Quer vender mais no Natal? Segredos exclusivos de marketing para salões de beleza e estética – Parte 1

Quer vender mais no Natal? Segredos exclusivos de marketing para salões de beleza e estética – Parte 1

HOHOHO … Sim, o Natal está se aproximando. Especialistas de marketing e gestão de Salões dizem que agora é o melhor momento para trabalhar em idéias criativas para o Natal.

Se você não agir agora, você corre o risco de passar um Natal nada festivo e até um Janeiro solitário. Agarre essa oportunidade anual de ter todos os holofotes para o seu salão de beleza.

Sendo este um dos períodos mais movimentados do ano para a maioria dos salões de beleza e estética, estou compartilhando nossas principais dicas de marketing para o Natal. Desde o planejamento, idéias, promoções à ferramentas. Tudo para que você lote sua agenda!

Não adianta se afobar. Tudo começa com um Plano de Marketing de seu salão para o Natal. Fique calmo, qualquer um pode fazer isso e não toma muito tempo!

Começando

Muitas pessoas tem medo ou quebram a cabeça demais quando trata-se de marketing e planos.  Não há realmente nenhuma maneira certa ou errada de fazê-las.

Primeiro, reserve um pouco de tempo – antes/depois do expediente ou na segunda-feira – para reunir os seus pensamentos e esboçar um plano de marketing para o Natal.

Pense em: calendário/cronograma, orçamento, pessoal, produtos e promoções. Tudo pode parecer muito difícil nesta fase. No entanto, eu prometo a você que colocar um pouco de trabalho nesta etapa, não só irá poupar tempo e aborrecimento mais tarde, mas também irá aumentar seus lucros neste Natal e Ano Novo.

Abaixo segue alguns pontos chaves a serem considerados por você:

1 – Olhe para trás!

Reveja o que você já fez nos últimos anos. O que funcionou e o que fracassou. Aprenda com esses altos e baixos.

Quais promoções deram os bons resultados? No entanto, só porque uma promoção ou ação não decolou não significa que você deva desconsidera-la. Talvez precise somente de um ajuste.

2 – Prepare-se!

  • “Se vista apropriadamente!” – Dê uma alegrada no site do salão e nas respectivas Redes sociais para o Natal. Eles são sua vitrine para o mundo. Além de ser a forma como a maioria dos novos clientes irão encontrar seus serviços. Dê uma olhada nisso assim que puder. Se quiser aprender mais como a internet pode ajudar você à vender mais, confira este post.
  •  “Tenha munição!” – Verifique os níveis de estoque de produtos para salão e dos materiais de divulgação – cartões, panfletos e etc. A última coisa que você irá querer fazer é correr atrás de fornecedores, perder novos clientes, não ter cartões para divulgar ou panfletos para atrais novos clientes. Use esse tempo quieto até o Natal para minimizar problemas e garantir que você foque apenas em receber os clientes que virão.
  • “Prepare o terreno!”- Esta é uma boa hora para refazer banners, criar novos folhetos e outros materiais impressos e, claro, com um toque natalino. Essas peças são essenciais para divulgar as promoções e ações e você irá fazer nas próximas semanas. É preciso que tenha tudo isso pronto em mãos no tempo certo.
  • “Esteja no lugar certo” – Nesta época muitas pessoas usam a internet em busca de novos profissionais. Aproveite seu tempo e cadastre seu negócio em listas especializadas. Assim, há mais chance de seu salão ser encontrado e você atrair novos clientes.

3 – Convoque aliados!

Neste período reserve algum tempo para visitar e conversar com seus vizinhos. Proponha e desenhe parcerias em conjunto com ofertas para o Natal e Ano Novo. Pense, em restaurantes, lojas de presentes, academias locais, massagistas e muito mais. Nada como o poder da rede local.

4 – Defina um orçamento!

O plano de marketing do salão de beleza para o Natal deve mostrar o início e o fim de suas principais atividades, quais serão as prinicipais promoções, como será a divulgação e quais os trabalhos preparatórios necessários.

Defina um orçamento e já separe aquilo que você pretende e pode investir em seu negócio nessas próximas semanas.

Eu sempre adiciono 10% extra para qualquer orçamento de marketing apenas para estar seguro com as coisas que sempre aparecem quando você menos espera.

5 – Organize-se!

Se ainda está em dúvida como organizar as ideias e as ações do plano fique tranquilo. Se quiser faça em uma folha de papel, Excel ou softwares de gestão que você já conheça. O mais importante é que faça e acompanhe.

Eu particularmente gosto de começar com lápis e papel e uma vez que organizei minimamente as ideias coloco em um Excel ou passo a limpo em uma folha maior. Outra dica para organizar é colocar em uma linha de tempo (cronograma) as principais ações conforme:

O QUE (atividade), QUANDO (prazo para ficar pronta), QUEM (responsável), POR QUE (motivo pelo qual essa atividade está sendo feita), PRA QUE (qual resultado esperado), COMO (como a atividade irá ser feita) e ONDE (Na internet? Rede social? Fachada?). Mas não seja muito detalhista, quanto mais simples melhor.

Para saber mais sobre organização, leia sobre Como Organizar seu Salão de Beleza de Forma Simples.

Mãos a obra!

Por favor, não esconda este Plano útil em uma gaveta, coloque-o na parede onde você e sua equipe possam vê-lo todo dia. Verifique, atualize e reveja o plano várias vezes ao dia. É o seu plano de marketing para o sucesso no Natal.

Se você tem alguma dúvida sobre o plano de marketing para o Natal deixe um comentário. E, claro, não deixe de acompanhar os novos posts sobre dicas de promoções, ações de marketing e outros segredos para serem aplicados na hora para promover seu salão de beleza no natal.

Post a Comment