10 Ideias Incríveis de como Divulgar um Salão de Beleza

10 Ideias Incríveis de como Divulgar um Salão de Beleza

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está abrindo um salão, uma nova unidade ou simplesmente administrando o seu salão de beleza, não importa, saber como divulgar seu salão de beleza é essencial para se destacar em meio a concorrência.

 

Também não importa se você é autônomo ou dona de uma grande rede de salões, as dicas a seguir são fáceis de serem colocadas em prática e podem trazer um retorno notável.

 

Antes de falar as dicas, gostaria de propor um exercício fundamental do marketing: definir o perfil de sua clientela.

 

 

Qual o perfil dos seus clientes?

 

Idade, preferências, classe social, profissão/ocupação e etc.

 

O que fazem?

 

Liste o que esses clientes gostam de fazer, de ir, de ler, assistir, sobre o que conversam e outras características que pode te dar ideias interessantes.

 

Por que os clientes fiéis te amam?

 

Liste também porque seus clientes de anos ainda voltam para você, pelo que você é reconhecida, quais elogios que recebe e etc.

 

Esses três pontos irão fazer com que você escolha as melhores ideias para alcançar seu cliente ideal e chamar a atenção dele para o seu espaço.

 

 

Baixe o Guia para Negócios de beleza gratuito!

 

 

Agora as 10 dicas de como divulgar salão de beleza:

 

1. Parceiros locais

 

Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados, como porcentagem de desconto em um serviço específico.

 

Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide. O presidente e diretor principal pode ser o seu alvo mas em alguns casos gerente/diretores de RH que cuidam do bem estar da empresa podem ser a pessoa com quem deseja falar. Para chegar nessas pessoas é preciso cativar o porteiro, estagiário ou secretária; invista.

 

Não fique com vergonha, você é excelente no que faz e não precisa ter medo de divulgar para todos.

 

Lembre-se de deixar panfletos e/ou cartões de visita nos possíveis parceiros, pois mesmo que não aceitem de primeira ter algo para lembrar da sua marca em um momento com mais calma pode fazê-los mudar de idéia.

 

A pizzaria, supermercado, academia ou farmácia vizinha pode ser um ótimo aliado. Você divulga para eles e eles para você. Justo não? Não seja tímido, passe lá e marque uma conversa rápida. Lembre-se de já pensar no que o parceiro pode ganhar também.

 

 

2. Divulgue nas redes sociais

 

Como hoje os computadores e celulares estão cadas vez mais presente no nosso cotidiano nada mais justo que utilizar essas ferramentas ao nosso favor, como hoje o Brasil é um dos países que mais utilizam redes sociais do Mundo divulgar nas redes sociais é muito importante.

 

Mas como assim divulgar nas redes sociais?

 

Criar um instagram e/ou um facebook para divulgar fotos do seu trabalho e também do cotidiano do salão, como o aniversário de uma funcionária, pois queremos passar a imagem de que o salão é um amigo do cliente.

 

Algumas redes sociais já até possibilitam o agendamento através das redes sociais, como consumidores adoram inovações essa pode ser uma boa ferramenta para o seu salão.

 

Divulgue também promoções que são válidas apenas para quem seguir as suas redes sociais, como apresentando um print de uma imagem publicada no story do instagram seu cliente tem direito à 10% de desconto em tal serviço/produto.

 

 

3. Organize Eventos e Happy Hours

 

Organize eventos para receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na “boca do povo”. Comemore o aniversário do seu salão, o dia do cabeleireiro ou qualquer outra data importante.

 

Oferecer um espumante, sucos, batidas, chás, cafés, entradas e até mesmo tortas pode ser uma ótima, porque desta maneira vamos proporcionar a melhor experiência possível ao nosso cliente. O orçamento apertou? Invista em parcerias.

 

 

4. Parceria com Fotógrafos Locais

 

Fotógrafos estão sempre precisando de maquiadores e estilistas para os seus trabalhos. Além de muitas vezes ser pago por seus serviços no local, os estilistas obtém o crédito junto com o fotógrafo por quaisquer fotografias publicadas, seus maquiadores e cabeleireiros também podem ter o crédito.

 

 

Baixe o Guia para Negócios de Beleza gratuito!

 

 

5. Incentive postagem nas Redes Sociais

 

Suas clientes com certeza possuem algum perfil na rede social e, naturalmente, um celular que tire boas fotos, logo eles também conseguem divulgar seu salão.

 

Ofereça brindes ou pequenos descontos para incentivar os seus clientes a postarem seu trabalho nas redes sociais deles, um pequeno agrado em troca da postagem ajuda a ter mais postagens e com isso alcançando mais pessoas, podendo despertar o interesse no seu salão.

 

 

6. Faça Concursos

 

Um bom corte de cabelo custa apenas o seu tempo, e pode trazer novos clientes.      

 

Concursos do tipo: Pedir aos seus cliente publicar uma foto do seu trabalho nas redes sociais deles. Quem tiver mais curtidas e/ou compartilhamentos na foto publicada ganha um corte de cabelo. Não se esqueça de exigir a marcação do seu perfil na publicação. Essa é outra maneira de incentivar os seus clientes a divulgarem seu trabalho.

 

Tomando um ar de competição os clientes vão correr atrás de curtidas e compartilhamentos. Isso ajuda a levar seu trabalho à novos potenciais clientes que ainda não conhecem seu salão.

 

 

7. Fique em Dia com as Tendências mais Quentes

 

Esta indústria muda rápido. Estar sempre atualizado e na vanguarda do que acontece ajudar que você seja divulgado boca a boca por suas clientes. Fez um tratamento novo? Uma cor de unha que acabou de lançar? Imagine o que suas clientes não vão falar, tirar fotos e compartilhar.

 

Um ótima ideia é começar a oferecer agendamento online,como falamos acima o uso do celular e computadores no cotidiano das pessoas é inevitável, assim como a facilidade que essas ferramentas nos oferece é incrível.

 

Hoje não precisamos mais ser interrompidos em um corte para atender um telefone e marcar um cliente, conseguimos disponibiliza uma página na internet e/ou um aplicativo para os clientes escolherem o próprio horário.

 

8. Manter contato com o cliente

 

 

O envio da mensagem de texto ocasional para seus clientes pode ter um grande impulso em reservas. Lembretes ou avisos para promoções especiais só é recomendado para cliente regular.

 

 

Porém, como clientes muito antigos já pode ter encontrado um novo cabeleireiro e pode se sentir desconfortável pedindo-lhe para parar de mensagens deles.

 

Atente-se à frequência e quantidade de mensagens, não seja aquele vendedor de imóveis inoportuno.

 

Hoje já temos diversas ferramentas que enviam SMS, E-mail e Whats App automático para os seus clientes. Com os sistemas de gestão evoluindo com a tecnologia você também consegue ter um cadastro do seu cliente para acompanhar a frequência dele ao seu salão.

 

 

9.  Venda seus Produtos Online

 

Muitos salões de cabeleireiro e centros de estética vendem produtos cosméticos. Por que não vendê-los pela internet também?

 

 

Ressaltamos várias vezes durante as dicas sobre como a internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, então anunciar seus produtos online pode ser uma boa forma de aumentar suas vendas e também mostrar que seu salão oferece facilidades para os seus clientes.

 

 

10. Programa de fidelidade

 

Agora que conseguimos divulgar o trabalho e atrair mais clientes para o nosso espaço temos que saber saber como manter a taxa de retorno deles ao estabelecimento. Uma das práticas mais simples e efetiva é o programa de fidelidade.

 

Fazendo um programa de fidelidade onde você coloca uma meta para o seu cliente e oferece um prêmio para os que atingirem essa meta.

 

Por exemplo:   “A cada 10 cortes ganhe 50 reais para gastar no salão”, ou “A cada 10 cortes ganhe o décimo primeiro”

 

Nos mercado já temos sistemas que te ajudam a manter o controle do programa de fidelidade. Vale a pena dar uma pesquisada.

 

 

Baixe o Guia para Negócios de Beleza gratuito!

 

 

Concluindo

 

Hoje temos diversas ferramentas para te ajudar a divulgar seu salão de beleza, basta saber a melhor forma de utilizar.

 

Lembre-se sempre de tentar fidelizar seu cliente da melhor maneira possível.

 

Atrair um cliente mas não fidelizá-lo é um erro de divulgação. Sem fidelizar ele não irá continuar trazendo lucro para o seu salão, por isso essa etapa é muito importante.

 

O que achou? Gostou?

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

1.044 Comments