05 vantagens de abrir uma franquia

05 vantagens de abrir uma franquia

Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado de franquias tem vivenciado crescimento expressivo no Brasil, indo na contramão da crise e projetando expansão maior a cada ano.

 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$44,4 bilhões no 3º trimestre de 2018. O setor está gerando grande número de empregos e já representa 2,4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

Segundo o Sebrae, a cada 100 franquias que abrem no Brasil, apenas 05 fecham suas portas no período de dois anos. Já entre as empresas não-franqueadas, o número é bem maior. A cada 100 que abrem, 23 encerram suas operações no mesmo período.

 

A pesquisa realizada pela ABF também listou os segmentos com melhor desempenho no período. Existe grande destaque para o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que registrou crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior. É compreensível que o segmento esteja em evidência, considerando que as pessoas estão buscando cada vez mais por qualidade de vida. Fica o alerta de que pode valer a pena investir no setor.

 

Além do cenário otimista, existem diversas outras vantagens no modelo de negócio. Separamos algumas delas:

 


1. Marca estabelecida

 

Quando você adquire uma franquia, na maioria das vezes, começa um negócio já com uma marca estabelecida e com nome no mercado. Isso abre portas e facilita muito o retorno do investimento.

 

Além disso, você já começa contando com publicidade e marketing previamente estabelecidos.

 

2. Padronização

 

O padrão definido pela marca será aplicado na sua franquia, isso significa que você começa a operação na ponta e já com noções específicas de como será o seu dia a dia e dos seus profissionais.

 

3. Gestão

 

Além dos fluxos e padrões que são adotados da franqueadora, você também terá um modelo de gestão que pode aplicar. Passará por um treinamento e entenderá todo o necessário para o controle do negócio. Além disso, a empresa acompanhará os seus resultados e poderá te aconselhar.

 

4. Suporte

 

Esse é um dos maiores diferenciais. Você pode receber orientações em relação a temas de contabilidade, jurídico, tributário e do próprio produto que você venderá.

 

5. Plano de Negócio

 

Começar já com um Plano de Negócio bem definido e efetivo é muito interessante. A franqueadora, provavelmente, já teve muitos objetivos atingidos, tem metas traçadas e conta com o modelo de expansão em franquias para crescer ainda mais.

 

Todos esses fatores otimizam seu tempo e dão segurança ao seu investimento. Isso faz com que você corra menos riscos e possa concentrar os seus esforços em oferecer um produto/serviço de qualidade – já previamente idealizado e testado. O foco passa a ser crescer e prosperar.