Software para Salão de Beleza Online ou Offline? Qual Usar?

Software para Salão de Beleza Online ou Offline? Qual Usar?

Agora você já sabe como funciona um software para salão de beleza, chegou a hora de decidir qual é o melhor software para você e o seu negócio.

Entre as opções do mercado, encontramos os softwares online e offline que geram muitas dúvidas nas pessoas, principalmente quando elas se perguntam qual o melhor.

Aqui apresentaremos o que é, quando usar e por que usar cada um deles. Dessa forma você vai conseguir decidir qual o melhor software para o seu estabelecimento.

O que é um Software Online

Os softwares online são aqueles que você acessa diretamente do seu navegador da internet, como o Google Chrome, sem a necessidade da instalação do programa.

Mas então, onde ficam salvo os seus dados? Eles ficam salvos no que chamamos de Nuvem.

Segundo a Amazon, armazenamento em nuvem é uma maneira de armazenar, acessar e compartilhar dados na internet. Os servidores em nuvem mantêm o software conectado à internet enquanto você o utiliza.

Exemplos de serviços em Nuvem está no nosso dia a dia, como Google Drive, DropBox e OneDrive.

Então quer dizer que meus dados ficam na internet para todo mundo ver?

Não!

Quando utilizamos um software online, os dados que colocamos nele são criptografados, ou seja, tornam-se ininteligíveis para quem não possui acesso.

As criptografias podem ser inquebráveis até mesmo para agências de segurança nacional. As empresas que citamos aqui que utilizam o sistema em nuvem, todas elas utilizam criptografias desse tipo, inclusive os sistemas de gestão.

Portanto, um software para salão online é leve, pois não instala nada na sua máquina e é perfeitamente seguro.

Quando Usar um Software Para Salão de Beleza Online

O software online porém, não se aplica a todas as pessoas, mas por quê?

Existe um requisito fundamental para que ele funcione, e se chama internet.

A internet é um item imprescindível para que você utilize um programa online. Como dissemos, o programa é hospedado em nuvem e você só consegue acessar algo hospedado em nuvem pela internet.

Sendo assim, se na sua região ou se o seu estabelecimento não possui internet, você não deve assinar um sistema online.

Agora, se você tem internet no seu salão e ela tem no mínimo cerca de 2mb de velocidade, com certeza um sistema online atenderá a sua necessidade.

Por que Usar um Software Para Salão de Beleza Online

Praticidade, facilidade e preço são alguns fatores que pesam na hora de escolher o software online.

Esses softwares são muito práticos pois não necessitam de instalação e set-up. É possível testá-los antes de contratar e conhecer melhor a ferramenta.

A facilidade fica por conta do acesso ao sistema. Alguns softwares online funcionam perfeitamente em diversos dispositivos.

Isto é, se você precisou sair para um reunião ou qualquer outro lugar e precisa acessar o sistema, você consegue fazer isso diretamente do seu celular.

Há também a possibilidade de acessar de qualquer computador a qualquer momento. Basta ter acesso a internet e fazer o seu login.

O último fator – e um dos mais importantes – é o preço. Normalmente, os softwares para salão online possuem custos muito menores que um sistema offline.

Isso acontece devido a ausência dos valores de set-up, atualizações e suporte.

Para empresa, é muito menos custoso e isso se reflete no preço pago pelo cliente.

Portanto, se essas características te agradam e você possui os requisitos básicos para utilização de um sistema online, não exite em assinar, pois você não vai se arrepender.

O que é um Software Para Salão Offline

O software offline para salão de beleza necessita ser instalado em algum computador para funcionar.

Utilizando ele, você salva todos os seus dados em um servidor – seu computador – e você só terá acesso a eles se estiver perto desta máquina.

Normalmente você efetua a compra de uma licença do software e só pode instalá-lo em apenas um computador.

Para a instalação, as empresas disponibilizam profissionais que ajudam você a implementar o software no seu estabelecimento, mas claro que isso também tem um custo.

Às vezes é necessário até mesmo uma estrutura interna montada especialmente para o sistema, como servidores próprios que hospedam o sistema.

Quando Usar um Software Para Salão de Beleza Offline

Você deve usar um software para salão offline se não tiver internet no seu salão ou se preferir manter os seus dados salvos em um computador.

Existem programas offline que possuem alguns detalhes que os programas online não oferecem.

Por exemplo, tem softwares que oferecem a função de auditoria, que é quando fica registrado qual foi o profissional que fez determinada alteração.

Claro que são pequenos detalhes, mas que para um estabelecimento grande com um alto número de profissionais, isso pode ser necessário.

Utilizar um sistema offline também passa pelo quanto de dinheiro você tem para investir, pois geralmente são soluções mais caras que a online.

Os softwares offline cobram pela compra da licença, implementação, manutenção, suporte, atualizações e treinamentos.

Portanto, para saber quando utilizar um software offline para salão de beleza é preciso considerar as suas preferências, se há ou não internet e também uma quantidade razoável de dinheiro para investir.

Por Que Usar um Software Para Salão de Beleza Offline

A estabilidade de um software offline não depende da sua internet. Supondo que você tenha uma internet que é lenta ou que fica caindo toda hora, isso não vai interferir na utilização do seu sistema.

Isso é uma grande vantagem, principalmente se a sua região não tem uma boa cobertura de internet.

Outro fator importante é se a sua preferência é por um software que tenha um visual mais antigo e simples. Muitos sistemas offline tem esse aspecto, sem muitas apelações visuais ou dificuldade.

Concluindo

Aqui explicamos as características de cada software para que você conseguisse chegar a sua própria conclusão.

É preciso considerar não só a sua preferência, como também a sua estrutura ao redor, como tamanho do salão, qualidade de serviços de banda larga, investimento, profissionais.. enfim, leve todos os aspectos em consideração na hora de escolher qual sistema utilizar.

Aqui você pode testar gratuitamente um software online de gestão, sem a necessidade de colocar dados de pagamento. Você pode fazer o teste e ver se este é o que combina mais com o seu negócio

Mais de 24.240 Profissionais da Beleza
recebem nossas dicas para Vender Mais

Cadastre-se e fique sempre atualizado sobre o seu mercado!

Cadastro realizado com sucesso!

share

Alexandre Viveiros

Formado em Gestão de TI, atuo há 17 anos na área de desenvolvimento de software; construção e gestão de empresas e no desenvolvimento de pessoas. Além da minha empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing e TI, sou um dos sócios do Universidade da Beleza.

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Junte-se a mais de 24.240 profissionais da beleza!

Receba nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu salão de 25% a 100%. Cadastre-se Grátis.

Você se cadastrou com sucesso!