Problemas com o controle e cadastro de cliente no salão? Aprenda a fazer da forma correta!

Problemas com o controle e cadastro de cliente no salão

Problemas com o controle e cadastro de cliente no salão? Aprenda a fazer da forma correta!

Cadastrar clientes é um processo básico em muitos salões. Alguns ainda não registram os clientes que passaram pelo estabelecimento, sobretudo os salões pequenos.

Isso é um grave erro! Não importa o tamanho do seu negócio, cadastrar clientes faz parte do crescimento do salão e do aumento de fidelização da clientela.

É claro que isso exige esforço, controle, tempo e até mesmo dinheiro. Mas é algo que dá retorno e ajuda no longo prazo.

Por isso, se você tem problemas com cadastro de clientes você precisa ler esse artigo. Caso você ainda não entenda a importância deles, leia esse artigo e também esse daqui.

O Que Usar Para Cadastrar Clientes?

Ok, já entendi que preciso cadastrar o meu cliente, mas aonde vou registrar os dados dele?

Eis a dúvida de quem está começando a montar um cadastro de clientes possui.

Isso é relativamente fácil de resolver, pois hoje em dia possuímos ótimas opções de ferramentas para realizar cadastros de clientes.

Mais precisamente, 3 opções aparecem como as ideais para os salões de beleza

  • Excel: Famosa ferramenta do pacote office, o excel é um programa versátil que serve para muitas coisas, inclusive para montar um cadastro de clientes através de uma planilha que fica salva em seu computador. E sempre que atualizada, precisa ser salva novamente.
  • Google Spreadsheets: No mesmo formato do excel, o spreadsheets do google também é uma planilha onde você consegue montar o seu controle. Contudo, diferente do excel, a planilha do google é online e salva as suas alterações automaticamente e pode ser acessado de qualquer lugar.
  • Sistema para Salão de Beleza: Uma opção mais completa e robusta, pois os sistemas de gestão para salões já vem com tudo pronto, onde você só coloca os dados do seu clientes. Por ser feito especialmente para o nosso setor, o sistema é a melhor opção.

Se você já faz um controle, seja por um sistema ou, sobretudo por uma planilha, analise se há alguma forma de melhorar esse cadastro. Quanto tempo você demora para cadastrar um cliente? De quanto em quanto tempo você atualiza um cadastro?

Mensure esses números e sempre tente otimizar. Se você demora muito para fazer ou atualizar uma planilha, talvez seja a hora de migrar para um sistema.

Procure entender melhor como eles funcionam, a gente falou sobre eles em um artigo bem completo, vale a pena conferir!

Como e Quando Atualizar a Ficha de Cadastro de Clientes

Existe uma maneira simples de saber quando você deve atualizar a ficha de cadastro do seu cliente ou até criar uma nova.

Aqui está o que você deve fazer regularmente para manter uma base de clientes e a ficha cadastral em dia:

 

 

 

 

 

 

 

Simples não? Faça isso sempre, todos os dias, com todos os clientes! Sem isso, você estará deixando escorrer pelo ralo o seu bem mais valioso, sua clientela!

Sem isso fica difícil também fazer ações de marketing, fidelização e outras tantas coisas importantes que ajudam você a ganhar mais dinheiro.

Quando o cliente for novo, restrinja-se a coletar as informações essenciais: telefone, e mail e como ficou sabendo de você.

Deixe para coletar as demais quando o cliente lhe visitar, caso contrário, poderá soar um pouco burocrático o processo de agendamento.

Assim que você for atualizar o histórico do cliente aproveite e pergunte se o telefone ou endereço da pessoa mudou, assim você mantém todos os dados atualizados.

Quem Deve Fazer ou Atualizar o Cadastro de Clientes

Se você tiver uma recepcionista, é importante explicar para ela (s) que essa deve ser uma função tão importante quanto controlar as agendas dos profissionais e clientes.

Portanto, treine todas as pessoas que cuidam do atendimento e pagamento.

Uma reunião semanal fixa para acompanhar especificamente este trabalho também é importante para certificar-se que está tudo ok.

Se não for o caso, isso pode ser feito justamente pelo profissional que atende a respectiva cliente.
Juntamente com a comanda de serviço, anexe a ficha de cadastro do cliente. Ou na hora de “inserir os dados” no sistema, é uma boa hora para atualizar o cadastro do cliente.

5 Comments

Post a Comment