Abrir um negócio não é uma das tarefas mais simples, contudo, além da burocracia inicial é necessário ter em mente que é necessário fazer uma boa gestão para se manter e ter sucesso no mercado. Pensando nisso, conheça 3 maneiras de fazer seu salão de beleza crescer.
Aprenda a se consolidar no mercado da beleza
Saber como fazer seu salão de beleza crescer é fundamental para que o negócio se sustente por longos períodos e não se resuma apenas ao “buzz da inauguração”.
Entretanto, nem sempre encontramos formas eficazes de isso acontecer, por isso é comum vermos gestores se questionando por que o salão de beleza não está prosperando.
Grandes empresários sofrem do mesmo problema, ter ideias e principalmente saber como colocar as ideias em prática são grandes desafios para qualquer pessoa que possui um negócio – especialmente na hora de diferenciar o salão da concorrência.
Se você está pensando em montar um salão de beleza, também não deixe de ler aqui e aplicar as estratégias logo no início.
Como fazer o salão de beleza crescer
Jay Abraham, escritor, palestrante e CEO do Grupo Abraham diz que existem 3 maneiras de fazer um negócio crescer, são elas:
- Aumentar o número de clientes;
- Aumentar o valor da transação média por cliente;
- Aumentar o número de transações por cliente.
Este é o sistema mais simples e poderoso que existe no mundo dos negócios. E quando você entender exatamente como tudo funciona, seu salão de beleza nunca mais será o mesmo.
Empresas como Starbucks, McDonalds e Amazon utilizam este mesmo método para dominar diariamente os seus mercados de atuação. E a melhor parte disso é que você pode fazer o mesmo, pois não depende de nenhum recurso complexo.
Para entender melhor o mercado de beleza, você pode baixar gratuitamente o nosso E-book “Guia Completo Para Negócios de Beleza”, certamente você vai encontrar grandes ideias ao ler esse material e também o conteúdo aqui em baixo!
Então, vamos lá!
1. Como aumentar o número de clientes do seu salão de beleza?
Um erro muito comum na maioria dos salões de beleza é investir em divulgação e aquisição de clientes somente no início da operação. E pior, na maioria das vezes o material de divulgação tem por único objetivo vender.
Quando Jay Abraham diz que o primeiro passo do método é aumentar o número de clientes, não significa que todos estes novos clientes precisam pagar integralmente pelos seus serviços.
E também não significa que você precisa dar tudo de graça. Contudo “vender alguns serviços quase de graça” em algumas situações pode trazer uma nova fonte constante de clientes.
Considere a possibilidade de montar um plano de negócios para salão de beleza com pelo menos 1 ação por mês onde seus serviços são vendidos em pacotes por preços incríveis ou distribuídos quase de graça via parceiros. Pense nisso como um investimento e não como um custo.
Outro aspecto importante é sempre pensar: Será que é fácil para o seu potencial cliente decidir pelo seu salão de beleza?
Todo cliente em potencial precisa responder a 3 perguntas antes de realizar uma compra:
- É perigoso fazer negócio com esta empresa?
- É complicado?
- É interessante?
Sem exceção, todos fazemos instintivamente estas 3 perguntas antes de tomarmos uma decisão.
Adaptando este cenário para o seu salão de beleza, uma dica simples, mas poderosa para diminuir sensivelmente o aspecto “perigoso” de fazer negócios com o seu salão de beleza seria apresentar dicas e tutoriais em vídeo em um canal no Youtube, por exemplo.
Um canal no Youtube demonstrando os serviços realizados em seu salão de beleza podem aumentar a sua credibilidade no mercado local, diminuir a desconfiança do potencial cliente e ao mesmo tempo “vender” o seu salão sem necessariamente vender algo específico para quem está assistindo.
Note que além de trabalhar o aspecto “perigoso”, os vídeos demonstram também o quanto é fácil e interessante ser cliente do seu salão de beleza.
Uma vez respondida as 3 perguntas anteriores (por meio de vídeos por exemplo) juntamente com a oferta de determinados serviços por um preço incrível em certas ocasiões do mês, certamente a sua base de clientes tende a aumentar constantemente ao longo do tempo.
Para finalizar, pense sempre em um produto ou serviço de entrada. Algo que faça o cliente vir até o seu salão, uma oferta realmente irresistível. Uma vez que ele entrou no seu salão, chegou a hora de ir para o segundo passo.
2. Como aumentar o valor da transação média por cliente?
Toda vez que você visitar o McDonalds e pedir um lanche, note que a atendente vai te oferecer + Batata ou + Refrigerante por mais alguns reais. O McDonalds gasta milhões de reais em publicidade para trazê-lo até a loja, agora, o trabalho dos atendentes é fazer desta visita a mais lucrativa possível.
Quer outro exemplo? Supermercado! Repare nos anúncios na televisão ou naquele jornal impresso. O objetivo do Supermercado não é “ganhar dinheiro” com a venda daqueles produtos em oferta, mas sim fazer com que os clientes venham até a loja.
Uma vez dentro da loja, grande parte das vezes, o cliente acaba comprando MAIS do que precisava quando decidiu ir até a loja, concorda? Isso é o que chamamos de aumentar o valor da transação média por cliente.
Aposto que apenas com estes 2 exemplos você já sabe o que fazer dentro do seu salão de beleza, certo? O cliente veio cortar o cabelo? Que tal também já fazer as unhas por mais alguns poucos reais?
Faça como grandes empresas fazem, explore este recurso de forma consciente e estratégica e veja o seu salão de beleza aumentar o faturamento nos próximos 6 meses.
Existem, também, formas simples de manter um bom relacionamento com os seus clientes, fazendo com que eles consumam mais produtos e serviços do seu salão, confira essas estratégias nesse infográfico 5 Frases para melhorar o relacionamento com os clientes.
3. Como aumentar o número de transações por cliente?
Se você executar os 2 passos anteriores corretamente, este não é difícil, especialmente quando se trata de prestação de serviços.
O segredo aqui é basicamente você pensar em como fazer o cliente voltar mais vezes do que o de costume, para isso também é interessante ficar atento em como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza.
Exemplo: A cliente Ana Paula faz as unhas a cada 30 dias, corta o cabelo a cada 60 e pinta a cada 90 dias.
Este é o padrão de consumo de Ana Paula, contudo, nada te impede de oferecer um pacote premium chamado “Sempre Linda”, onde ela paga um valor fixo por mês que dá direito a fazer as unhas a cada 15 dias.
E mais, neste mesmo período (a cada 15 dias), fazer uma limpeza de pele e pequenos ajustes no corte do seu cabelo.
Coloque as dicas em prática e colha os resultados
Viu como é mais simples do que se imagina? A grande sacada aqui é você aplicar todas estas 3 estratégias de forma planejada e consciente.
Para isso você pode conferir o conteúdo de como planejar um 2020 incrível para negócios de beleza.
Ficaremos felizes em te ajudar.
Bruna Carvalho