05 dicas para manter a produtividade no seu negócio pós-feriados

05 dicas para manter a produtividade no seu negócio pós-feriados

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos períodos festivos, as pessoas tomam decisões que podem afetar sua produtividade.

Como você já sabe, PRODUTIVIDADE é o que mede a performance de um negócio.

E você imaginou como está a PRODUTIVIDADE no seu negócio de beleza?

Quantos dias você ficou sem faturar?

Quantos clientes novos não foram prospectados?

Quantos profissionais não retornaram na data combinada, diminuíram sua PRODUTIVIDADE e, consequentemente, seu faturamento?

Preparei algumas dica para você não passar por esse aperto nos próximos feriados!

1- Tenha um plano anual.

É simples, pegue um calendário do ano e analise todos os meses. Note o quanto isso vai impactar na sua produtividade e faturamento.

Considere as possíveis emendas de feriados e feriados nacionais, estaduais e municipais.

2- Alinhe o seu plano de crescimento e ganhos a realidade de produtividade já considerando o plano anual.

Quando se tem os dias úteis de faturamento, se estima o faturamento mensal e anual. Se você fez o plano anual, é só no fechamento de todo mês conferir se alcançou os objetivos.

E se não alcançou, pode surgir uma parceria ou promoção nos próximos meses para resgatar esse faturamento.

3- Se prepare para as demandas pós e pré-feriados.

Os colaboradores antes dos feriados estão ansiosos e planejando suas atividades, logo, assim produzem menos e depois dos feriados precisam de um tempo para esquentar o “motor” e voltar com força total. Você pode estimulá-los.

Se você viu meu texto sobre prioridades que está aqui na Universidade da Beleza, você sabe que as prioridades básicas do ser humano garantem que ele esteja focado nas outras prioridades.

Então, garanta que seus colaboradores se alimentem bem e tomem líquidos pós-feriados e em datas comemorativas. É um ótimo momento para revisar os objetivos e, uma semana depois, até fazer uma reunião de time e aproveitar que eles estão descansados para tocar em assuntos difíceis ou ressaltar a segurança no trabalho que eles precisam.

4- Dê opções e informações durante a sua ausência.

Essa dica ajuda muito a não perder o contato com o cliente/fornecedor que nos procura nesse período.

Prepare mensagens automáticas no seu e-mail e aplicativo de mensagens. Personalizadas para quem entrar em contatos nesses períodos. Deixe claro o dia e horário que irá retornar às atividades e que responderá aos contatos nesse novo período. Essa dica também serve para rede sociais, preparem posts com essas informações e posts na suas redes.

5- Ofereça um contato alternativo:

Se você é apaixonado pelo seu trabalho e está focado com seus objetivos de crescimento, faturamento e não quer perder nenhuma oportunidade de negócio, envie uma mensagem de ausência pelo e-mail ou aplicativo de mensagens. Na mensagem, deixe claro que é uma exceção e caso haja extrema oportunidade de negócio, entrar em contato pelo contato alternativo.

Outro ponto que garante seu descanso é informar que esse acesso será reduzido. E se programar por uma hora, durante os dias de feriado, para abrir esse contato e responder caso realmente algo muito importante lhe seja oferecido como proposta de negócio.

Garanto que tomando essas precauções sua PRODUTIVIDADE e FATURAMENTO serão menos afetados nos próximos FERIADOS.  

Me conte o que você fez e como você garante seus resultados nesses períodos!