Dicas Fundamentais de como Administrar um Salão de Beleza e Estética

Dicas Fundamentais de como Administrar um Salão de Beleza e Estética

Este artigo foi feito para donos, autônomos e responsáveis pela gestão de spas, salão de beleza ou clinicas de estética.  Você vai encontrar aqui dicas básicas e essenciais de como administrar um salão de beleza.

E se quiser ir além, conheça nossos materiais gratuitos sobre Gestão e Marketing para salões de beleza e clínicas de estética.

Como Administrar um Salão de Beleza e Estética

Saber exatamente o que está acontecendo dentro e em torno de seu negócio e ter certeza que você sabe o que sua clientela deseja são as chaves para gerenciar com sucesso o seu salão. Na prática isso envolve se atentar, resumidamente, para as seguinte áreas:

  1. Marketing e Divulgação
  2. Atendimento e gestão de clientes
  3. Gestão funcionários
  4. Prestação do Serviço e qualidade
  5. Controle financeiro

Além disso, é importante ter responsabilidade, pois como um gerente de salão de beleza você vai se tornar o coração e a alma das operações do salão. Esteja preparado para lidar com todas as coisas boas e ruins quando se trata de gerir o seu pessoal e os clientes que atendem.

Você estará lidando com questões de clientes, reclamações, pedidos de produtos, gerenciamento de vendas, controle de atendimento, pagamentos, divulgação, contratação de pessoal, controle financeiro e estoque, questões trabalhistas, verificar limpeza, qualidade dos serviços…

Enfim, você é o responsável pela “mágica toda acontecer”.

Ser responsável por administrar um salão de beleza é uma grande responsabilidade, mas também é uma diversão.

Trabalho em ritmo acelerado em que você estará interagindo com abundância de indivíduos incríveis e em um ambiente contagiante.

A seguir veremos os detalhes de cada item para que você consiga fazer uma correta administração do seu salão. Leia com atenção todos os pontos, pois cada um pode agregar resultados expressivos no seu negócio.

1) MARKETING E DIVULGAÇÃO

O objetivo é “colocar o cliente para dentro”.

Uma vez com os serviços, produtos e preços bem definidos. Cabe à você estabelecer as estratégias que serão aplicadas para divulgar o salão de beleza, colocá-las em práticas e acompanhar os seus resultados. É comum ter alguém responsável ou  terceirizar parte desse trabalho.

É muito importante ter controle do quanto se gasta e o resultado de cada estratégia.

Uma dica para se fazer isso é definir um orçamento máximo para ser gasto nesta área e pesquisar quais estratégias tem trazido mais clientes para o seu salão.

Outras dicas você pode encontrar nesses artigos:

Baixe Grátis

2) ATENDIMENTO E GESTÃO DE CLIENTES

A maneira como você recebe os agendamentos e controla sua agenda e base de clientes  é extremamente importante para mante-los satisfeitos, não cometer erros e desperdiçar o seu tempo e dinheiro. Você deve se preocupar em colocar todas as formas de contato para seus clientes encontra-lo.

Considere ter mais de uma linha telefônica, secretaria eletrônica e um software de agendamento online. Mantenha também uma agenda atualizada. Isso garante que você não perca horários e agende com facilidade e rapidez seus clientes.

Sempre peça o telefone, e-mail, data de aniversario e outra informação que considerar importante. Ter essa base de informações de seus clientes é essencial para fideliza-los.

Para garantir que isso tudo está sendo feito, treine muito bem suas funcionárias. Invista tempo explicando a importância e garantindo que elas saibam fazer todo o necessário.

Uma reunião semanal para acompanhar essas ações, ver as dificuldades e decidir novas soluções são importantes. Aproveite o início da semana para essas discussões e mantenha uma ata para acompanhar o quem tem sido feito.

Baixe Grátis

3) GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS

Opinativo, criativo e independente.

Este é na maioria das vezes o perfil de quem trabalha com beleza e estética. A pior posição para estar é ter seu pessoal contra você. Os bastidores de um salão de beleza é um ambiente onde fortes alianças podem ser formadas.

Existem salões que governam com mão de ferro, outros, que permitem ir e vir como quiser. Acreditamos que o melhor equilíbrio é encontrado em algum lugar no meio.

A primeira e melhor dica é investir tempo e dinheiro na contratação do profissional certo. Gaste tempo achando, selecionando e treinando essa pessoa. Mas seja rápido para dispensá-lo.

Reuniões mensais com o pessoal é uma grande oportunidade para ter sua equipe em conjunto e solucionar quaisquer dúvidas ou perguntas entre eles. Se você acha que uma vez por mês não é suficiente, vá até duas vezes por mês. Mais do que isso pode ter o efeito contrário.

Você pode tentar também fazer encontros diários curtos (não mais que 15 minutos e em pé, para garantir que seja rápido) apenas de para alinhar o que precisa ser feito no dia e resolver questões urgentes.

Garantir o treinamento de seu pessoal também é essencial. Isso mantêm a satisfação de seus clientes, garante o sucesso de seu negocio e ajuda a manter seu pessoal junto com você.

Assine revistas de ponta e pague um curso, por exemplo, a cada 2 meses para o melhor profissional. Outra ideia é junto com os fornecedores de produtos profissionais para salão de beleza.

Muitas vezes eles trarão representantes para fazer demonstrações gratuitas para seus estilistas. Use isso a seu favor! Além de ganhar produtos novos, você garante que seus funcionários ganhem continuamente novos conhecimentos.

4) PRESTAÇÃO DO SERVIÇO E QUALIDADE

Você é a melhor pessoa para saber o que deve ser feito nesta hora.

Apenas garanta que todo o material necessário sempre estará ao alcance de seus funcionários e que nunca faltará algum equipamento caso o salão esteja cheio. Controlar o estoque de produtos para serem usados em serviço e vendas é uma atividade essencial.

Mais uma vez, separe momentos do dia para verificar os níveis de estoque, conversar com fornecedores e atualizar sua planilha. Manter um controle rígido de produtos pode garantir uma margem de lucros maior em seus serviços prestados.

Para controlar o estoque de maneira fácil, o ideal é utilizar um sistema de gestão, que vai te poupar tempo e é extremamente eficiente.

Ao trabalhar com empresas de produtos, lembre-se que eles costumam doar produtos gratuitos, a fim de ter você como um cliente. Não tenha medo de pedir amostras regularmente e perguntar sobre o apoio e educação continua que eles podem oferecer para sua equipe.

Para garantir que tudo isso está sendo feito. Por vezes, ao longo da semana, de “uma passeada” no ambiente de trabalho. Converse com seus funcionários e clientes. Observe o que esta sendo feito. Separar pelo menos 2 horas semanais para observar o seu ambiente irá te surpreender.

Assim como você marca reunião, separe no inicio da semana as datas em que você ficara exclusivamente observando e anotando (mesmo que de cabeça) tudo que está bom e pode melhorar.

Decoração, limpeza e manutenção devem todos trabalhar juntos para colocar a sua clientela à vontade sempre. Cafés, biscoitinhos e revistas são mais do que obrigação.

Um fato estranho é sobre a roupa preta. O cliente de um salão de cabeleireiro tende a se sentir mais confortável quando o estilista se veste de preto. Talvez, em algum nível psicológico, que ajuda a neutralizar as suas apreensões. Seja qual for a razão, isso funciona.

E por que não fazer uma pesquisa de satisfação para seus clientes assim que forem pagar pelo serviço prestado?

5) CONTROLE FINANCEIRO

Simples mas difícil, você precisa ganhar mais do que gasta. Para saber se está tendo lucro ao final do mês é preciso controlar o quanto se gasta e o quanto ganha. Software e planilhas são seus melhores aliados.

Sem eles fica difícil fazer previsões de ganho bem como saber onde cortar custos.

Verificar o caixa todo dia deve ser um ritual a ser seguido. Antes de fechar a porta e ir para casa, faça esse ritual.

Veja sua agenda, quantos clientes vieram, quanto gastara, quais serviços e produtos compraram que os atendeu e como pagaram. Verifique o que foi comprado e gasto no dia. Ter as rédeas soltas nessa tarefa é perigoso e fatal.

O seu dever é ter esse controle administrativo financeiro bem feito. Uma vez que você tenha certeza que encontrou a formula certa para acompanhar o fluxo de caixa você está pronto para investir em ações e implementar técnicas de gestão financeiras um pouco mais avançadas.

Administrar um salão de beleza não é difícil, mas também exige dedicação e muito estudo por parte do gestor. Uma boa administração começa por esses itens que especificamos aqui. Portanto, procure saber mais sobre gestão de salões e as ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa.

 DICA FINAL

  •  Vá com calma. Faça um plano e cronograma das coisas que você deseja implementar. Tentar fazer todas essas mudanças de uma vez não irá levar você à lugar nenhum.

Gostou do que leu? Quer saber mais sobre como administrar um salão de beleza? Deixe seu e-mail ao lado ou baixe aqui os nossos materiais gratuitos sobre gestão e marketing para salões de beleza.

Se estiver com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre um assunto deixe um comentário.

Mais de 24.240 Profissionais da Beleza
recebem nossas dicas para Vender Mais

Cadastre-se e fique sempre atualizado sobre o seu mercado!

Cadastro realizado com sucesso!

share

Alexandre Viveiros

Formado em Gestão de TI, atuo há 17 anos na área de desenvolvimento de software; construção e gestão de empresas e no desenvolvimento de pessoas. Além da minha empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing e TI, sou um dos sócios do Universidade da Beleza.

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Receba nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu salão de 25% a 100%. Cadastre-se Grátis.

Você se cadastrou com sucesso!