10 formas de tornar seu espaço de beleza sustentável

formas de tornar seu espaço de beleza sustentável

10 formas de tornar seu espaço de beleza sustentável

Como profissionais de beleza, estamos sempre preocupados com a beleza dos clientes, porém com a destruição dos recursos naturais do planeta, deve torna-se também nossa responsabilidade cuidar da beleza do mundo em que vivemos e, para isso, precisamos adotar medidas sustentáveis. Vejamos dez maneiras de transformar um espaço de beleza em um local que demostre preocupação com o meio ambiente:

1 – Venda e utilize apenas produtos ecológicos

Anualmente, mais de 7 bilhões de embalagens plásticas são jogadas nos oceanos. O plástico, além de prejudicar a vida animal e os ecossistemas fundamentais, contém substâncias nocivas ao sistema reprodutor humano, podendo causar câncer. Então a primeira palavra para todo espaço de beleza com preocupações ecológicas deve ser reciclar.

2 – Ofereça produtos que não foram testados em animais

Mais de cem milhões de animais morrem anualmente em testes, e outros milhões são capturados e presos para servirem de cobaias. Isso não é apenas cruel, mas também compromete o ecossistema. Opte por produtos que possuam selo determinando que os mesmos não tenham sido testados em animais.

3 – Use tratamentos de queratina sem formaldeído

A procura por tratamentos à base de queratina é intensa. Verifique se os produtos que você utiliza não contêm formaldeído, pois essa substância é cancerígena.

4 – Faça uma decoração ecológica

Escolher uma decoração ecológica ajudará clientes a compreender a preocupação com o tema. Pode-se utilizar itens recicláveis. Os cartazes e livros de cortes de cabelo poderão ter imagens ecológicas. Há também no mercado tintas ecológicas para pintar as paredes, que não contêm VOC – Composto Orgânico Volátil. Essa substância causa irritação à garganta, problemas de respiração e até efeitos cancerígenos.

5 – Use equipamentos ecológicos

Caso não encontre produtos como secadores de cabelo, cadeiras ou mobília com material reciclável, pense em economizar, pois dessa forma já estará ajudando a natureza. Há lâmpadas que utilizam menos energia, por exemplo. Esteja atento para evitar vazamentos e gastar menos água. Utilize escovas de bambu e procure por secadores que poupem energia. Alguns salões de beleza atualmente possuem até sistemas de reciclagem de água.

6 – Use tintas orgânicas para cabelo

Um dos melhores meios de preservar a sua saúde e a dos clientes é utilizar tintas para cabelo sem amônia. A amônia é relacionada com problemas de saúde e de respiração, além de ter um cheiro extremamente forte. Ela também altera o pH natural do cabelo, prejudicando-o. Produtos sem amônia deixarão os cabelos dos clientes com cores mais vibrantes, duradouras e brilhantes. Verifique também se os produtos naturais utilizados na marca de tinta que for escolher tenham sido cultivados sem o uso de produtos químicos ou pesticidas.

7 – Verifique se seus fornecedores possuem consciência ecológica

Muitas empresas cosméticas atualmente preocupam-se com questões ecológicas, e colaboram com o meio ambiente através de ações como plantar árvores, por exemplo. Verifique se seus fornecedores possuem essa consciência sustentável.

8 – Use produtos com refil

Espaços de beleza sustentáveis fazem uso de produtos que possuam refil, desse modo evitam o excesso de fabricação de embalagens plásticas. Você também poderá oferecer produtos que possuam refis aos seus clientes, mostrando preocupação com o ecossistema. Além disso estará evitando o desperdício, o que também é um pensamento sustentável.

9 – Lave as toalhas com eficiência

Economize água e sabão ao lavar as toalhas do salão. Lembre-se de utilizar uma marca de sabão que use elementos naturais, pois, além de estar ajudando a natureza, você evitará alergias em clientes com a pele mais sensível.

10 – Crie atividades ecológicas com seus fornecedores, colaboradores e clientes

A maioria dos espaços de beleza fecha às segundas-feiras, aproveite e organize eventos ecológicos anuais com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Vocês poderão ir até um parque plantar algo, ou recolher lixo em algum local. Até mesmo criar uma festinha vegetariana e utilizar o lucro para ajudar a alguma entidade sem fins lucrativos.  Não se esqueça de postar as fotos do evento e em seu salão e na internet.

Alguns profissionais já aderiram ao conceito de sustentabilidade no dia a dia e estão fazendo sucesso. É o caso do Fred Beauty, em Brusque, Santa Catarina e de Marcos Proença, no Jardim Paulistano, em São Paulo. E as empresas de cosméticos também não ficam para trás já que marcas como Schwarzkopf, Lowell, Lushcosmetics já possuem linhas sustentáveis.

As possibilidades são infinitas para transformar qualquer espaço em um local sustentável. Seus clientes apreciarão a iniciativa, você ficará feliz e sobretudo a natureza agradecerá.

Gostou? Então compartilha =)

Post a Comment