Email Marketing: A arma secreta para espaços de beleza!

Você tem uma lista de emails do seus clientes? Muito possivelmente você irá se enquadrar em uma dessas opções:

1. “Sim, mas está desatualizada e/ou nem sei direito como está isto”,
  2. “Não”,
  3. “Sim, sempre coleto e atualiza informações de email de meus clientes”.

Pelo que eu conheço do mercado a maioria das empresas e autônomos do segmento de beleza e estética se enquadram nas opções 1 e 2. E isto não é nada bom!

Razões para fazer email Marketing

Ter a lista de emails atualizadas da sua base de clientes é uma das formas de marketing de melhor custo benefício para qualquer empresa. Abaixo eu listo algumas razões porque email marketing é uma excelente forma de marketing:

• O email é algo pessoal e individual, sabendo usar de forma educada pode-se  criar e manter um ótimo relacionamento com seus clientes,
  • Áreas comerciais no mundo inteiro gastam milhares de reais em listas de email para divulgar seus produtos/serviços,
  • É possível fazer campanhas de emails sem gastar dinheiro algum ou muito pouco,
  • Está cada vez mais difícil fazer com que as postagens em redes sociais cheguem em todos os seguidores. O facebook por exemplo tem restringido o alcance das postagens das marcas para seus fans. Isso na prática significa que se você tem 1.000 fãs no facebook menos de 5% deles conseguem ver o que você postou. Isso tem acontecido pois o facebook deseja que as marcas invistam dinheiro para terem maior alcance com suas postagens,
  • Algumas pesquisas, e até mesmo nós como consumidores, não gostamos muito de receber propagandas no telefone. Fazendo assim com que o email torne-se uma opção mais amigável – se feita da forma correta,
  • Marketing via email é a forma mais rápida, fácil e barata de manter toda sua base de clientes atualizadas sobre as novidades. Como por exemplo, mudança de endereço, promoções ou dicas de tratamentos.

Como email marketing funciona na prática

Alguns de vocês me procuram com dúvidas de como funciona na prática o email marketing.

Resumidamente, funciona assim: imagine que você tem uma lista de todos seus clientes -nome, idade, serviços prestados, email, última ida ao salão e etc. Quanto maior o nível de informação melhor. Porém é muito difícil coletar, armazenar e mante-las atualizadas. Por isso, muitos salões tem optado por softwares de marketing especializados para ajudá-los  nesse desafio.

Com essa lista em mãos você pode, através de ferramentas adequadas, enviar emails de uma única vez para seus clientes. Por exemplo, é dia das mães e você que comunicar o lançamento de uma promoção para mães & filhas. Basta entrar na ferramenta de email marketing, que já tem toda a lista de emails de suas clientes, criar uma campanha de email sobre a promoção e disparar.

Grandes marcas fazem isso o tempo todo com a gente. Você, mesmo pequeno, pode fazer também.

Como começar

Para começar a fazer marketing você precisa de:

1. Coletar emails

Comece coletando emails de todos seus clientes. As melhores opções para fazer isso são:

• No próprio site da sua empresa – Perceba que no nosso site existem alguns campos para você se cadastrar para receber as novidades do salão. Você pode fazer o mesmo em seu site.

2 . Escolha a ferramenta certa

A escolha da ferramenta de email marketing é muito importante. Para te ajuda fizemos um post com as melhores ferramentas de marketing para salões. Na ferramenta você poderá importar sua lista com os emails de clientes (por isso guarde-os em um excel, é a melhor forma de se fazer isso) ou até mesmo integrar de forma automática (veja com alguém que entenda, como as empresas de outsourcing de ti), onde cada novo cadastro é automaticamente salvo na plataforma.

Clínicas, salões ou spas que usam soluções completas de gestão não precisam de se preocupar em integrar a lista de clientes pois já fazem isso no mesmo lugar.

1. Mande emails =)

Agora basta criar suas campanhas e enviar emails para seus clientes. Normalmente, nas próprias ferramentas de email marketing é possível facilmente criar os emails, segmentar a base de clientes e programar os disparos.

Essas ferramentas também ajudam a descobrir várias coisas interessantes que ajudarão você nas próximas campanhas, como por exemplo:

• Quantidade de emails enviados,
  • Quantos clientes abriram ou não o email,
  • Quantos clientes clicaram nos links dentro do email,

Dicas finais

Tenha bom senso. Muitas pessoas não sabem utilizar o email como arma de marketing e acabam sendo chatos e inconvenientes. Não faça muita propaganda de si mesmo e só envie conteúdo quando você achar realmente relevante para seus clientes.

Invista em fazer email bonitos, bem escritos, sem erros de português e que agregue valor para o cliente.

Invista tempo escolhendo a ferramenta certa. Minha sugestão é optar por ferramentas completas onde é possível cadastrar os clientes e também fazer campanhas de marketing.

Espero que tenha ajudado você a utilizar melhor os emails de seus clientes. Se você gostou, então compartilha ou deixe suas dúvidas nos comentários. =)