Sistema para Salão de Beleza Gratuito: Os prós e os contras

Sistema para Salão de Beleza Gratuito: Os prós e os contras

Ter um sistema para salão de beleza virou algo necessário no dia a dia dos estabelecimentos do ramo.

A correria normal de um dia de trabalho faz com que muitos donos e gestores de salão não tenham tempo para gerir o negócio, fazendo os sistemas para salões surgirem como uma “mão na roda” para quem está à frente do negócio.

Contudo, as opções de sistemas são diversas, online e offline, pago e gratuito, com agendamento e sem agendamento online… enfim, hoje iremos conversar sobre os sistemas para salões de beleza gratuitos.

Sistema para Salão Gratuito

Antes de começar, caso você ainda não saiba para que serve ou qual a importância de um sistema de gestão, leia esse artigo. Se está em dúvidas sobre o online e o offline, leia este também.

Aqui partiremos para partes mais complexas do assunto.

Ideal para quem não tem muito dinheiro para investir, os programas gratuitos oferecem as funcionalidades básicas da gestão de um salão.

Eles costumam limitar o uso da ferramenta às funcionalidades básicas, funcionando como se fosse um teste e alguns ainda podem ficar exibindo anúncios.

As funcionalidades mais comuns destes sistemas são a agenda, o cadastro de clientes e o cadastro de profissionais. Para saber mais como utilizar estas ferramentas, consulte:

Em muitos casos isso é o suficiente, principalmente para salões de pequeno porte que não possuem tantos profissionais e muita demanda.

Basicamente, esses programas substituem aquelas planilhas de controle do excel que alguns gestores não gostam ou acham complicado.

Nestes casos, portanto, o sistema para salão gratuito resolve seus problemas.

Quando NÃO Usar um Sistema para Salão Grátis?

Em alguns casos, as funcionalidades básicas podem não suprir a necessidade de um estabelecimento de beleza.

Por exemplo, existem estabelecimentos que precisam gerar Notas Fiscais, primeiro por uma questão de lei, segundo para dar segurança ao cliente e terceiro porque facilita as atividades de contabilidade no final do mês.

Agendamentos online também não são oferecidos nessa versão dos sistemas de gestão, o que pode ser um impeditivo de crescimento no número de clientes no seu salão.

E falando em agendamentos, realizar alterações na agenda, como remarcações de horários é muito comum em negócios de beleza. No sistema para salão gratuito você não consegue editar a sua agenda, dificultando a administração da mesma.

Prós x Contra do Sistema para Salão Gratuito

Como qualquer produto ou serviço, os softwares grátis para salões tem seus lados positivos e negativos.

Sabemos que nem sempre o preço é fator decisivo na hora de uma compra ou de fazer um investimento.

Não adianta pagar barato – ou não pagar – por algo que não funciona para você, ao passo que não vale a pena pagar por algo que você não tem necessidade

Portanto, abaixo você confere os prós e os contras de um programa para salão gratuito.

Prós:

Gratuito: A ausência de uma assinatura ou de uma compra de licença é a principal vantagem, com certeza.
Diversas Opções: Existem variadas opções de sistemas, entre online e offline, basta escolher aquela que melhor se adéqua ao seu perfil.

Combinações: É possível utilizar mais de um sistema para fazer diferentes coisas. Um controla a agenda, o outro o estoque e assim por diante.

Contras:

Suporte: Nem todo programa gratuito oferece suporte, aliás é a maioria. Então, quando os problemas surgem, eventualmente você terá que descobrir como resolvê-los sozinho.

Atualizações e Manutenções de Erros: Todo software precisa ser atualizado e melhorado com o tempo. Por conta de ser gratuito, muitos programas acabam sendo descontinuados pelos seus desenvolvedores. Logo, existe um risco de em algum momento você ser obrigado a trocá-lo, independentemente da sua vontade.

Generalista: Programas gratuitos tendem a ser generalistas, pois a ideia é atender ao maior número possível de pessoas. Logo, alguns deles não terão todas funções que você precisa para gerenciar seu salão. Restando a você fazer adaptações que nem sempre são as ideais.

Publicidade: Eles precisam ganhar dinheiro de alguma forma, então a moeda de troca de programas gratuitos geralmente é a publicidade. Isso pode se tornar irritante ao longo do tempo. Além de passar uma imagem ruim para seus clientes.

Segurança: Outro ponto crítico é a segurança dos dados do seu salão. Usando um programa gratuito; se alguma informação crítica do seu salão por algum motivo “sumir”, possivelmente, você terá mais dificuldade de reivindicá-la. Lembra do suporte que falamos anteriormente?

Esses são alguns pontos importante na hora de considerar a utilização de um programa gratuito no seu estabelecimento.

E então, chegamos a conclusão de que…

De que utilizar um sistema para salão gratuito depende da sua necessidade.

Se você tem poucos funcionários – ou trabalha sozinho – e também não tem tanta demanda de cliente pode ser mais fácil utilizar um programa gratuito ou até mesmo planilhas de controle.

Com certeza, essas soluções vão suprir as suas necessidades no momento. Considere, além do preço, os prós e os contras desta solução e veja quais pontos você não abre mão.

Inevitavelmente, se você trabalhar direitinho, o seu negócio vai começar a crescer e as planilhas e as funcionalidade do sistema gratuito serão insuficientes para o seu estabelecimento.

É neste momento que você vai saber que precisa de novas ferramentas e que provavelmente ela se encontra em um sistema para salão pago.

Se lendo este artigo você percebeu que seu salão já está em um tamanho em que um sistema gratuito não faz sentido, clique aqui para receber uma ligação dos consultores da Avec que vão poder te indicar o caminho das pedras para crescer de forma saudável.

Se preferir, pode também se cadastrar aqui e testar um sistema pago de confiança por 10 dias grátis (não precisa nem colocar os dados do cartão!).

Mais de 24.240 Profissionais da Beleza
recebem nossas dicas para Vender Mais

Cadastre-se e fique sempre atualizado sobre o seu mercado!

Cadastro realizado com sucesso!

share

Alexandre Viveiros

Formado em Gestão de TI, atuo há 17 anos na área de desenvolvimento de software; construção e gestão de empresas e no desenvolvimento de pessoas. Além da minha empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing e TI, sou um dos sócios do Universidade da Beleza.

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Receba nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu salão de 25% a 100%. Cadastre-se Grátis.

Você se cadastrou com sucesso!