Fachada de Salão de Beleza: uma boa mensagem aumenta o faturamento

Chegou o momento de pensar na estrutura do seu salão de beleza. Já se tem a localização e já se sabe quem é o público-alvo, e, de acordo com a identidade visual, está na hora de pensar em móveis, decoração e sua fachada.

A fachada é o que indica o serviço prestado junto ao nome fantasia do negócio, mas não basta fazer um letreiro sem pensar como ele pode atingir seus futuros clientes. A fonte escolhida precisa estar alinhada com sua identidade visual, bem como a cor, material (como revestimentos, por exemplo) e distribuição das informações.

É importante decidir se, junto ao nome, será colocado um slogan ou um subtítulo que indica o serviço, como “Pele & Cabelo” ou “Manicure e Pedicure”. Isso facilita o contato para quem ainda não é seu cliente e está em busca de um serviço específico.

Outra informação que não pode faltar é o telefone de contato do salão e, se houver, o site para que a pessoa acesse quando e de onde quiser e tenha a disposição tudo que precisa saber, como preços e serviços prestados.

O primeiro passo é contratar uma agência de comunicação visual. O profissional irá indicar a melhor maneira e melhores formatos de expor suas principais informações dentro da sua identidade visual.

Se em sua fachada existe espaço para vitrine, aproveite! É o local para divulgar seus serviços, produtos e marcas parceiras como um display externo. Uma ferramenta que chama atenção é TV com imagens do salão e o que se pode encontrar nele, como penteados sendo feitos ou a manicure em ação. No caso da TV é interessante que ela se mantenha em funcionamento por 24 horas para que mesmo nos dias de folga, sua fachada divulgue seu trabalho de maneira muito mais eficiente e alcance mais pessoas.

É importante deixar reservado um espaço para divulgar promoções ou serviços especiais como por exemplo, datas comemorativas. Isso também deve ser pensado estrategicamente para que novas informações ganhem a atenção devida no momento certo.

Salões localizados em esquina possuem uma vantagem, mais uma parede para explorar sua comunicação. Use elementos condizentes com seu serviço e identidade. Você pode utilizar um lado para apresentar produtos e marcas parceiras e do outro seus serviços ou promoções. A possibilidade de variar aumenta.

Conheça algumas opções de fachadas para seu salão e se inspire para montar a sua.

Fachada em Vidro Adesivado

Uma das opções mais usadas quando se tem espaço em vidro. É uma opção simples e com preço mais baixo, mas que pode funcionar muito bem.

Se a sua opção é um painel de vidro, você pode adesivar com suas informações mais relevantes, como serviços e telefone. Tente fugir das opções mais comuns, como a foto de uma modelo, que chama a atenção, mas diz pouco sobre o seu salão.

A importância da fachada é passar as informações relevantes para o cliente, não se esqueça disso. A manutenção nesse tipo de trabalho costuma ser anual. Já o investimento, fica em torno de R$ 2 mil reais.

Fachada com Letreiro Luminoso

Esse tipo de fachada é recomendado para salões de médio e grande porte e que fiquem em área externa. Se o seu salão está localizado dentro de um shopping, por exemplo, é mais interessante pensar em outra opção.

A iluminação é importante em casos onde a localização do negócio é pouco iluminado e precisa de destaque. Como a maioria dos salões trabalham até a noite, tornar a fachada atrativa nesse período é essencial.

O material escolhido para o letreiro pode variar, desde metal ao vidro. A luz será o complemento para valorizar o nome do salão quando estiver acesa. Esse modelo de fachada é resistente, mas necessita de manutenção como troca de lâmpadas e circuito elétrico. O investimento pode ser de até R$ 4 mil reais.

Fachada em Aço Escovado

Uma das opções mais elegantes, o aço escovado combina com outros materiais e revestimentos, como a madeira ou vidro.

A opção do aço escovado é o toque diferencial, já que o fosco torna a fachada moderna e com apelo sofisticado, mas ainda muito bonita e atrativa.

A durabilidade é ótima e a manutenção é dada pela limpeza da fachada. O investimento é mais alto, de R$ 6 a 8 mil reais dependendo do tamanho.

Fachada em Aço Polido

Outra opção para a fachada em aço é o acabamento polido. Também muito elegante, mas dessa vez com o brilho dando mais destaque ao nome do seu salão refletindo toda luz que entra em contato com a peça.

O acabamento polido combina muito bem com fundos mais escuros e de madeira.

Assim, como o aço escovado, a durabilidade é excelente, mas a manutenção exige cuidados especiais para que não haja desgaste do brilho natural do acabamento polido. O valor de instalação é o mesmo, entre R$ 6 e 8 mil reais.

A melhor dica é pesquisar, buque inspiração em outras fachadas (mesmo que não sejam de salões) até chegar na melhor opção para o seu negócio. É importante pensar no seu público, região e personalidade da empresa e traduzir em elementos chamativos que criem a fachada ideal.

O fato é que uma imagem bonita e profissional da fachada do seu salão pode aumentar o valor percebido pelos seus clientes, o que em médio prazo lhe permite também aumentar os preços.

8. Organizar Finanças