4 Dicas valiosas para seu Salão de Beleza sobreviver em Períodos de Crise

28 de julho, 2015

Em tempos de crise econômica é quase impossível ter lucro, certo? Errado, e muito.

Talvez você não saiba, mas é justamente quando o cinto aperta que muitos negócios deslancham, simplesmente por receberem atenção redobrada de seus proprietários. Claro, o oposto também acontece, mas para fechar as portas por desleixo nem é preciso ser ano de crise, vamos ser sinceros.

Mas…

Se você reparar bem, as grandes ideias aparecem justamente nos momentos de aperto, quando você tem que ter garra para manter a cabeça fora d’água e ainda nadar até a praia, alcançando a terra firme em segurança.

Veja 4 dicas para seu salão de beleza sobreviver em períodos de crise e continuar se dando muito bem depois que ela passar.

1 – Crie um Diferencial

Com certeza você tem um carro-chefe, um ponto forte.

Pode ser aquele serviço para o qual você tem mais clientes, uma inovação que está fazendo sucesso ou até mesmo um colaborador que chegou cheio de novidades. Se não tem ainda, está na hora de ter: pesquise, leia a respeito do que está acontecendo lá fora, faça cursos de atualização, ofereça um novo serviço, forme parceria, crie alguma coisa. Deixe o “mais do mesmo” para trás e seja original.

2 – Invista em Divulgação

Saia do feijão-com-arroz e monte uma estratégia de marketing, mais do que nunca é hora de se fazer conhecer e vencer a concorrência.

Comece pensando em qual o seu público-alvo e se ele está sendo atingido da forma como deveria. Faça um cadastro de todos os seus clientes, com datas de aniversário, os principais serviços que feitos, os produtos mais usados por cada um, suas preferências.

Pergunte à sua equipe quais os assuntos mais abordados naqueles papos inevitáveis e monte um blog sobre os temas preferidos: beleza, cosmética, fofoca de televisão, moda, saúde.

Faça e-mail marketing com as principais novidades do salão, com parabéns nas datas festivas, avisando quando houver um produto ou serviço novo.

Aproveite as Redes Sociais para contar as novidades, colocar fotos da clientela antes e depois dos tratamentos. Não esqueça que as fotos são uma ótima forma de divulgar o trabalho do seu salão de beleza.

Saiba mais sobre divulgação, ideias de marketing e redes sociais baixando gratuitamente nossos materiais aqui.

3 – Faça Promoções

Jamais pense que a beleza é supérflua e que os gatos com ela serão os primeiros a serem cortados em momentos de crise, a vaidade feminina não conhece limites para manter-se bonita.

Mas é claro que o seu salão de beleza será mais bem vindo ainda se fechar promoções e parcerias. Você pode dedicar um dia na semana para dar desconto a determinados tratamentos, faça combos, ofereça descontos para afiliados de academias, clubes e cursos.

Quer mais ideias de marketing? Temos 63 para você.

Crie um sistema de fidelização no qual a cliente ganhe um serviço gratuito após determina frequência, como uma escova gratuita a cada seis tinturas, por exemplo. Mas não esqueça que uma promoção é justamente isso, uma promoção: tem inicio e fim, caso contrário ela se tornará o preço normal do seu salão e acabará perdendo a graça. Você deve, sim, trocar as promoções a cada mês, por exemplo, lançando sempre uma novidade no ar e já criando uma expectativa para o mês seguinte.

4 – Valorize seus clientes

Uma ótima forma de conseguir mais clientes é valorizando os antigos. Crie então um programa de indicação, no qual seus clientes sejam recompensados de alguma forma por indicarem mais clientes.

Pense em uma forma de controlar quem está indicando quem e como os clientes apareceram, seja por um pequeno e rápido questionário na entrada ou um bate papo informal, mas não esqueça de anotar direitinho quem fez a indicação e premiá-lo por isso.

Desta forma você estará não só driblando a crise, mas construindo um futuro de sucesso, independentemente do momento econômico.

E você, como o que está fazendo em tempos de crise? Conte suas ideias para a gente aqui nos comentários!

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

13 de junho, 2019

Revistas para salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

5 de setembro, 2019

Dicas para empreender no setor de beleza em 2019

Dicas para empreender no setor de beleza em 2019

Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

11 de abril, 2019

Nomes para salão

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

13 de junho, 2019

20 de março, 2019

Lei do Salão Parceiro: tudo que você precisa saber

Lei do Salão Parceiro: tudo que você precisa saber