7 dicas para o seu Salão de Beleza vender mais serviços pela Internet

25 de outubro, 2013

Gestão

 

Vender mais serviços no salão de beleza é possível através da internet! Confira as nossas dicas, rápidas e práticas, para ter sucesso com a ferramenta!

 

Embora o Brasil seja “apenas” a sétima maior economia é o segundo maior mercado para produtos de beleza do mundo.

 

O crescimento intenso da indústria de beleza tem aberto novas oportunidades para conquistas financeiras e profissionais, principalmente por meio de salões e clínicas de beleza.

 

Não é atoa que celebridades como Juliana Paes e Angélica são também, além de atrizes, donas de salões de beleza. Isso sem dizer na humilde carioca  Zica que hoje já conta com mais de 1.500 colaboradores em sua rede de salões.

 

Qualquer profissional de beleza, stylist, cabeleireiro ou proprietário de um salão que tenha vivenciado profundamente a indústria de salões ao longo dos últimos anos pode falar algo com certeza: a indústria mudou.

 

O proprietário de salão moderno é muito mais empreendedor, criativo, experiente e inovador do que seus antecessores.

 

POR QUE ALGUNS SALÕES GANHAM MAIS DINHEIRO QUE OUTROS?

 

É senso comum que salões e outros profissionais de beleza serão bem sucedidos se forem capazes de cada vez mais manter seus atuais clientes por meio de estratégias de fidelidade e atrair novos clientes ao se destacar em relação à sua intensa concorrência.

 

Mas você já se perguntou por que alguns salões ganham mais dinheiro que outros?

 

Será que eles trabalham mais? Será que eles tem mais staffs? Eles estão abertos mais horas? Possuem uma estratégia de marketing?

 

Eles desenvolveram uma fórmula para constantemente conquistar novos clientes e mantê-los retornando, de novo e de novo, por anos!

 

Se você quer ser bem sucedido neste ramo de 2013 em diante você tem que dominar um novo conjunto de regras. 

 

Existem várias estratégias e opções de baixo custo para aumentar sua renda e de seu salão. Neste artigo iremos focar no papel crucial que a Internet tem nesta nova indústria e dicas rápidas para começar agora mesmo.

 

O PAPEL DO MARKETING NO DIA A DIA DE UM SALÃO DE BELEZA

 

Para a maioria dos donos de salão de beleza marketing significa publicidade; evite este erro. Sua estratégia de marketing deve incluir partes iguais de propaganda, promoções e comunicação.

 

  • Publicidade é a mídia que é paga para os esforços de atrair clientes para o seu salão (anúncios impressos, folhetos, etc).
  • Promoções são esforços que não necessariamente precisam de uma mídia paga, mas que aumentam as vendas – atraem e/ou retêm – de maneiras mais criativas. Exemplos: “Noite do traga um amigo”, Programa de indicação, parceria com empresas vizinhas e etc.
  • Comunicação são os esforços para que outros notem sua presença. Exemplos: fachada visível, bonita e limpa do salão, ser listado em jornais e diretórios locais, cartazes internos na loja, avisos de novidades por email para seus clientes, presença na Internet, etc.

 

Para a maioria dos salões a publicidade tradicional é extremamente difícil e terá um retorno limitado. A principal razão disto é o cenário em que a maioria oferece os mesmos serviços de maneira idêntica para um número limitado de clientes.

 

Quando você entrega um panfleto (valor da arte, impressão e entrega), quantos realmente estão indo na mão de quem você gostaria?

 

 

QUER TER SUCESSO NO SALÃO? ENTENDA E USE A INTERNET!

 

Antigamente quando um cliente queria buscar um serviço rápido ou trocar de profissional ele recorria a indicações de amigos ou à lista de anúncios.

 

Apesar da indicação continuar a ter um papel importante na atração de novos clientes, a Internet mudou completamente essa realidade.

 

Segundo uma das maiores consultorias de gestão do mundo, Booz & Company, pequenos negócios digitalizados crescem em taxas muito maiores que empresas menos digitalizadas.

 

A Internet hoje é o caminho óbvio para atingir novos clientes – é onde a maioria deles irão olhar para encontrá-lo. Mais de 90% dessas pessoas pesquisam na Internet antes de adquirir um produto ou serviço.

 

Mas será que ter um site ou página no Facebook basta?

 

95% dos clicks acontecem na primeira página do Google. Se você não estiver lá, adeus! Se você tiver um website aproveite e teste agora mesmo. Vá ao Google, digite “salão de beleza” e o nome da sua cidade.

 

7 DICAS PARA VENDER MAIS SERVIÇOS

 

Você se diferencia da concorrência? Não seria bom se os seus clientes te vissem como inovador, criador, um líder do seu setor e que o pagassem proporcionalmente?

 

Juntamos aqui um compilado das melhores e mais eficazes campanhas de salão de beleza e os seus resultados. Todas essas estatísticas foram coletadas durante os últimos 3 anos em salões dos Estados Unidos e Europa por Phil Evans, um guru para salões.

 

1-) Depois de 3 anos de esforço um salão atraiu 13 mil fãs no Facebook (uma das maiores marcas para salões de todo o mundo). Eles falam para esta legião de potenciais clientes 2 ou 3 vezes ao dia sobre ofertas do salão, fofocas de cabelos de celebridades e lançamento de novos produtos.

 

O imediatismo do Facebook significa que eles podem obter resultados no dia seguinte, a partir de qualquer promoção.

 

2-) Ao invés de repetir a custosa e exaustiva campanha em feiras de estudante dos últimos anos, um salão da Inglaterra focado em estudantes fez um marketing 100% online. Rodaram uma campanha paga no Facebook  divulgando intensamente promoções para este publico.

 

Em 6 semanas quase 1.500 estudantes imprimiram o voucher e geraram £32,000 de receitas para o salão. Todos os novos clientes foram atingidos somente com o uso da Internet.

 

3-) Uma campanha intitulada “Vote para a sua foto favorita” de um salão no Facebook aumentou os números de seus fãs de 500 para mais de 2.000 em apenas 7 dias.

 

4-) Um salão que estava sendo rankeado na 120a. posição no Google para a palavra “coloração” em sua cidade pulou para o número 2 em 4 dias após a correção de problemas com seu site que o impediam de ser melhor “encontrado pelo Google”.

 

5-) Um novo salão teve 15 top 3 lugares na busca do Google por palavras-chave relacionadas com salão de beleza em 7 dias após lançamento.

 

6-) Uma oferta de Novo Cliente promovida pelo Facebook e website de um salão teve 900 downloads em 20 dias e gerou $14,000 em receitas.

 

7-) Um anúncio pago no Google para “Brazilian Blow Dry keratin straightening” custou £540 por um mês e foi clicado 653 vezes, fazendo com que o salão gastasse £0.83 por novo potencial cliente.

 

Phil comenta que “A beleza do marketing online para salões é que você pode definir um orçamento diário, saber os resultados em questão de horas e cuidadosamente escolher os serviços que você quer vender para os clientes que estão propensos a comprar”.

 

MAIS DICAS PARA FAZER AGORA

 

Mesmo que algumas dessas ações sejam melhor aproveitadas com a ajuda de terceiros existem pequenas ações que responsáveis por salões podem fazer para utilizarem melhor a Internet:

 

  • Encorajar os clientes a curtir sua página no Facebook ou seguir o seu Instagram;
  • Postar regularmente novidades, fotos e outras dicas;
  • Fornecer wifi em seu salão e incentivar os clientes a compartilhar aquele momento nas suas respectivas redes sociais;
  • Verificar se quem desenvolveu seu site utilizou as palavras-chaves corretas para que seu site seja bem rankeado no Google;
  • Manter seu site atualizado com notícias, blogs, ofertas e assim por diante.
  • Pense em utilizar o agendamento pela Internet para seus clientes agendarem com você. Além de não perder vendas por questões de telefone ocupado, ligações fora do horário comercial e outros motivos, ainda agrega valor para seus clientes. 

 

Alguma vez você já deve ter se perguntado:

 

“Talvez sejam as coisas que eu não conheço que podem estar me segurando ou impedindo de fazer mais dinheiro?”

 

Muitos salões de sucesso sabem estes segredos. Eles estão usando estratégias de marketing para ganhar mais dinheiro, obter mais clientes e gerar mais lucro do que outros salões. E se você fosse capaz de saber esses segredos?

 

Será que isso faria diferença no seu negócio?

 

E se você tivesse em mãos informações e passo-a-passo para ajudá-lo a obter sucesso? As dicas são fáceis de seguir e não custam muito tempo ou dinheiro para experimentar. Você acha que teria vantagens se tivesse acesso à isto?

 

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”

(Philip Kotler, papa do marketing).

Equipe UB

Equipe UB


Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

Matérias relacionadas

Melhores e mais famosos salões de beleza do Brasil

Gestão

Lista com os 10 melhores e mais famosos salões de beleza do Brasil

Gestão

Lista com os 10 melhores e mais famosos salões de beleza do Brasil


Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

23 de abril, 2019

Como montar um salão de beleza e estética

Carreira e Negócios

Como montar um salão de beleza e estética

Carreira e Negócios

Como montar um salão de beleza e estética


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

21 de dezembro, 2019

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!

Marketing

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!

Marketing

50 nomes para salão de beleza que vão te inspirar!


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

18 de dezembro, 2019

Você já prestou atenção em quantas ligações seu salão recebe por dia? Por quanto tempo sua recepcionista fica ao telefone marcando e confirmando horários? Facilidades no atendimento de seu cliente são vantajosos tanto para quem oferece quanto para quem desfruta. Por isso confira o agendamento online que é o novo item obrigatório nos salões! Quais são as vantagens do agendamento online? O agendamento online para salão de beleza facilita a vida do estabelecimento e do cliente, que pode marcar horário com você ou com seus profissionais a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, não é necessário ter uma atendente ou uma recepcionista trabalhando 24h por dia. Isso significa que seu salão atrai mais clientes (pela facilidade de agendamento) e você irá gastar menos (pois não irá precisar pagar alguém para ficar atendendo telefone). Por que você deve oferecer o agendamento online no seu salão de beleza? Segundo a pesquisa da TIC Domicílios, 58% dos brasileiros acessam a internet. Isso representa 102 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores. O telefone celular é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual da internet pela maioria dos usuários: 89% das pessoas utilizam esse meio de acesso, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%) e tablet (19%). A pesquisa ouviu 23.465 domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016. Se 102 milhões de pessoas no Brasil utilizam a internet, por que você não pode oferecer agendamento por ela? Isso mesmo, a internet representa uma enorme oportunidade para adquirir mais clientes através de agendamento online. Você pode oferecer o agendamento justamente pelos dispositivos que as pessoas mais utilizam, seja através de um site ou de um aplicativo do seu próprio salão. Vantagens do agendamento online para negócios de beleza Veja agora as vantagens do agendamento online para salão de beleza. Considere todos os pontos antes de oferecer mais essa opção de agendamento para seus clientes: 1. Organização O agendamento online para salão de beleza concentra todas as informações necessárias sobre cliente, serviço e horário. A chance de alguma informação ser repassada de forma errada diminui drasticamente, pois tudo é feito pelo próprio cliente. E a recepcionista também pode transmitir todas as informações da agenda do salão para o sistema online e fazer consultas em tempo real, mesmo no atendimento telefônico, mantendo tudo sempre atualizado e muito mais fácil de gerenciar. 2. Cadastro atualizado É essencial que o salão de beleza possua um banco de dados com as informações básicas de cada cliente e, por meio do sistema de agendamento online, é possível obter esse cadastro e mantê-lo atualizado com as informações fornecidas pelos próprios clientes quando utilizam a plataforma. São informações importantes para traçar o perfil do seu cliente e com qual público se deve trabalhar. 3. Não limite o agendamento apenas ao horário comercial! O agendamento online deixa o seu salão de beleza à disposição dos clientes a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, sem limitar o atendimento ao horário de funcionamento local. Suas linhas de telefone não ficarão congestionadas e a clientela não precisará mais ir ao salão somente para realizar um agendamento. 4. Confirmação dos agendamentos Sabe a dificuldade que todos os salões têm com a falta dos clientes sem avisar e a dificuldade em contatar para confirmação dos horários? Com o agendamento online para salão de beleza isso pode sofrer uma mudança muito positiva! O sistema de agendamento permite que seja enviada uma mensagem de confirmação de horário ao cliente que, por sua vez, pode efetuar o desmarque pelo mesmo mecanismo. Já existe tecnologia que permite ao salão colocar um “taxa de no-show”, onde o cliente é cobrado por ter marcado um horário e não aparecido, ocupando o espaço de alguém que poderia ter agendado também. 5. Otimização do tempo Como o fluxo da linha telefônica diminui, outras tarefas serão melhor executadas por seus profissionais e funcionários, já que a interrupção para atender uma ligação diminui. Até no momento de confirmar os agendamentos através de mensagens, o trabalho se torna muito mais produtivo e eficaz. Além disso, o seu salão também pode economizar tempo oferecendo o pagamento direto pelo celular do cliente, diminuindo filas no caixa e tempo de espera. 6. Mobilidade O sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet. Portanto, seus profissionais poderão acessar a agenda e saber quais procedimentos realizarão antes mesmo de chegar ao salão. Isso torna o seu profissional mais bem preparado para a rotina do estabelecimento e mais confiante para trabalhar com sua agenda e serviços. 7. Acompanhar o movimento Através de uma plataforma fica muito mais simples e fácil acompanhar o movimento do salão de beleza e relacionar quais são os serviços mais buscados, dias com mais movimento e meses com mais clientes. Dados com maior relevância são o embasamento para futuras promoções e ações para divulgar seu salão. 8. Dar destaque ao seu negócio Mesmo sendo uma ferramenta tão prática para o estabelecimento, o agendamento online ainda é uma novidade para muitos salões de beleza e outros negócios do ramo de beleza e estética. Adquirindo um serviço como esse, seu salão de beleza ganha destaque entre os clientes e prospects, que buscam por maior facilidade no momento de agendar um horário. 10 Ideias de Como Divulgar o seu Salão 9. Use a internet a seu favor Utilize a internet a favor do seu negócio. Facilite a vida das pessoas e conquiste-as por isso e pelo seu serviço. Ela já não é mais apenas para entretenimento e diversão, muitas empresas utilizam a internet para facilitar a vida de seus consumidores, e você pode fazer isso também. Oferecendo o agendamento online para salão de beleza, você facilita e muito a vida dos seus clientes. Logo, oferecer o agendamento é utilizar a internet ao seu favor. O agendamento online para salão de beleza reduz seus custos! Um salão pode ter mais de uma recepcionista ou atendente para ficar atendendo os clientes e realizando o agendamento manualmente. Com o agendamento online para salão, você reduz os profissionais para atender os clientes e consequentemente reduzindo os seus gastos com salários e comissões. Isso é muito comum em salões que possuem grande demanda de agenda, que com certeza já tiveram problemas com recepção e agendamentos. O que você pode fazer para evitar esse tipo de problema é implementar o agendamento online o quanto antes. Lembra da matéria que falamos acima? Aproveite o momento e vá aonde seu potenciais consumidores estão. Mas, tá bom, agora quero entendo a importância de tudo isso e quero colocar o agendamento no meu estabelecimento, por onde começo? Como oferecer o agendamento online no seu salão? Para oferecer um agendamento online você precisa de um sistema que faça isso. Ele vai integrar o pedido de agendamento do seu cliente com a sua agenda, fazendo com que ele apareça automaticamente no seu sistema. Basicamente, os sistemas oferecem um página do seu salão em um portal de agendamento, que qualquer pessoa pode acessar e clicar para agendar um horário. Há também a possibilidade de colocar o agendamento online direto no site do seu salão, ou até mesmo em um aplicativo do seu estabelecimento. Com um app personalizado, o seu cliente baixa na Apple Store e na Play Store e agenda sem dificuldades. Tudo isso com a sua identidade visual. Saiba mais sobre app para salões e barbearias. É uma facilidade tanto para o seu negócio como também para o cliente, que pode agendar 24h por dia. Gostou desse conteúdo? Então confira também: Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza Como o celular pode aumentar os agendamentos no seu salão Como o agendamento online pode te ajudar no período de festas?

Gestão

Agendamento online – o novo item obrigatório nos salões!

Gestão

Agendamento online – o novo item obrigatório nos salões!


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

26 de janeiro, 2020

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza

Gestão

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza

Gestão

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza


Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

18 de janeiro, 2020

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

24 de janeiro, 2020

20 itens que não podem faltar no salão de beleza

Carreira e Negócios

20 itens que não podem faltar no salão de beleza

Carreira e Negócios

20 itens que não podem faltar no salão de beleza


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

20 de dezembro, 2019

Como fazer meu salão de beleza dar mais resultados

Gestão

10 serviços extras que farão seu espaço de beleza dar mais resultados

Gestão

10 serviços extras que farão seu espaço de beleza dar mais resultados


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

22 de dezembro, 2019

Assine nossa newsletter