05 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio de beleza

19 de março, 2019

Você sabia que o Brasil possui o terceiro maior mercado de beleza do mundo?

O número de salões de beleza alcança a casa dos milhões.

O potencial é enorme, isso é inspirador e também desafiador: é preciso diferenciar-se da concorrência. Mas se você fizer isso da melhor maneira, poderá atingir resultados imensos.

Fizemos um levantamento com 05 dicas capazes de aumentar o faturamento do seu negócio.

• 1. Sistema de gestão

Fazer o controle do seu negócio na mão, escrevendo no papel ou tentando decorar é um péssimo hábito.

Basta um copo de água cair e tudo é perdido. O controle por Excel também pode ser falho. Você precisa de agilidade e confiança nos dados, deixando de gastar horas alimentando papéis ou planilhas manualmente.

Um bom sistema de gestão vai te ajudar a automatizar tudo isso.

Há muito oferta no mercado de sistema de gestão. Mas é importante ter cuidado na escolha. Essa empresa precisa entender do seu mercado e ser mais que um fornecedor, um parceiro que faz você ganhar mais dinheiro e crescer!

• 2. Controle de estoque preciso

O bom estoque é aquele cujo o dono sabe exatamente o que vai encontrar. Os produtos disponíveis, os que estão em falta, a rotatividade e quantidade de uso de cada um.

A melhor forma de aumentar seu lucro agora mesmo, com o mesmo nível de operação e clientes, é concentrar-se na organização e controle do seu estoque.

Hoje, os grandes salões como Marcos Proença e Jacques Janine, usam a plataforma Avec e otimizam o controle de gastos com produtos.

• 3. Análise de custos

O primeiro passo para começar a cortar gastos é identificá-los. E como fazer isso?

Anotando e fazendo controle diário do que entrou e saiu do seu caixa.

Faça análises mensais e anuais. Se seu profissional usa 2 gramas a mais de tinta em cada tintura e você faz X tinturas por mês, você está jogando no lixo X reais por mês. Por ano são X!

É importante categorizar os seus gastos: pagamento de profissionais, contas fixas, reposição de estoque, etc. A partir disso, você entenderá quais gastos podem ou não ser cortados.

03 perguntas podem orientar o seu corte de gastos:

“Esse gasto traz algum retorno financeiro?”

“Esse gasto é importante para o funcionamento do salão?”

“Esse gasto ajuda a atrair mais clientes?”

• 4. Precificação de serviços

Uma precificação de serviços bem estabelecida é fundamental para o bom desempenho do seu negócio. Conheça os aspectos que devem guiar a sua escolha:

Quais são os seus tributos?

Quais são seus gastos?

Conheça seu mercado

Entenda sua concorrência

Acompanhe a economia do país para promover reajustes

Conhecer a sua clientela é essencial para que os seus preços tragam aumento de lucro e não o contrário.

Após estabelecer os preços dos serviços, você pode criar promoções estratégicas que preencham sua agenda em dias mais fracos. Aplicativos de agendamento online podem te ajudar nisso.

• 5. Solução de pagamento integrada

Além da plataforma de gestão, é fundamental que o seu estabelecimento conte com uma solução de pagamento que traga ganhos fiscais e operacionais. Mas na prática, o que é isso?

Uma solução de pagamento integrada à sua plataforma de gestão permite que você faça pagamento de comissões e conciliação de caixa em um clique. Além de pagar apenas os tributos devidos: se hoje você utiliza soluções tradicionais, provavelmente, está pagando impostos relacionados ao seu negócio e sendo bitributado; pela sua parte e pela comissão dos seus profissionais. Faça as contas e perceba quanto dinheiro está perdendo nisso por ano.

A Avec oferece, além da solução integrada, a conta digital para o salão e o profissional. Com ela, você corta a burocracia das velhas filas de banco e deixa de perder dinheiro com tarifas e taxas de TED e DOC.

Ainda bem que o mercado segue se reinventando e a tecnologia avança a cada dia; cuidado para não ficar para trás!

Letícia Zanaroli