7 atitudes em mídias sociais que você deve evitar

7 atitudes em mídias sociais que você deve evitar

Tempo de leitura: 3 minutos

Na internet, é bastante fácil encontrar novidades, tendências e dicas sobre o que empresários e analistas de mídias sociais devem fazer com suas estratégias para promover um negócio na internet. Mas… e quando se trata das atitudes que as marcas deveriam evitar?

É fato que não precisamos apenas estar cientes das novidades do meio digital, mas precisamos saber também no que estamos errando e o que não podemos fazer em uma boa estratégia. Para ajudar no assunto, listamos 7 coisas que você não pode fazer para promover o seu negócio nas redes sociais:

1. Não faça publicidade no mural dos seus amigos e conhecidos do Facebook.

Esse é o tipo de publicidade que mais afasta do que aproxima. Quem recebe uma mensagem publicitária em seu mural pessoal tem a impressão que sua privacidade foi invadida. É como se a sua marca estivesse cruzando algum tipo de limite. Portanto, evite.

2. Não envie convites ou mensagens diretas se não conhece ou tem intimidade com as pessoas da sua rede

Novamente, este é o tipo de prática que afasta os seguidores por ser bastante inconveniente. Diferente do e-mail, em que você pode enviar para quem não conhece sem grandes problemas, no Facebook as mensagens diretas são bastante pessoais, e quando a sua marca manda uma (ou várias) mensagens pessoais sem que o receptor tenha pedido, você passa a imagem de falta de profissionalismo.

3. Não use imagens de baixa qualidade

Se você está presente em plataformas como Instagram, Facebook, Tumblr, e Pinterest, evite enviar fotos de má qualidade. Quando sua empresa publica imagens ruins, faz com que sua audiência perca o interesse em seu conteúdo, uma vez que nessas redes, a imagem tem grande apelo e valor.

4. Não esqueça de testar e analisar resultados

Atualmente, é possível encontrar ferramentas de análises de audiência nas mais diferentes redes: Instagram, Facebook, Tumblr, Linkedin, Twitter, Pinterest e etc. Não tomar vantagens dessas ferramentas é um erro. Por isso, nunca esqueça de analisar e conhecer a sua audiência! Descubra do que o seu público gosta, o que traz mais resultados, e produza conteúdo em cima disso. No Facebook, veja o que mais faz sucesso entre o seu público: se é imagens, links ou vídeos. Teste também que horários suas postagens ganham mais repercussão! Esses e outros dados são possíveis de serem encontrados facilmente no Facebook Insights!

Algumas dessas ferramentas gratuitas vão te ajudar na análise das outras redes, como o Iconosquare (para Instagram), o ManageFlitter (para Twitter), e a ferramenta oficial do Pinterest .

5. Não tweet por twitar

Assim como no Google, incluir as palavras-chaves certas em seus tweets vão fazer com que você seja mais visto nas páginas de resultados de busca do próprio Twitter. Use hashtags, links, e imagens que te destaquem para que a sua conta na rede seja otimizada para buscadores. Escreva frases otimizadas para a busca, e tenha um objetivo claro em todo o seu conteúdo.

6. Não seja irritante

Em todas as redes, o excesso de mensagens pode irritar o seus seguidores, especialmente se o conteúdo não for de boa qualidade. Evite enviar várias mensagens seguidas, e foque em conteúdo relevante para o seu público.

7. Não cometa erros de português

Bom, aqui, a dica fala por si só. Erros passam a ideia de desleixo e de falta de qualificação. E você não quer essa imagem atrelada ao seu negócio.

Esses erros parecem óbvios, mas são muitos comuns e devem ser evitados. Se você quer construir uma boa reputação online, e que sua estratégia traga bons resultados para você, é preciso prestar atenção no conteúdo que você tem compartilhado.
Não seja irritante, não invada a privacidade dos seus seguidores, use boas imagens, e tenha um conteúdo de qualidade, sem erros de português e digitação: lembre-se que o que você precisa evitar também é parte de conseguir construir um negócio e sucesso na internet.

Conhece mais algum erro que deve ser evitado? Que tal compartilhar com a gente? Se quiser saber mais sobre o que fazer nas redes sociais acesse nosso ebook e informe-se!