

      • patricia

        Boa noite , daniel tudo bem ?

        gostaria de tirar algumas duvidas com vc .

        Tenho um salão de beleza a 8 anos , estou com bastante dificuldade financeira e com algumas dividas , e tem uma cabelereira de uma cidade vizinha que tinha um salão e fechou , ela tem todos os equipamentos e moveis também e quer entrar em sociedade comigo como podemos fazer essa sociedade ? aguardo seu retorno , obrigada

  • cyntia

    gostaria de saber a localização da universidade da Beleza e Estética. Obrigada

  • gostei, tirei algumas duvidas que tinha,vocês estão sendo útil ,para nós cabeleireiros, só tenho á agradecer por tudo. me tire uma duvida? há possibilidade de uma pessoa administrar um salão de beleza, e ser profissional ao mesmo tempo?( isto é se cabeleireira?)

    • Olá Nete, obrigado pelo seu comentário. Como eu expliquei para a Patricia, tem como administrar e ser profissional ao mesmo tempo. No entanto, isso irá exigir horas extras de trabalho e energia acima do normal. No inicio, se você não tiver dinheiro em caixa para bancar alguém, pode se começar assim. Mas com o tempo é provável que algumas áreas do seu salão irão ficar comprometidas (controle de estoque, marketing/publicidade, contratação e etc). Neste caso, você deve escolher entre ter um gerente para seu salão ou você ser a gerente.

      Se você é uma ótima profissional de beleza, ema alternativa é ir treinando pessoas jovens mais jovens que você e com grande potencial enquanto vai direcionando-se aos poucos cada vez mais para gestão. Ou, contratar alguém de confiança (trabalhe com indicações) para gerenciar seu salão. Se esta for sua opção uma dica é NUNCA perder o controle rígido do fluxo de caixa (o que entra e sai diariamente).

      Grande abraço,

  • obrigada pela ajuda, posso te fazer uma pergunta? ha possibilidade de uma pessoa administrar um salão de beleza, e ao mesmo tempo ser cabeleireira?

    • universidadedabeleza

      Lidia, acredito que seja possível, mas é necessário um esforço a mais. A vantagem é que você já conhece o dia a dia do salão e deve conhecer bastante a área de beleza. Recomendo que estude bastante sobre marketing e gestão de espaços de beleza. Conheça nossos eBooks e (http://stylepro.com.br/materiais/) continue seguindo as novidades de nosso site.

  • Wesley

    Quanto se gasta em média para montar um salão de beleza organizado e com quanto tempo vem o retorno?

    • Wesley essa é uma pergunta que todo mundo adoraria ter uma resposta definitiva. Se você está buscando uma resposta exata para essa pergunta não pense em empreender. Dito isso, você precisa avaliar uma série de fatores: para que publico é o seu salão, custo da cidade onde mora, serviços que irá oferecer, preço dos serviços, demanda que você irá gerar e etc. Sugiro fazer um plano de negócio ou conversar com donos de negócios parecidos com o que você tem em mente.

      Boa sorte e sucesso,

    • universidadedabeleza

      Olá Wesley, o investimento varia muito de acordo com o tipo de salão que vai abrir, público-alvo, localização, etc. Já vimos empresários que gastaram de cinquenta mil a 2 milhões. Segundo os especialistas, o retorno costuma vir a partir de 2 a 4 anos. Ou seja, para abrir um salão vale a pena fazer um bom estudo de mercado, público alvo, procurar fornecedores com bons preços e principalmente ter paciência para ter retorno no investimento. Abraço!

  • Thiago Lorete

    Bom dia André, foi de grande ajuda o site, com certeza peguei muitas informações que serão aproveitáveis. Por formação sou contador e estudei marketing também, trabalho já bons anos como gerente de uma fábrica de moveis e minha vida e experiência profissional é toda aqui dentro da fábrica, porem fui convidado a entrar em uma sociedade em um pequeno salão de beleza, estou empolgado com a ideia, mas tenho receio por ser um mundo novo e uma área onde eu não tenho nenhum domínio, minha função seria entrar apenas com a parte administrativa e minha sócia ficaria no comando da parte operacional. Tem alguma dica ou orientação que eu possa estar seguindo?

    • Thiago, obrigado pelas palavras, fico feliz!

      Minhas sugestões:

      1 – Seja rigoroso com os custos. Assim como as unhas você precisa sempre cortar. Não perca isso em mente. Tenha controle detalhado de tudo que entra e sai do seu salão. Isso é essencial para ele ser lucrativo.
      2 – Contrate muito bem. Funcionários é parte gigantesca do tempo do gestor. Portanto, pague bem ,valorize, contrate apenas os melhores e divida os lucros com eles.
      3 – Tenha clareza de quem é seu publico alvo e ofereça o que eles querem – serviço, tipo de atendimento, preço, formas de pagamento, ambiente e etc.
      4 – Invista em Marketing Digital a partir do seu dia N.1. Quanto antes você investir mais resultados terá.

      Qualquer dúvida me envie um email.

      Sucesso e boa sorte,

    • universidadedabeleza

      Thiago, obrigado pelo comentário! As dicas que podemos dar são: participe do dia a dia do salão, entenda seus clientes e suas necessidades, estude e leia o máximo que puder sobre a área (indicamos nossos eBooks e artigos) e invista em marketing para conseguir novos clientes! Abraço e boa sorte!

  • Rita De Cassia Rita

    adorei as dicas que você dar, muito bom.

  • Ana Paula Araújo

    Maravilhoso André! Vou abrir agora um salão de beleza em Portugal e as suas dicas foram de grande valia.

  • Glamour envolvente

    Boa tarde, tudo bem?
    Acabei de ler seu artigo e adorei. Tenho ainda algumas dúvidas, estou querendo abrir meu próprio salão, porém tenho muito receio, pois não sou da area mas sempre quis trabalhar com isso. Já fiz pos graduação em marketing e vendas, acho que pode me ajudar em algo. Um ponto que gostaria que você esclarecesse, vi em seu comentário aqui, que leva de 2 a 4 anos para obter lucro, mas depois disso você saberia me dizer uma média de lucro ao mês?

    • Boa tarde! Com certeza a pós em marketing e vendas irá ajudar muito em seu novo empreendimento. Quanto ao lucro após se atingir o ponto de equilíbrio vai variar muito de salão para salão. Para se ter uma estimativa aproximada seria necessário calcular seu investimento, valor de custos mensais e média de lucro por serviço. Para isso seria necessário um profissional da área financeira. Você pode procurar ajuda no SEBRAE ou procurar um consultor. Abraço!

  • Transforme seu salão em um ambiente aconchegante

    A vida atual está cada vez mais corrida, por isso quando
    procuramos por um salão de beleza o
    ambiente deve proporcionar conforto e bem estar e nos fazer sair (mesmo que
    temporariamente) da rotina.

    Listamos
    algumas dicas que podem ajudar seu salão a ser esse ambiente tão desejado

    Iluminação

    Uma boa
    iluminação é essencial para o ambiente de um salão de beleza, pois você estará
    trabalhando com a imagem das
    pessoas e uma boa luminosidade dará melhor visualização quando seus clientes
    estiverem olhando o resultado do seu trabalho.

    Pintura,
    revestimentos e texturas

    Assim
    como a luminosidade a cor das paredes é importante para dar um aspecto
    mais agradável ao
    ambiente, evite cores escuras ou muito chamativas porque cores fortes
    cansam a visão. A dica é destacar alguma parede com uma cor diferente das
    demais.

    Veja abaixo o significado das cores:

    Amarela : Representa a luz, o
    calor, a descontração, o otimismo e a alegria. Simboliza o sol, o verão, a
    prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a
    criatividade.

    Azul: Reflete tranquilidade,
    serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e
    depressão. Simboliza a água, o céu, o infinito, o sonho e o pensamento. É a cor
    da realeza.

    Verde: Significa esperança,
    liberdade, saúde e vitalidade. Simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude.
    Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

    Laranja: Transmite alegria,
    vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado das misturas das
    cores primárias vermelhas e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu
    uso desperta a mente.

    Cor de rosa: Simboliza romantismo,
    ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino.
    Caracteriza beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza.

    Branco: Transmite paz, pureza e
    limpeza. É chamada de cor da luz porque
    reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios
    luminosos proporcionando uma clareza total.

    Vermelho: O vermelho significa
    paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à
    guerra, ao perigo e à violência. É a cor do fogo, do sangue e do coração
    humano.

    Roxo: A cor roxa (ou púrpura)
    está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O
    roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contato com o
    lado espiritual.

    Circulação
    de ar

    Como
    neste tipo de estabelecimento são usados aparelhos que aquecem o ambiente, como
    secadores e pranchas são importantes para a qualidade do ar uma boa circulação,
    e se for possível um condicionador de ar.

    Móveis

    Os
    clientes de salão de beleza, especialmente o público feminino, ficam
    horas no salão e alguns levam acompanhantes (clientes em potencial). Invista em
    móveis bonitos, aconchegantes e que ocupem pouco espaço.

    Entretenimento

    Deixe
    sempre a mão revistas sobre moda e beleza, para que seus clientes
    tenham com o que se distrair enquanto esperam pelo atendimento ou aguardam a
    pausa de determinado procedimento.

    Avalie a
    possibilidade de colocar um aparelho de TV que também poderá ser utilizada para
    mostrar vídeos de serviços do salão. Se optar por música, o volume não dever
    ser muito alto e o ritmo suave e agradável.

    Além do
    ambiente outras questões também são importantes:

    ·
    Faça
    uniforme e aventais personalizados com a marca do salão, além de evitar o
    uso de roupas inadequadas dão um ar de profissionalismo;

    Invista na seleção e
    treinamento dos funcionários, principalmente no atendimento ao cliente;

    Os funcionários devem ser
    bem humorados, sorridentes, éticos (não falar mal de outros profissionais
    ou clientes) e atenciosos; a aparência é fundamental, afinal esse segmento
    trabalha com beleza;

    Invista em um sistema de
    informação para agendamento de horários e armazenamento de dados e
    preferências dos clientes. Essa ferramenta possui diversos meios de
    fidelizar, como por exemplo, enviar um cartão no dia de aniversário,
    enviar um vale desconto, promoções, etc.;

    Todos
    esses esforços serão recompensados, pois o mercado da beleza vem crescendo
    todos os anos e lembre-se: Cliente satisfeito = Cliente fiel.

    Gostou da dica?

    Acesse http://www.meushampoo.com.br e veja outras dicas legais.

    http://www.meushampoo.com.br/p-28-tranforme-seu-salao-em-um-ambiente-aconchegante

  • Pingback: Companhia De Seguros Desperta A Paixão De Otakus | Cubahoy()

  • Pingback: My Homepage()

  • LUCIMARA G BARBOZA

    ——–OLÁ ANDRÉ SOU DONA DE UM SALÃO DE BELEZA A ALGUNS ANOS ;… ESTOU LENDO ALGUMAS DICAS SUAS AQUI PELO SITE E ADOREI GOSTARIA QUE VC ME DESSE ALGUMAS TBM;……….PEGANDO O GANCHO DA NOSSA COLEGA AI EU TRABALHO COMO CABELEIREIRA E ADMINISTRO TBM O SALÃO E ESTOU CHEGANDO EM UM PONTO DE CANSAÇO CONFESSO E ACABO MISTURANDO TUDO NAO ESTOU CONSEGUINDO SEPARAR O PESSOAL E O ADMINISTRATIVO GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE COM ALGUMAS DICAS AINDA MAIS COM ESSA CRISE A QUAL ESTAMOS PASSANDO;….SOU CABELEIREIRA DESDE 1987…..AMOO O QUE FAÇO …OBGDA , MARA.

  • Paula

    Excelente! !! Parabéns André! !!! Dicas muito boas.. Um ótimo ensinamento!!!! Estou abrindo mej salão. ..a reforma ja terminou
    ! Agora vem as outras coisas… Q nao são poucas rsrsrs aí to meia desesperada kkk mais vai dar tudo certo! !! ??

  • Patricia Verdan

    Adorei as dicas e penso em abrir um salão voltado para o público jovem/adolescente.

  • Roberto Ferreira

    Andre, muito interessa os posts! Realmente ter um bom software de gestão é fundamental. Atualmente ha diversos softwares no mercado, gostaria da ajuda de vcs me dizendo quais são os principais softwares que sao referência no mercado de gestão de salões? ???

    • Boa tarde Roberto, dê uma olhada no FLOWww, Totvs Beleza e Estética e SalãoVIP. Abraço

  • Roberta de souza pereira

    boa tarde tenho um salão em casa mas preciso investir em mercadoria produtos para cabelos você pode me dar dicas de produtos bom

  • Roberta de souza pereira

    com quanto posso em vestir

  • Marcelo Correa

    Olá, boa noite. Gostei muito da matéria. Estou para entrar financeiramente neste ramo de negócio mas não tenho idéia ainda definida de como posso remunerar minhas colaboradoras. Apenas comprarei um salão já montado e levarei uma pessoa para gerenciar e trabalhar. Ainda terei uma segunda pessoa para fazer manicure/pedicure e ajudar nos cortes se preciso mas preciso definir o metódo de pagamento. Poderia me sugerir algumas opções ou dicas? Agradeço se responder. Abraço.

  • Marcelo Navas

    Boa tarde alguém tem um plano de contas para salão de beleza? Com variáveis sobre comissão e custos dos servicos?

  • Pingback: 18 Itens que NÃO podem Faltar no Salão de Beleza()

  • Pingback: 10 segredos de como montar um salão de beleza de sucesso - Universidade da Beleza()

  • Pingback: 3 Maneiras de Fazer seu Salão de Beleza Crescer | Blog SalãoVIP()

  • Pingback: 27 Ideias Incríveis de como Divulgar um Salão de Beleza - Universidade da Beleza()

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Receba nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu salão de 25% a 100%. Cadastre-se Grátis.

Você se cadastrou com sucesso!