Você é um influenciador ou é influenciado?
Se você entrou nesse texto é porque acaba de ser influenciado por um grupo de palavras, colocadas em uma sequência pensada e criada para chamar sua atenção.
Se isso ocorreu, significa que você é influenciável?
Saiba que todos nós, de alguma forma, somos influenciáveis e influenciadores, tudo depende do “gatilho” que é disparado.
Segundo Jonah Berger, autor do livro “O poder da Influência”, 99% das ações que tomamos são fruto das influências que sofremos das outras pessoas.
O objetivo desse conteúdo, é te ajudar a tomar posse da influência que você exerce sobre as pessoas ou sofre por conta delas.
Tornando assim suas estratégias mais assertivas e eficazes ao utilizar o poder da influência.
Mas o que seria “influenciar”, ao pé da letra?
É o ato de influir uma ação de um agente sobre alguém ou alguma coisa para estimular alterações do resultado das ações. Através de poder, autoridade, crédito, prestígio ou atributos a determinada pessoa no seu campo de atuação. No caso de líderes e gestores, o poder da influência é uma ferramenta inestimável para melhor andamento das rotinas do trabalho.
Saber como influenciar uma situação ou pessoa, faz com que você defina a performance dos resultados que você traçou. Como você tem influenciado seus relacionamentos, liderados e clientes? A sua influência está sendo eficaz?
Utilizando essas questões, podemos estruturar um plano estratégico de influência. O importante é buscar cenários tangíveis, ou seja, simples e eficazes para seu dia a dia.
Em uma situação na qual você necessita que seu colaborador tome uma atitude de influenciador e você nota que ele não consegue sozinho, mesmo com treinamentos, conversas e direcionamentos, você pode optar por influenciar a atitude dele nesse cenário. Além de ajudá-lo na resolução, você o tornará um profissional ainda mais capacitado!
Recrie a situação mentalmente, imagine o que a pessoa deveria estar se atentando e o que eventualmente está passando despercebido. Existem alguns questionamentos que podem lhe ajudar:
Você atende todos os clientes com uma destreza e educação ímpar?
Identifica oportunidades de negócio e consegue influenciar para que a venda seja maior e mais efetiva?
Qual o nível de influência que você tem utilizado para conquistar esses resultados?
E como fazer que seus liderados tenham a mesma influência sobre os clientes?
Você já pensou em desenvolver uma sessão de treinamento para o seu time falando dos sinais da influência e como influenciar os resultados?
Abaixo, veja um manual simples de como influenciar seus liderados para maximizar os resultados:
Primeiro: as pessoas são influenciadas pelo que veem. Então, se eu quero influenciar a pessoa a adquirir tal produto, serviço ou atitude, eu tenho que indiretamente cercá-la de imagens e conteúdos, para que ela veja outras pessoas fazendo o que eu desejo que ela faça.
Segundo: palavras influenciam. Tente começar a conversa já ressaltando o que você quer que a pessoa absorva de você. Assim que abrir o canal de comunicação, fale claramente os benefícios de se tomar aquela decisão, utilizar aquele serviço ou produto e de como isso tem mudado a vida das pessoas que o fizeram.
Terceiro: exemplos influenciam. Esse é totalmente ligado a você. Quando vemos um amigo nos estimulando a realizar alguma atividade, nos colocamos na posição de expectador e isso nos leva a imaginar: como seria nossa vida se tomássemos a mesma escolha? Aquela pessoa que admiramos é uma fonte de influência eficaz e assertiva.
Influenciar é uma arte para líderes que querem investir menos tempo delegando e mais tempo colhendo os resultados da sua influência.
Antes de finalizar, gostaria de deixar claros os tipos de influência:
- Influência Interior – um diálogo interno entre você e seu pensamento lógico racional. Por exemplo, sobre qual será o benefício para você e seu negócio se tomar determinada atitude. Aprenda a dialogar consigo mesmo e a ganhar essa luta influenciado com exemplos, imagens e argumentos.
- Influência Exterior – essa vem de tudo o que está ao nosso redor. Quanto mais amplo seu estilo de vida
e a influência a qual você se expõe, mais você será estimulada a desafiar sua influência interior.
- Influência Positiva – parece fácil, mas influenciar-se de maneira positiva é uma escolha. Escolha as
fontes que te estimulam e influenciam positivamente. Cerque-se de exemplos, atitudes e influências positivas.
- Influência Negativa – essa é a mais atuante. Regularmente, somos influenciados interna e externamente a não insistir, a não lutar, a escolher ficar parado. Ou, simplesmente, a fazer algo que não é nosso objetivo. Só existe uma maneira de neutralizar a influência negativa: é manter-se afastada dela de todos os ângulos. Se afastar de situações, pessoas, memórias e atitudes que ofereçam uma influência negativa sobre você.
E agora, você consegue me responder se você é um influenciador ou é influenciado?
Comente comigo como você tem utilizado a influência na sua gestão!
Tom Costa
Sou especializado em Gestão de Processos e Pessoas, ofereço assessoria e consultoria para profissionais, salões, distribuidores e marcas. #UBteam