Diagnostico do seu logo: qual o momento certo para renovar?

Diagnóstico do logo: checklist para ver se é hora de renovar

Quem trabalha com beleza sabe: nada na vida é para sempre. E do mesmo modo que as pessoas, é impossível manter um logo eternamente jovem. Mas é possível fazer um diagnóstico do logo para saber quando reinventá-lo?

E no caso de logos não serão peelings ou um novo corte de cabelo que vão fazer as mudanças necessárias, mas a gente pode ajudar você a descobrir quando é a hora de dar aquele trato no visual do seu logo, acompanhe nossa postagem e descubra um checklist de 11 perguntas que vão ajudar você nessa tarefa.

O case da mudança do logo do Google

Antes de fazer o diagnóstico do logo de sua empresa, vamos dar o exemplo de uma marca famosa que renovou seu logo recentemente, o gigante da internet e a ferramenta de buscas mais usada no mundo, o Google.

Muitas pessoas que não são do ramo de design podem nem ter percebido, mas as mudanças no logo da Google foram basicamente 2:

  • Foram tiradas as cerifas das letras, aqueles tracinhos que arrematam as hastes delas.
  • O logo não tem mais sombra e volume, ele é chapado.

Apesar destes dois elementos que foram mudados no logo serem usualmente usados como indicadores de tradição e solidez na linguagem do design gráfico, dizem que não foi só esse o motivo para a alteração do logo do Google.

O que contam é que este novo logo é bem mais leve e fácil de carregar na internet, trazendo mais agilidade às páginas que tem o logo. Será?

Nosso diagnóstico do logo do Google? Ficou bem mais legal e moderno!

Bom, agora que este exemplo te ajudou a entender um pouco mais sobre como acontece uma mudança de logotipo, vamos ao nosso checklist de diagnóstico de logos!

Diagnóstico do logo: checklist com 11 perguntas simples

A verdade é que existem diversas razões concretas para uma empresa ter que mudar ou renovar seu logo. Mas são coisas bastante técnicas e que talvez um profissional não especializado não posso perceber facilmente, são elas, entre outras, as seguintes:

  • Mudança de posicionamento
  • Uso de novas tecnologias
  • Busca de novos mercados
  • Mudanças no comportamento do consumidor
  • Mudanças estratégicas na gestão
  • Fusões e aquisições
  • Tentativa de conquistar um novo público

São conceitos bastantes técnicos. É por isso que em nosso checklist tentamos reduzir ao máximo e simplificar a estrutura das perguntas técnicas demais e incluímos outras que são mais fáceis de responder, inclusive com ajuda de algumas outras pessoas de sua equipe, clientes e até a família, se quiser.

Confira nossas 11 perguntas para diagnóstico do logo de sua empresa:

Antes de responder ao checklist, tome 3 providências:

  • Escolha 5 concorrentes diretos de sua empresa, ache seus logos na internet e imprima.
  • Escolha 5 logos de empresas que acha muito legais e imprima.
  • Encontre 5 logos de empresas que renovaram seus logos recentemente e imprima.

Para ajudar você, além do Google, as seguintes empresas mudaram de logo recentemente: Reebok, Visa, Black & Decker; Decker, Foursquare, Bacardi, Volvo, Airdbnb, Netflix e Hershey.

Primeiro algumas perguntas individuais, só para você:

  • A empresa lançou novos produtos recentemente?
  • A empresa abriu filiais ou está distribuindo seus produtos e serviços em outras cidades?
  • A empresa se internacionalizou, está exportando?
  • A empresa está usando uma nova maneira de produzir seus produtos e serviços?
  • A empresa está usando novos canais de distribuição (internet, franquias, lojas próprias, etc.)?

Para cada resposta “sim”, marque um ponto.

Agora é hora de juntar um grupo de clientes. 6 podem ser suficientes:

Mostre o primeiro conjunto de logos (o seu e de seus concorrentes) e pergunte:

– Qual deles vocês gostam mais?

Se o seu NÃO for o escolhido da maioria, assinale 1 ponto. Mostre o segundo conjunto (seu logo mais aqueles que admira) e faça a mesma pergunta.

Se o seu logo NÃO for o escolhido da maioria, marque 1 ponto. Mostre o terceiro conjunto de logos (seu logo mais os que mudaram recentemente) e repita a pergunta.

Se o seu logo NÃO for o escolhido da maioria, marque 1 ponto. Você acaba de testar a reação de seu público-alvo ao seu logo. Estamos quase terminando o diagnóstico do logo, faltam só mais 3 perguntas.

Reúna 4 ou 5 pessoas de sua equipe:

Novamente você vai mostrar os 3 conjuntos de logos em sequência, mas a pergunta será mais técnica e menos emocional que a feita para os clientes:

Quem acha que nosso logo está defasado em relação a estes outros?

Para cada um dos 3 conjuntos de logos, marque 1 ponto se a resposta da maioria for “sim”. No total, é possível atingir 11 pontos. É evidente que quanto mais pontos seu checklist alcançar, maior é a necessidade de renovar o logo. Algo acima de 5 ou 6 pontos já pode ser motivo para começar a procurar fornecedores e designers. Mas cada caso é um caso!

E onde achar um bom profissional deste tipo? Nossa dica é usar sites de criação de logomarca online, do tipo de concorrência criativa, como o We Do Logos. Neste site você pode solicitar aos designers que criem logotipos e diversos outros materiais, como folder, sites, projetos de fachadas comercias e muito mais. Como eles competem entre si para receber o valor que você estipulou previamente, todos se esforçam muito para serem os escolhidos, sendo bastante criativos e enviando muitas ideias, o que traz alta qualidade por um preço que você pode pagar.

Este texto foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

Mais de 24.240 Profissionais da Beleza
recebem nossas dicas para Vender Mais

Cadastre-se e fique sempre atualizado sobre o seu mercado!

Cadastro realizado com sucesso!

share

Alexandre Viveiros

Formado em Gestão de TI, atuo há 17 anos na área de desenvolvimento de software; construção e gestão de empresas e no desenvolvimento de pessoas. Além da minha empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing e TI, sou um dos sócios do Universidade da Beleza.

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Receba nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu salão de 25% a 100%. Cadastre-se Grátis.

Você se cadastrou com sucesso!