5 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio de beleza

25 de novembro, 2019

Você sabia que o Brasil possui o terceiro maior mercado de beleza do mundo? O número de salões de beleza alcança a casa dos milhões. O potencial é enorme, isso é inspirador e também desafiador: é preciso diferenciar-se da concorrência. Mas se você fizer isso da melhor maneira, poderá atingir resultados imensos. Veja o levantamento que fizemos com 5 dicas capazes de aumentar o faturamento do seu negócio.

O que você precisa melhorar no seu negócio para ter mais lucro?

1. Sistema de gestão

Fazer o controle do seu negócio na mão, escrevendo no papel ou tentando decorar é um péssimo hábito. Basta um copo de água cair e tudo é perdido. O controle por Excel também pode ser falho. Você precisa de agilidade e confiança nos dados, deixando de gastar horas alimentando papéis ou planilhas manualmente.

Um bom sistema de gestão vai te ajudar a automatizar tudo isso. Há muito oferta no mercado de sistema de gestão. Mas é importante ter cuidado na escolha. Essa empresa precisa entender do seu mercado e ser mais que um fornecedor, um parceiro que faz você ganhar mais dinheiro e crescer!

2. Controle de estoque preciso

O bom estoque é aquele cujo o dono sabe exatamente o que vai encontrar. Os produtos disponíveis, os que estão em falta, a rotatividade e quantidade de uso de cada um.

A melhor forma de aumentar seu lucro agora mesmo, com o mesmo nível de operação e clientes, é concentrar-se na organização e controle do seu estoque. Hoje, os grandes salões como Marcos Proença e Jacques Janine, usam a plataforma Avec e otimizam o controle de gastos com produtos.

3. Análise de custos

O primeiro passo para começar a cortar gastos é identificá-los. E como fazer isso? Anotando e fazendo controle diário do que entrou e saiu do seu caixa. Faça análises mensais e anuais. Se seu profissional usa 2 gramas a mais de tinta em cada tintura e você faz X tinturas por mês, você está jogando no lixo X reais por mês. Por ano são X!

É importante categorizar os seus gastos: pagamento de profissionais, contas fixas, reposição de estoque, etc. A partir disso, você entenderá quais gastos podem ou não ser cortados. Existem 3 perguntas podem orientar o seu corte de gastos: “esse gasto traz algum retorno financeiro?”, “esse gasto é importante para o funcionamento do salão?”, e “esse gasto ajuda a atrair mais clientes?”.

4. Precificação de serviços

Uma precificação de serviços bem estabelecida é fundamental para o bom desempenho do seu negócio. Conheça os aspectos que devem guiar a sua escolha:

• Quais são os seus tributos;
  • Quais são seus gastos;
  • Conheça seu mercado;
  • Entenda sua concorrência;
  • Acompanhe a economia do país para promover reajustes;
  • Conhecer a sua clientela é essencial para que os seus preços tragam aumento de lucro e não o contrário.

Após estabelecer os preços dos serviços, você pode criar promoções estratégicas que preencham sua agenda em dias mais fracos. Aplicativos de agendamento online podem te ajudar nisso.

5. Solução de pagamento integrada

Além da plataforma de gestão, é fundamental que o seu estabelecimento conte com uma solução de pagamento com as maquininhas que traga ganhos fiscais e operacionais. Mas na prática, o que é isso?

Uma solução de pagamento integrada à sua plataforma de gestão permite que você faça pagamento de comissões e conciliação de caixa em um clique. Além de pagar apenas os tributos devidos: se hoje você utiliza soluções tradicionais, provavelmente, está pagando impostos relacionados ao seu negócio e sendo bitributado; pela sua parte e pela comissão dos seus profissionais. Faça as contas e perceba quanto dinheiro está perdendo nisso por ano.

A Avec oferece, além da solução integrada, a conta digital para o salão e o profissional. Com ela, você corta a burocracia das velhas filas de banco e deixa de perder dinheiro com tarifas e taxas de TED e DOC. Ainda bem que o mercado segue se reinventando e a tecnologia avança a cada dia; cuidado para não ficar para trás!

Bruna Carvalho

Jornalista, entusiasta pela área da moda & beleza e editora de conteúdo do Universidade da Beleza! #UBTeam

29 de novembro, 2019

Dicas

Dicas

Fabiana Gondim Fabiana Gondim

3 de dezembro, 2019

Como gerir seu negócio da área da beleza

Como gerir meu negócio da área da beleza

Como gerir meu negócio da área da beleza

26 de novembro, 2019

26 de novembro, 2019

27 de novembro, 2019

22 de novembro, 2019

5 dicas para escolher a maquininha do seu salão

5 dicas para escolher a solução de pagamento do seu salão

Veja como uma nova maquininha pode trazer benefícios para a gestão do seu negócio!

5 dicas para escolher a solução de pagamento do seu salão

25 de novembro, 2019