10 segredos de como montar um salão de beleza de sucesso

segredos de como montar um salão de beleza de sucesso

10 segredos de como montar um salão de beleza de sucesso

Se você está pensando em abrir um salão de beleza, clínica de estética, spa ou simplesmente trabalhar como autônoma (o) este post é para você!

“Se você trabalha só por dinheiro, você nunca vai ter sucesso, mas se você ama o que você está fazendo e você sempre colocar o cliente em primeiro lugar, o sucesso será seu.” – Ray Kroc

Abaixo está dicas em forma de um passo-a-passo de como começar a ter seu negócio próprio:

#1 Pesquise a concorrência.

Você precisa saber quais serviços eles estão oferecendo e quais são as faixas de preço que escolheram. Considere pagar por uma massagem ou algum outro serviço dos concorrentes para experimentar na pele o que eles estão fazendo bem e mal.

#2 Escolha quais os serviços que pretende oferecer.

Este pode ser apenas um esboço do que você irá oferecer, mas ele vai ajudar a determinar o tamanho do seu espaço, equipamentos e funcionário necessários. Por exemplo, você pode querer oferecer pedicures e manicures, serviços de massagens, tratamentos faciais, corte de cabelo cabelo e maquiagem. Perceba que naturalmente alguns serviços irá afetar o layout do seu encanamento e energia elétrica. Além disso, fazer alguma pesquisa para descobrir o quanto de espaço cada espaço vai exigir.

#3 Procure o local mais adequado.

Evite estar perto de muitos concorrentes mas também procure uma localização perto do público alvo que você busca. No mínimo, sua localização deve ser de fácil acesso para seus clientes. Alguns fatores são essenciais:

  • Área de grande movimentação – ruas movimentadas, shoppings ou locais de grande visitação (exemplo: supermercado);
  • Tente ter fácil acesso. Se o estacionamento for díficil e o transito é intenso os clientes podem considerar que não vale a pena o esforço,
  • Mantenha distância dos concorrentes.

 #4 Entenda a quantidade de dinheiro necessário

Começar um novo negócio pode custar muito dinheiro, e a maioria dos empresários não irão ter lucro nos primeiros anos. Você deverá considerar:

  • Por quanto tempo você se sustenta até o lançamento? Calcule quanto você precisa todo mês, suas reservas e quanto precisa fazer todo mês para pelo menos ficar no 0 a 0.
  • Comece calculando seu custo mensal de funcionamento. Quanto vai precisar todo mês: aluguel, licenças, treinamento, folha de pagamento, suprimentos, energia, internet, um fundo de emergência e demais gastos.
  • Uma vez que você já sabe quanto vai cobrar pelos serviços e já possui um orçamento de quando irá gastar, você tem ideia de quanto precisa vender para começar a ter lucro. Estimar a quantidade de serviços (cortes de cabelo, cores, manicures, massagem, outros) que você pode realizar em uma semana ajuda a entender se os preços, quantidade de funcionários e/ou custos estão de acordo.  Lembre-se que, apesar de você precisar cobrar o suficiente para ter lucro, você não pode cobrar muito ou vai afastar os clientes. Tente definir uma faixa de preço que seja justo para os seus clientes e que ajude a fechar as contas.
  •  Precisa de um empréstimo? Junte-se ao SEBRAE e busque auxilio e vantagens em financiamentos.

 #5 Esteja dentro da lei.

Infelizmente, ser responsável por um negócio significa ter que lidar com toda uma burocracia e papelada. E você deve ser o mais cuidados possível com essa parte! Busque um advogado e contatos para lhe ajudar.

(Como eu não sou especialista neste assunto prefiro apenas mostrar a importância e deixar que um profissional lhe oriente)

#6 Prepare o melhor ambiente possível

Dependendo do seu orçamento e público alvo pode ser necessário recorrer a um arquiteto, principalmente se fizer intervenções estruturais no prédio. De qualquer forma é preciso planejar o tempo de construir, reformar e decorar o ambiente.

Nesta fase você irá comprar os móveis e equipamentos: para balcão, salas de tratamento, cadeiras e lobby. Muitas pessoas esquecem da quantidade de móveis e equipamentos necessários para compor um salão ou uma clinica e acabam estourando o orçamento. Por isso, naquelas visitas aos concorrentes anote tudo que você julgar necessário em seu espaço. Existe também na internet muitas opçóes de móveis usados. Dependendo da qualidade pode valer muito a pena.

#7 Contratar pessoal qualificado e treinado.

Baseado no seu orçamento e no quantidade de serviços que você terá de vender para ter lucro você consegue imaginar a quantidade, qualidade e tipo de técnica necessária.

Para procedimentos estéticos, que por ventura podem causar riscos a saúde dos clientes, certifique-se ao máximo de contratar pessoas qualificadas e bem treinadas. Lembre-se que é sua responsabilidade como o proprietário (a) do salão assegurar que o seu pessoal seja adequadamente treinados para cada procedimento oferecido.

É interessante também produzir um manual simples de procedimentos do seu salão/spa/clínica, para entregar a cada empregado. Estes documentos são geralmente fáceis de encontrar na internet e, em seguida, você pode personalizá-los para o seu negócio. Ela vai lhe poupar muita dor de cabeça a longo prazo. Aproveite o material para também colocar padrões de comportamento desejáveis.

#8 Divulgue seus serviços

Fazer a fachada do seu salão, cartões de visita, criar um site para seu salão, enviar comunicados de imprensa, criar panfletos e cupons de desconto. Faça o máximo que seu orçamento permitir e esteja por dentro de cada ação. Assim você vai entender o que funciona e o que não funciona e depois poderá escolher no que investir no futuro.

Baixe nosso ebook com 63 idéias de marketing para salões.

#9 Planeje uma grande festa de abertura.

Você pode oferecer mini-tratamentos/serviços gratuitos, servir comes e bebes e, claro, interagir pessoalmente com cada novo cliente. Ofereça um descontos para primeiros clientes e convide toda a vizinhança. Um bom lançamento pode ser crucial para um pontapé rentável em seu espaço de beleza e estética.

#10 Manter seus clientes satisfeitos.

É importante que a sua empresa a crie e mantenha a melhor reputação possível para que seus clientes voltem sempre. Tente dar-lhes a melhor experiência possível toda a vez que fizerem algum serviço, fazendo com que se sintam valorizados.

A  melhor ferramenta de marketing de um salão de beleza/spa/clínica de estética é o boca-a-boca. Se uma cliente está feliz com os resultados, ele ou ela vai voltar; afinal de contas, é uma questão de confiança. Clientes satisfeitos podem ajudar a anunciar o seu negócio para seus amigos, familiares e colegas.

#11 Administre e controle sua agenda, base de clientes e fluxo de caixa

  • Coletar informações de seus clientes e mantê-las atualizadas é a base para um relacionamento mais próximo. Por exemplo, e-mail, telefone celular, últimos serviços, data de aniversário e outros dados importantes.
  •  Controlar rigorosamente as agendas de seus funcionários todos os dias. Assim você evita problemas de horários com clientes e consegue saber exatamente como está seu desempenho e de seus funcionários.
  •  Comunicar novidades e promoções para seus clientes de forma inteligente. Por exemplo, mensagens para aniversariantes da semana, promoção do dias das mães ou promoção para quem não faz serviços com você a mais de 6 meses.
  •  Controlar exatamente quanto entra e sai de dinheiro todos os dias. O gasto com produtos, quantidade em estoque e quanto de lucro você tem. Ter isso atualizado é fundamental para não falir!

Todas essas atividades exigem tempo e atenção. E precisam ser feitas diariamente! Ter um software de gestão e marketing especializado facilita seu trabalho. Ainda mais se você começar desde o inicio com um sistema desses (Eu já vi pessoalmente muitos salões antigos e respeitados com listas enormes desatualizadas de clientes e até alguns spas que quebraram por não controlar o fluxo de caixa no detalhe).

Espero que eu tenha te ajudado. Se quiser saber mais sobre esse tema veja outros conteúdos do UBeleza.com:

Gostou? Compartilha!

Dúvidas? Deixe um comentário! 😉

Post a Comment