10 serviços extras que farão seu espaço de beleza dar mais resultados

23 de abril, 2019

Gestão, Marketing

 

Quem é dono ou administra um espaço de beleza sabe dos desafios de atrair novos clientes ou fidelizar antigos e é difícil saber como fazer o salão de beleza dar mais resultados. Sabemos também que muitos dos seus clientes são atraídos por ter contato com seu portfólio de serviços.

 

Mas será que precisa sempre ser assim?

 

Conhecendo bem o perfil do seu público-alvo, avaliando sua localização estrategicamente e conhecendo bem sua sazonalidade você pode pensar em outros serviços que podem criar um diferencial para seu negócio.

 

 

10 serviços que farão seu salão de beleza dar mais resultados

 

 

Confira 10 dicas de serviços diferenciados que seu salão, spa ou clínica de estética pode oferecer e que podem ser exatamente o que você precisa para melhorar os resultados do seu negócio.

 

Lembrando que os resultados do seu negócio estão ligados não somente com você, mas com toda a sua equipe. Por isso, antes de qualquer passo, é fundamental que você trabalhe com grandes talentos. Precisa de ajuda nisso? Leia também:

 

 

1. Agendamento online

 

Esse é o serviço que além de proporcionar uma maior facilidade para o cliente também pode facilitar a sua vida. Sabemos que o cotidiano dos espaços de beleza é muito corrido, mas precisamos pensar pelo outro lado, nossos clientes também tem uma vida corrida!

 

Agora pense que mesmo com toda a correria todo mundo ainda tira uns 5 minutinhos pra dar uma olhada no celular. Portanto com o agendamento online seu cliente já consegue realizar o agendamento com o seu salão em 1 clique, e o melhor disso tudo é que você também desafoga o seu telefone e sobra mais tempo para realizar mais serviços ou até mesmo pensar em novas oportunidades de melhoria do seu espaço.

 

 

2. E-commerce

 

Aproveitando que estamos falando sobre tecnologia e como ela pode nos ajudar, já pensou em vender seus produtos pela internet? Ou até mesmo revender produtos pela internet? Caso você tenha respondido não, eu vou te explicar o porque você precisa aderir a essa prática.

 

Para correr atrás dos melhores produtos de beleza do mercado por um preço mais acessível demanda tempo, e tempo é uma coisa preciosa entre os donos e gestores de Salões de Beleza. Então por que não utilizar uma plataforma que te ajude a vender?

 

Hoje já existe uma plataforma específica para venda de produtos  de beleza, então basta anunciar o seu produto na plataforma ou simplesmente indicar os produtos e ganhar uma taxa pela indicação. Trabalhar com E-commerce pode ser uma renda extra para o seu espaço, então vale a pena pesquisar melhor sobre!

 

Além de vender com muito menos esforço você proporciona uma experiência muito melhor para o seu cliente que tem um leque de opções muito maior!

 

 

3. Pagamento da cadeira

 

 

Essa é uma facilidade que algumas das soluções de pagamento voltadas para o mercado da beleza já disponibilizam. Com os aplicativos integrados com o sistema de gestão do salão, as clientes conseguem realizar o pagamento até mesmo da cadeira, por um simples clique.

 

Esse é um diferencial enorme para o seu salão, pois gera um conforto enorme para os seus clientes. Imagina sua cliente acaba de fazer a unha e ao invés de precisar abrir a bolsa, pegar o cartão/dinheiro na carteira ela simplesmente aperta um botão no aplicativo e o pagamento está feito?

 

Mas não é bom apenas para o cliente, junto ao agendamento online se a sua cliente não aparecer você já consegue cobrar uma taxa de “no show”, então se cliente decide não aparecer e não avisa você não sai no prejuízo total.

 

 

4. Programas de fidelidade

 

 

Indo muito além de um cartão de fidelidade, os programas levam em foco o cliente e qual cliente não gosta de se sentir lembrado?

 

Não estou falando para não usar os cartões de fidelidade, eles são uma ótima oportunidade de fazer os seus clientes realizarem mais serviços. O que eu falo aqui é de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu cliente.

 

Anote todas as vezes que ele veio, qual serviço ele costuma fazer, qual produto ele prefere usar. Dessa maneira você já sabe qual produto usar, já tem uma noção do serviço que ele vai realizar e também a frequência que o cliente costuma voltar ao seu espaço.

 

Ele não apareceu? Mande uma mensagem perguntando se está tudo bem, falando que sentiu falta dele nessa semana. Todo cliente gosta de ser lembrado!

 

 

5. Dia da noiva

 

 

Básico pra alguns espaços de beleza, nem tão básico para outros. Se você ainda não oferece um dia da noiva, é hora de começar a pensar na possibilidade.

 

Você não precisa de uma grande estrutura: adapte os serviços à realidade do seu salão.

 

Se você tem pouco espaço, faça pacotes menores (ex: spa de pés mãos, depilação, massagem relaxante, sobrancelha, maquiagem e cabelo) e vá aumentando a quantidade de serviços no pacote à medida que você tiver em seu negócio mais profissionais capacitados ou espaço disponível.

 

Perceba que muitas vezes é necessária apenas uma organização logística dos profissionais que você já tem para oferecer esse novo serviço.

 

 

6. Massagens relaxantes

 

 

Você não precisa ter um massagista contratado formalmente para oferecer este serviço. Como boa parte desses profissionais é autônomo, você pode contratá-lo sob demanda: ele vem atender somente quando houver marcações.

 

Faça uma parceria com um bom profissional e estabeleça uma remuneração justa para ambas as partes. E se perceber que a demanda é alta, você pode pensar em contratar um profissional para tempo integral. É um ótimo passo para fazer seu salão de beleza ter mais resultados. 

 

 

7. Spa de pés

 

 

Mais do que apenas um pedicure, você pode oferecer um verdadeiro momento de relaxamento.

 

Imagine o dia a dia de suas clientes: muitas usam salto o dia todo pra trabalhar, outras ficam em pé longas horas, ou tem dias estressantes.

 

O quão gostoso é mergulhar os pés em uma água morna, com cristais de sal, um óleo aromático agradável?

 

Ofereça treinamento para suas manicures de como massagear os pés de forma relaxante. E faça do momento de fazer unha um alívio no dia de suas clientes.

 

 

8. Oferecer profissionais in loco

 

 

Aproveite a sazonalidade semanal nos dias de pior movimento no salão e desloque profissionais para empresas parceiras em que possam ser feitos procedimentos simples (unhas, sobrancelhas, maquiagem).

 

Diversas empresas até oferecem isso como benefício para seus colaboradores, então por que não propor uma parceria para empresas que são próximas?

 

Você dispõe de uma terça ou quarta-feira quase ociosa para complementar a renda e ganhar novas clientes para outros procedimentos que só podem ser feitos no salão.

 

Basta oferecer um pequeno brinde (como uma lixa) com seu telefone e endereço e, claro, aproveitar este momento para mostrar a qualidade do seu trabalho.

 

 

9. Visagismo

 

 

Como o visagismo procura harmonizar e valorizar aspectos pessoais através de recursos estéticos, este é um serviço complementar fantástico para espaços de beleza.

 

Se não tiver profissionais com esse conhecimento, não se preocupe: há cursos e livros sobre o tema que podem capacitar seus colaboradores a oferecer este diferencial.

 

Quantas de suas clientes chegam ao salão sem saber o que fazer com o cabelo? Uma orientação bem dada é algo de muito valor.

 

 

10. Curso de Automaquiagem

 

 

Ao contrário do que você imagina, esse não é um serviço que compete com a maquiagem que você já oferece. São momentos de compra distintos e que farão o seu salão de beleza ter mais resultados. 

 

Uma maquiagem feita num salão ou spa geralmente atende à necessidade de compra de um produto especial: casamentos, formaturas, festas especiais. Já o curso de automaquiagem ajuda suas clientes a se sentirem mais seguras para fazer a maquiagem do dia a dia.

 

Provavelmente sua maquiadora já sabe como orientar as pessoas a fazer isso e você ainda pode fazer parcerias com fabricantes de maquiagem ou consultoras dessas empresas para realizar workshops.

 

Se o seu negócio é o facilitador desse treinamento para suas clientes, certamente elas vão valorizar ainda mais seus serviços.

 

 

Dica importante: não tente oferecer um monte de novos serviços de uma vez. Escolha alguns que acredita que podem ser de mais fácil implantação e que tem maior chance de adesão por novas clientes.

 

Se conseguir, faça uma pequena pesquisa (mesmo que somente durante uma semana) perguntando a suas clientes quais dos serviços que você pensa em implantar que elas mais gostariam que seu estabelecimento tivesse.

 

Como fazer seu salão de beleza dar mais resultados pode ser simples, mas entender sua realidade e seu público é fundamental na hora de implantar os novos serviços com sucesso.

 


 

Trouxemos uma consultoria online gratuita que pode te ajudar com tudo isso. Clique aqui para mais informações.

 

 

Letícia Zanaroli

Letícia Zanaroli


Matérias relacionadas

Tudo sobre como montar um salão de beleza e estética – De A a Z

Carreira e Negócios

Tudo sobre como montar um salão de beleza e estética – De A a Z

Carreira e Negócios

Tudo sobre como montar um salão de beleza e estética – De A a Z


Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

23 de abril, 2019

Quanto custa para abrir um salão de beleza

Carreira e Negócios

Quanto custa para abrir um salão de beleza

Carreira e Negócios

Quanto custa para abrir um salão de beleza


Equipe UB Equipe UB

13 de junho, 2019

Gestão

Como preparar seu salão para a Black Friday

Gestão

Como preparar seu salão para a Black Friday


Equipe UB Equipe UB

30 de setembro, 2019

Como divulgar meu salão de beleza

Gestão

10 ideias incríveis de como divulgar um salão de beleza

Gestão

10 ideias incríveis de como divulgar um salão de beleza


Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

10 de abril, 2019

Atrair clientes homens sem ter barbearia

Marketing

Como Atrair Clientes Homens Sem Ter Barbearia

Marketing

Como Atrair Clientes Homens Sem Ter Barbearia


Equipe UB Equipe UB

6 de agosto, 2019

Marketing

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

Marketing

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza


Equipe UB Equipe UB

20 de fevereiro, 2017

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019


Dra. Dani Venâncio Dra. Dani Venâncio

14 de fevereiro, 2019

Como organizar salão de beleza

Gestão

Como Organizar seu Salão de Beleza de Forma Simples

Gestão

Como Organizar seu Salão de Beleza de Forma Simples


Equipe UB Equipe UB

3 de setembro, 2019

Assine nossa newsletter