Profissionais da beleza: como atender a domicílio?

Como atender a domicilio

Profissionais da beleza: como atender a domicílio?

Com a falta de tempo e com a correria do mundo moderno, cada vez mais clientes procuram pelo atendimento a domicílio como uma forma de se obter um serviço personalizado, horários convenientes e evitar tanto o trânsito caótico quanto as agendas lotadas dos salões nos grandes centros urbanos. Neste contexto, o atendimento a domicílio aparece como ótima opção de carreira para profissionais da área de estética e beleza, apresentando diversas vantagens com relação ao trabalho em salões e clínicas, dada a forte concorrência no setor. Mas alguns pontos merecem a atenção de quem está pensando em se aventurar no atendimento a domicílio. Confira algumas informações sobre esta carreira:

Flexibilidade de horários

A possibilidade de fazer seus próprios horários de trabalho é um dos atrativos do atendimento a domicílio. É importante, porém, considerar que o cliente que recorre a este tipo de serviço procura por um serviço diferenciado, ou seja, é essencial que o profissional ofereça flexibilidade com relação aos horários. Para tal, deve manter uma agenda organizada e realizar um planejamento prévio, bem como considerar a possibilidade de trabalhar aos fins de semana.

Preços e lucratividade

Outra das vantagens que leva muitos profissionais a optarem pelo atendimento a domicílio é a possbilidade formar o seu próprio preço e receber integralmente pelo serviço, obtendo maiores ganhos financeiros. Para definição, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado, e se informar sobre os valores cobrados pelos serviços oferecidos em salões e clínicas.

É fundamental, ainda, considerar os custos de mão de obra, produtos, aparelhos utilizados, e combustível/condução, de forma que o serviço seja sustentável. O profissional deve também estar atento ao seu planejamento financeiro, já que não existe uma regularidade de clientes, ou seja, os ganhos são mais incertos que no trabalho em salões ou clínicas de estética.

Atendimento diferenciado

Cordialidade, simpatia, pontualidade e postura profissional são elementos fundamentais para quem deseja oferecer atendimento a domicílio. O cliente que opta por este tipo de serviço por algo a mais, de forma que o profissional deve se portar de forma educada, prestativa, e oferecer ao cliente o maior número de serviços possível.

O profissional deve, assim, manter-se bem informado, e acompanhar as tendências do mercado de beleza e estética, de forma a oferecer inovações e novidades aos seus clientes, visando sempre a qualidade do serviço prestado e a fidelização destes. Quanto mais clientes satisfeitos com o serviço oferecido, maior o número de indicações e a divulgação do trabalho do profissional. Assim, quem deseja se inserir no mercado de atendimento a domicílio deve procurar se manter atualizado, realizar cursos, e oferecer ao cliente um diferencial com relação às clínicas de estética e salões.

Divulgação do atendimento a domicílio

A divulgação boca a boca é a principal forma através da qual novos clientes chegam ao profissional que realiza atendimento a domicílio. Uma boa forma de começar nesta carreira é através da prestação de serviços a familiares e amigos, e ir aos poucos ampliando sua clientela, através de recomendações.

É importante que o profissional possua cartões de visita e que os deixe para seus clientes para incentivar estas indicações. Além disso, procurar por portais seguros e confiáveis, bem como utilizar as redes sociais são ótimas formas de fazer com que seu serviço seja encontrado por clientes potenciais.

As questões estéticas estão cada vez mais ligadas à qualidade de vida das pessoas, de forma que a prestação de serviços à domicílio vem ganhando espaço como alternativa para diversos clientes. O profissional deve estar atento às necessidades deste, e procurar atuar de forma multidisciplinar, se atualizando constantemente e oferecendo a maior gama de serviços possível, bem como considerar as dificuldades e desafios da atuação autônoma, atuando com profissionalismo e visão estratégica.

E você, já havia considerado o atendimento a domicílio como opção de carreira? Compartilhe sua opinião conosco nos cometários!

Post a Comment