3 dicas para controlar o financeiro do seu salão

Aplicativos para Salão de Beleza

3 dicas para controlar o financeiro do seu salão

Tempo de leitura: 3 minutos

O gasto começa a aumentar e o dinheiro que entra não está cobrindo todas as despesas, e quando percebemos já é tarde demais, entramos no vermelho.

 

Mas não precisa entrar em pânico, essa situação é reversível e é exatamente esse o propósito desse post, mostrar como podemos evitar ou até mesmo sair dessa situação com algumas dicas de administração financeira.

 

Por onde devo cortar meus gastos?

 

O primeiro passo para começarmos a cortar os nossos gastos é identificar por onde o seu dinheiro está saindo, e também entender se é um gasto que tem a possibilidade de ser cortado ou não.

 

E aí você deve estar se perguntando como identificar o gasto, certo? Mas a resposta é bem simples, anotando e fazendo controle diário do que entrou no seu caixa e do que saiu.

 

É importante categorizar os seus gastos, ou seja, saber se é para pagamento de profissional, contas fixas, investimentos no salão ou para repor seu estoque de produtos e materiais. Então, saberemos quais gastos devemos e podemos cortar e quais gastos não devemos, vão aqui 3 dicas para se orientar:

 

 

1 – Esse gasto te traz algum retorno financeiro?

 

Quando falamos em um gasto que te traz retorno financeiro, falamos em investimentos. Todos os produtos e equipamentos que são essenciais para os procedimentos são de extrema importância para você, pois eles são a sua fonte de renda. Então por mais que você gaste, você ganhará dinheiro em cima desse gasto.

 

Mas devemos avaliar também se é um gasto que vale a pena mantê-lo, se o esforço e tempo que você tem para encontrar tal produto ou equipamento ou o esforço e tempo que você gasta nesse procedimento vale a pena com o retorno que ele traz.

 

Se a resposta for “não, não vale a pena”, está na hora de eliminar esse gasto e se dedicar aos que realmente trazem um retorno financeiro significativo. Se a resposta for “Sim, vale a pena manter” então pense em como ele pode render mais ainda!

 

 

2 – Esse gasto é importante para o funcionamento do salão?

 

Quando pensamos em gastos importantes para o nosso estabelecimento, estamos falando sobre os gastos administrativos, ou seja, todas a despesas que são importante para o salão continuar funcionando.

 

Podemos colocar nessa parte as contas de luz, conta de água, lavagem das toalhas, entre muitas outras despesas que os salões possuem, dificilmente vamos cortar um gasto dessa categoria.

 

“Então como podemos economizar nessa parte?”

 

Tome cuidado com gastos desnecessários, como esquecer alguma luz ligada, torneiras com vazamento, chame a atenção dos seus profissionais que não tem o devido cuidado.

 

 

3 – Esse gasto te ajuda a atrair mais clientes?

 

Vamos falar das despesas que temos com a atração de clientes, categorizamos isso como despesas de marketing. podemos identificar nessa categoria os envios de SMS, os gasto com anúncios, os programas de fidelidade, promoções.

 

Lembre-se, Marketing não é apenas abaixar o preço! Marketing envolve toda a estratégia de venda, vai desde a fidelização do cliente até a promoção.

 

O segredo para cortar os gastos nessa categoria é ter sempre anotado o retorno que a ação gerou. Estipule uma meta, então se você costuma faturar R$ 5.000 no mês, coloque uma meta maior para o próximo mês.

 

Se mesmo com a promoção você chegou no mesmo número que o mês sem promoção, então não vale a pena mantê-la. Com as despesas de marketing só vale a pena manter aquilo que aumenta o seu faturamento, ou que divulgue a sua marca, mas sem prejuízo.

 

Corte tudo aquilo que não te traz retorno, e invista mais tempo e dinheiro naquilo que te traz mais lucro!

 

 

Conclusão

 

Devemos sempre anotar tudo o que está acontecendo dentro do salão, tudo o que entra e sai do salão e o mais importante: Por que está entrando e por que está saindo?

 

Anotando as transações conseguimos sempre ter um maior controle e também conseguimos medir os resultados para ver se está trazendo ou não resultados, e tudo aquilo que não nos traz resultados não faz sentido dar continuidade!

 

Sabemos que é muito trabalho anotar tudo o que acontece dentro do salão, mas com a tecnologia, hoje já existem sistemas de gestão que podem te ajudar a controlar não só o seu financeiro, como o estoque, o marketing, entre outras funcionalidades, vale a pena conferir!

 

Tente implementar essas práticas no seu espaço e nos conte nos comentários se te ajudou!

Post a Comment