10 indispensáveis estratégias de marketing para barbearias

10 indispensáveis estratégias de marketing para barbearias

Tempo de leitura: 4 minutos

 

O marketing para barbearias tornou-se algo comum no mundo da beleza. O homem contemporâneo sabe da importância de se cuidar e transmitir uma imagem positiva. De olho neste mercado, empreendedores da área de estética e beleza estão investindo em barbearias.

 

Com inovação, o mercado se reinventou e hoje está em franca expansão, com espaços incrementados e serviços diferenciados.

 

Por focar em um público diferente dos salões de beleza, clínicas de estética e spas tradicionais, as barbearias também requerem estratégias diferenciadas para atrair e reter clientes, neste caso, os homens.

 

Por essa razão, as estratégias de marketing para barbearias também têm suas particularidades. Para ajudar, selecionamos 10 dicas de marketing para barbearias com estratégias diferenciadas, como pede o negócio.

 

 

Afinal, o que é Marketing?

 

O marketing sempre foi importante para qualquer negócio. Hoje muitos estabelecimentos de beleza possuem profissionais especializados para cuidar dessa área. Mas no que consiste o marketing?

 

Um dos grandes autores do assunto, Philip Kotler – recomendamos a leitura dos livros dele – define marketing como:

 

“Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

 

Ou seja, o marketing é a troca de algo de valor de uma pessoa com outra. É uma relação social e não apenas promocional.

 

Por isso, é fundamental no marketing para barbearias, achar a pessoa certa, isto é, o público-alvo. Pois este público está aberto a trocar o dinheiro dele pelo seu serviço.

 

Não pense que o marketing é apenas ficar gritando ao mundo que o seu negócio existe. A sua divulgação precisa atingir as pessoas certas, as que estão dispostas a trocar o que elas tem de valor pelo o que você tem de valor.

 

Portanto, para colocar isso em prática, a seguir você vai ver 10 estratégias de marketing para barbearia para você aplicar. E se quiser entender melhor sobre o mundo das barbearias, nós temos um guia completo para barbearias gratuito!

 

Leia com atenção todas as dicas, pesquise bastante e, se tiver dificuldades com o assunto, procure alguém que possa fazer essas estratégias para você.

 

 

1 – Aprenda sobre empreendedorismo

 

Estude, faça cursos, leia, aprenda, aperfeiçoe-se. Uma das maiores dificuldades dos empreendedores da área de beleza e estética é a falta de conhecimento sobre gestão e marketing. Cursos na área podem ajudar a superar as dificuldades do dia a dia.

 

 

2 – Invista na promoção e divulgação da sua barbearia

 

Crie pacotes mensais, descontos e serviços diferenciados e conte com a ajuda das redes sociais para a divulgação. Hoje, elas são o melhor boca a boca. Faça sorteios de serviços para atrair novos públicos e aumentar sua carteira de clientes. Venda “combos” de barba e cabelo ou manicure + cuidados com a pele. Com criatividade é possível ter retorno sem investir muito.

 

 

3 – Tenha estratégias para fidelizar os clientes

 

Uma das melhores estratégias de marketing para barbearias é a fidelização. Como fazer isso? Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios como, por exemplo, a cada 4 cortes, ganha uma barba. Ou a cada cinco barbas, ganha um brinde. Um sistema para barbearia pode ajudar você a fazer tudo isso. Seja criativo, inove!

 

 

4 – Tenha o melhor atendimento

 

Uma coisa que faz toda a diferença quando se trata de estratégias de marketing para barbearias é o atendimento. Entre em contato com o cliente para lembrar do horário, ligue no dia do aniversário e faça pesquisas para avaliar o nível de satisfação com o atendimento. Peça retorno e implemente melhorias.

 

Se você ou algum dos colaboradores tem dificuldades na comunicação com o cliente, veja 10 sugestões fundamentais para falar bem e se destacar no mercado.

 

5 – Defina metas para a sua barbearia crescer

 

Para crescer, sua empresa precisa saber para onde quer ir. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Uma das principais dificuldades apontadas por profissionais da área de estética e beleza é não conseguir definir metas. Pode ser desde comprar um equipamento novo, até abrir uma filial.

 

 

6 – Tenha os melhores profissionais de estética e beleza

 

Motive sua equipe, cobre resultados e saiba elogiar um trabalho bem feito. Uma grande dificuldade para as empresas do setor é a falta de profissionais preparados. Prepare os seus e motive-os para que eles sejam seus parceiros.

 

 

7 – Apresente novidades na área de estética e beleza

 

Em um mercado tão dinâmico, estar atualizado é fundamental. Participe de cursos de atualização, palestras, workshops, feiras e eventos do setor. Esteja por dentro das novidades, leia, pesquise, saiba o que é tendência. Essa estratégia permite que você esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes.

 

 

8 – Quem é o público-alvo das barbearias?

 

Uma grande dificuldade de muitos empreendedores da área é não conhecer seus clientes e seu público-alvo. Pesquise, vá ao concorrente, analise o que ele tem de bom, converse com seu público, pergunte, saiba o que eles querem. Assim, você consegue otimizar recursos e investir onde, realmente, importa.

 

 

9 – Uma barbearia masculina precisa de um ambiente masculino

 

Um dos principais diferenciais da barbearia moderna é o ambiente. A maioria tem investido em decoração retro. Outros elementos como bar, cervejinha gelada, revistas masculinas e TV com futebol, também fazem sucesso entre os homens.

 

10 – Surpreenda seu cliente

 

Essa é a dica definitiva e que faz toda a diferença neste mercado tão peculiar que são as barbearias. Surpreenda seu cliente, ofereça algo que ele não espera ou que ele não encontra nos seus concorrentes. Faça-o se sentir especial e querer voltar a sua empresa.

 


 

Gostou das nossas dicas? Você também pode gostar de:

 

 

Trouxemos uma consultoria online gratuita que pode te ajudar com tudo isso. Clique aqui para mais informações.