10 dicas para o sucesso do seu salão de beleza

10 dicas para o sucesso do seu salão de beleza

Se existe um mercado que não está sofrendo tanto os impactos da crise, com certeza é o mercado de beleza.

Mas justamente pelos bons índices desse mercado, cada vez mais pessoas estão investindo nele e a concorrência está ficando bastante acirrada.

Para que você tenha uma ideia, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria (Abihpec) divulgou que no ano passado o segmento de cosméticos faturou R$ 42,6 bilhões, o que representa um aumento de 42% desde 2010.

Para sobreviver no ramo da beleza é preciso mais do que conhecimento técnico, tem que haver uma preocupação extra com gestão, divulgação e muitos outros temas.

Para lhe ajudar nessa tarefa reunimos uma série de dicas nesse post. Confira!

1. Gestão Financeira

O principal cuidado que você deve ter quanto à gestão, é com a gestão financeira. Muitas vezes, em um negócio pequeno, é muito fácil confundir as finanças pessoas com as do salão.

Não faça isso! Cuide separadamente das finanças do seu salão e controle constantemente as entradas e saídas de dinheiro.

2. Estoque

Fique atento ao estoque de produtos que você terá em seu salão. Não compre produtos demais para estocar para não se descapitalizar, mas também não economize demais e deixe acabar os produtos.

Equilíbrio é fundamental nas contas e pesquisar preços com representantes diretos das marcas e lojas especializadas também.

3. Equipe

Se você terá outras pessoas trabalhando com você, certifique-se de contratar profissionais capacitados para atender seus clientes da melhor forma possível.

4. Tendências e novidades

O mercado da beleza é muito dinâmico e sempre surgem novidades. Participe de feiras de beleza e acompanhe as tendências em revistas e pela internet.

5. Capacitação

Invista em cursos de atualização para conhecer novas técnicas e se aprimorar constantemente. Busque também tutoriais e cursos online, assim você consegue se manter atualizado mesmo que more em uma cidade com pouca oferta de cursos.

6. Atualização

Sempre inclua novidades, seja de técnicas ou de produtos, no rol de serviços oferecidos pelo seu salão.

7. Preço

Defina uma estratégia de preço. Se o seu negócio é um salão de bairro, num primeiro momento, cobre um pouco menos (mas não muito, para não desvalorizar seu trabalho) que os salões da sua região para atrair a clientela.

Agora se você está focando em algo para uma clientela mais premium, aposte desde o início em um preço mais alto, capaz de mostrar a diferenciação do seu salão.

8. Promoção

Faça promoções. Crie combos que combinem mais serviços por um preço diferenciado e aposte em promoções com preço mais atrativo para dias de menor movimento, como o início da semana.

9. Propaganda

Divulgue seu negócio. Invista em anúncios em revistas e jornais locais, faça panfletos para distribuir próximo ao seu salão e invista em uma boa sinalização para que seu salão seja notado por quem passar por ele.

10. Qualidade

Crie um ambiente bacana, que faça com que seus clientes se sintam a vontade. Invista em poltronas confortáveis e climatização, tenha água e café para oferecer aos clientes, etc.

Como você viu, não basta entender de beleza para ter um salão de sucesso. Mas se houver dedicação e cuidado com a gestão e o marketing, sem esquecer a parte técnica, com certeza seus resultados serão melhores.

Você tem um salão de beleza? Como você faz para se destacar na multidão? Compartilhe sua dica de sucesso nos comentários.

Post a Comment