5 dicas para passar pela transição capilar
2 de dezembro, 2019
Dicas, Tendências
A transição capilar é o nome que se dá para o processo de assumir os fios naturais sem a presença de produtos químicos utilizados para alisar o cabelo. Contudo, para obter o resultado desejado é necessário ter paciência visto que demora. Por isso, veja quais são as 5 dicas para passar pela transição capilar!
Por que deixar o cabelo natural sem químicas?
Eu fui uma das pessoas que decidiu passar por essa mudança radical por conta das consequências que os produtos para cabeleireiro utilizados trouxeram para a minha saúde capilar. O meu cabelo caiu, e além disso, tive descamações e alergias no couro cabeludo. Foram esses acontecimentos que me motivaram a resgatar o meu cabelo natural.
Diante desse cenário muitas mulheres ficam com dúvidas sobre o que fazer, e até mesmo sobre como sobreviver a esse período em que os fios ficam com duas texturas diferentes.
Estou há 10 meses no processo de transição capilar e entendo perfeitamente a dificuldade que é passar por tudo. Muitas pessoas não conseguem terminar por não conseguir com os dois “formatos de cabelo” em um só. Sendo bem sincera? É difícil mesmo!
Porém o meu objetivo aqui não é fazer ninguém desistir, e sim ao contrário: insistir nesse processo transformador. Ele proporciona liberdade e muitas reflexões. Estou amando ser quem sou e ter liberdade de usar meu cabelo natural.
Recomendações para passar pela transição capilar
- Defina qual o principal objetivo pelo qual você vai passar pela transição capilar:
Objetivos como: saúde capilar, liberdade, ser quem você é e ter volume de volta, pode te ajudar a chegar até o fim. Pessoas que não tem um desses objetivos claros ou que não tiveram problemas de saúde capilar e tendem parar por modismo, acabam desistindo mais rápido.
- Paciência é uma virtude:
Caso não queira fazer o Big Chop curto (cortar toda a parte com química de uma vez) você precisará de paciência, pois passará por dias em que você terá vontade de continuar com o processo de mudança, e outros em que sentirá vontade de desistir.
- Descubra produtos que tem afinidade com seu cabelo:
Os produtos para transição capilar vão te auxiliar a arrumar e definir o fio. Cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais secos e precisam de produtos adequados, por essa razão, shampoos e condicionadores nutritivos, óleos vegetais, além de cremes para transição capilar podem ajudar muito.
Uma das dicas mais recomendadas pelos cabeleireiros é o calendário capilar, isso porque a rotina de cuidados pode ajudar no processo de recuperação dos fios. Um dos processos mais realizados durante a transição é a umectação. Por essa razão, não deixe de conferir o que é a umectação, quais os benefícios e como fazer.
- Invista em texturizações para finalizar:
A texturização capilar é necessária para sair de casa plena. Ela quem vai dar forma para o cabelo que está com resquício de alisamento, e simultaneamente definir seu cacho natural.
Existem vários tipos de texturização capilar, procure testar o maior número possível até encontrar a mais prática para seu dia-a-dia e também a que mais combina com o seu estilo.
- Produtos finalizadores, cortes, tranças ou penteados para transição capilar:
Todas essas opções podem ser suas aliadas rumo a conquista do fim da transição capilar. Os produtos finalizadores juntamente com a texturização vão te ajudar a definir de forma adequada os cachos.
O Big Chop é um dos cortes para transição capilar pode ser uma opção para quem é mais ousada, mas cortar aos poucos a cada dois meses também é uma boa alternativa.
Além disso, as tranças box braids (também conhecida como trança boxeadora), jambo, Nagô, crochê braids, twist ou rastafari pode ajudar passar por esse período além de agilizar o crescimento.
Bem como os penteados presos, como coques, rabos de cavalo, tranças variadas e acessórios, como os lenços, por exemplo.
Não desista da transição capilar!
Espero que com essas dicas para transição capilar você entenda e decida continuar no processo de mudança e não deixe de ficar atenta em quais são os cuidados para quem tem cabelo cacheado. Um grande beijo e até o próximo conteúdo!