Tudo sobre Marketing para mulheres: o que fazer e o que não fazer

Tudo sobre Marketing para mulheres: o que fazer e o que não fazer

 “O que uma mulher quer?” Sigmund Freud

Se você tem as mulheres como público alvo de seu negócio – salão de beleza, centro de estética, marca de roupas, produtos cosméticos e muitos outros – você tem uma oportunidade e tanto nas mãos. Mulheres fazem ou influenciam 85% das decisões de compras. E ainda compram mais de 50% de produtos tradicionalmente masculinos, incluindo automóveis, casas e eletrônicos.

Porém 91% das mulheres afirmam que as anunciantes não as compreendem.

girls

Eu imagino que grande parte dessa distância entre o potencial das mulheres como consumidoras e a dificuldade de fazer marketing para elas está na falta de informação sobre esse público. Grande parte dos responsáveis pelo marketing, principalmente em pequenos negócios, possuem excesso de responsabilidades e pouco tempo disponível para se aprofundar no assunto.

Normalmente, generalizações são feitas e o “marketing preguiçoso” acaba prevalecendo. Um exemplo clássico disso é maiorias dos anúncios para mulheres – seja um SPA ou uma loja de roupa – serem extremamente rosas e com fotos de modelos conhecidas. Por quê? Saber O QUE falar, ONDE fazer o marketing e COMO colocá-lo em prática continuem o ciclo que muitos empresários pecam ao fazer marketing para mulheres.

Alguns erram na mensagem…

“Clareie seus dentes e consiga um marido”

 

Alguns no conteúdo…

Sem título

Outros no local…

Sem título

Enquanto outros simplesmente acertam em tudo:

Nike Just Do It “Female Athletes.”


Entenda melhor o público feminino

Se você quer realmente começar a fazer um marketing melhor para o seu publico feminino é imprescindível investir um tempo para entender profundamente este público. Para ajudá-lo um panorama rápido das mulheres de hoje:

Sem título

A internet e o marketing para mulheres

Conhecer a fundo este público é crucial para um marketing bem feito e que valha cada centavo investido. Mas dominar a internet é outro fator determinante ao se fazer marketing para mulheres. E não importa o tamanho do seu negócio, pequenas empresas e profissionais autônomos deveriam dominar esta arte. Se você ainda tem alguma dúvida:

  • 78% delas utilizam a internet para buscar informações de produtos ou serviços antes de comprá-los,
  • 33% pesquisam serviços na internet antes de compra-los offline,
  • 53% das mulheres fazem decisões de comprar baseadas em informações que encontram em Blogs.

Mas como elas utilizam a internet?

Sem título

As mulheres e as redes sociais

Sem dúvida as redes sociais – Facebook, instagram, twitter e outras – são uma fonte barata e efetiva para conquistar a clientela feminina.  56% dos usuários de redes social são mulheres, 86% delas agora utilizam redes sociais antes de comprar e 72% utilizam a sua rede social pelo menos 1 vez ao dia. Como você e seu negócio poderiam se beneficiar desta realidade?

Veja alguns números das mulheres dentro das principais redes sociais:

Sem título

O que fazer para conquistar a clientela feminina

Imagino que os dados e informações acima já tenham despertado, independente do seu produto ou serviço, algumas ideias do que fazer. Analisando outras pesquisas organizadas pela Women’s Marketing Inc., SheSpeaks e por meio da nossa experiência com o mercado de Beleza e Estética reunimos algumas dicas do que fazer com o publico feminino:

Mulheres tendem a comprar produtos de marcas que elas acompanham

Isso faz sentido uma vez que elas gastam boa parte de seu tempo nas redes sociais. Portanto ter uma conta nas principais redes sociais é imprescindível. Mas somente criar uma fanpage no facebook ou uma conta no instagram não é o suficiente para que suas clientes simplesmente apareçam. Você deve aprender a utiliza-las. Certamente é uma das maneiras mais baratas e efetivas de se conquistar clientes.

Mulheres usam redes sociais para conectar diferentes aspectos de suas vidas

4 em cada 10 mulheres sentem que o principal benefícios das redes sociais é se conectar com família e amigos. 37% pensam que o principal objetivo é ser alertada de coupons, promoções e ofertas das marcas que elas gostam. Agora imagine se seu salão de beleza tivesse 5 mil fãs no facebook. O que poderia ser feito com toda essa base de potenciais clientes? Pense que muito melhor do que distribuir panfletos aleatórios na rua pode ser focar em encontrar e oferecer ofertas na internet.

Diferentes mulheres, diferentes abordagens.

Mesmo que você desejasse, não é possível atingir todas as mulheres com a mesma estratégia. A realidade é que mulheres com diferentes ideias e formação utilizam a internet de maneiras diferentes. Por exemplo, mulheres com menos de 40 anos tendem checar seus Smartphones logo que acordam enquanto as com mais de 40 anos tendem checar o computador ou assistir TV. Se você tem uma rede de SPAs com foco em jovens mulheres de classe A. Como a rotina de suas clientes poderia interferir nos locais em que você anuncia seus serviços? Tente entender quem é sua cliente, o que ela faz, o que lê, suas motivações e medos… O profundo conhecimento delas ajudará você nas decisões de promoções, publicidades e marketing em geral.

Mulheres se preocupam com o mundo

Quando se fala de “pensar verde e sustentável” mulheres estão muito a frente ao escolher produtos/serviços que são melhores para o meio ambiente. Na verdade, em sua decisão de compra, depois de qualidade (98%) e preço (85%) o impacto no meio ambiente é um dos fatores mais relevantes. Optar por ter um portfólio de produtos sustentáveis ou utiliza-los na prestação de serviços pode ser um prato cheio para que elas contem para as amigas o quanto você realmente se preocupa com questões maiores. Por exemplo, mesmo prestando um serviço você pode optar por escolher fornecedores orgânicos. E claro divulgar sua escolha com suas clientes, no facebook e onde mais suas clientes estiverem.

Dicas finais

Está claro que para conquistar clientes deve-se entender profundamente quem é o perfil de sua cliente e qual tipo de mídia ela consumo o dia todo. Uma vez tendo esse conhecimento:

  1. Crie um objetivo claro e especifico para sua campanha (Conquistar 1.000 seguidores no facebook, lotar minha agenda no feriado, conquistar 50 novos clientes…). Só assim você irá saber se avançou ou não.
  2. Tenha um plano para alcançar este objetivo. Não importa se está no papel, Excel ou em um sistema. Mas precisa estar em algum lugar além da sua cabeça. Coloque as ações, as escolhas, dúvidas e tudo mais que lhe ajude a alcançar o objetivo.
  3. Planeje uma campanha integrada já que cada canal (rede social, web site, panfletos, banner, anuncio em jornais locais e etc) pode interagir com o outro. Por exemplo, faça uma campanha de panfletos onde a cliente só conquista o desconto se curtir sua página no facebook.
  4. Defina um orçamento e um prazo para sua campanha. Um objetivo sem orçamento e prazo acaba se perdendo no caminho, trazendo desperdício de tempo e dinheiro para você.
  5. Tenha disciplina de não pular nenhuma dessas etapas. A impaciência e ansiedade para resultados impedem você de chegar mais longe. E lembre-se que o “fracasso” nada mais é do que um aprendizado.

Em breve iremos trazer novos materiais sobre marketing para mulheres, como utilizar a internet para fazer marketing, planejamento de marketing e outras dicas para conquistar mais clientes em seus serviços de beleza e estética.

E você, o que gostaria de saber no próximo post?

 

Post a Comment