Canvas como ferramenta de planejamento para negócios de beleza

26 de fevereiro, 2020

Academia Ondina, Carreira e Negócios, Gestão

O desafio de empreender tem tocado mais pessoas a cada dia que se passa, em especial para a área de beleza. Portanto, se você quer fazer uma boa gestão da sua empresa, mas não sabe quais métodos podem te auxiliar com mais precisão, confira de que forma o Canvas serve como ferramenta de planejamento para negócios de beleza.

 

A importância do planejamento

Recebo em meus cursos profissionais de diversas áreas que estão escolhendo a área da beleza para empreender, buscando com isso realizar um sonho ou mesmo fugir da crise que assola o país nos últimos anos.

 

Contudo, também tem sido crescente o número de empreendedores frustrados com projetos fracassados, que culpam o mercado, a econômica, a concorrência, sendo que analisando o projeto como um todo fica claro que sobrou coragem e vontade de trabalhar, mas faltou algo fundamental que é o planejamento.

 

A falta de planejamento tem levado projetos muito promissores para o buraco, antes mesmo de poderem mostrar sua cara. Temos muita energia para executar, entretanto, o mesmo não ocorre na hora de temos a mesma energia para organizar a parte administrativa do negócio.

 

Vantagens do Canvas

Se você faz parte dos empresários ou empreendedores que não querem cair nessa armadilha, sugiro uma metodologia de planejamento bastante simples que é o CANVAS.

 

Nos últimos anos temos utilizado essa metodologia para abertura de novos negócios, expansão de negócios já existentes ou até mesmo para refletir sobre melhorias para seu negócio, por isso o CANVAS é a ferramenta perfeita para você.

 

O CANVAS é uma metodologia proposta por Alexander Osterwalder, com objetivo de reunir de maneira visual a estratégia da sua empresa.

 

Como o CANVAS pode ser utilizado?

Um CANVAS bem feito pode responder às seguintes perguntas:

  • O que é o seu negócio?
  • Para quem é seu negócio ou produto/serviço?
  • Quanto custa?
  • Como você fará isso?
  • Quanto você recebera por isso?

 

Fazer um CANVAS é bastante simples e prático. Adaptamos um modelo que serve como uma luva para nosso mercado; o CANVAS da beleza. Em um quadro branco ou cartolina, você poderá separar visualmente, conforme oque está abaixo, os seguintes tópicos e preenchê-los de modo a ter uma visão total do futuro negócio.

 

A elaboração do CANVAS de negócios de beleza

CANVAS – Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

  1. Fontes novas de receita: que ações você pode fazer para ter novas fontes de receitas?
  2. Recursos: de quais artifícios você precisará para realizar seu projeto?
  3. Diferenciais: como você irá atuar para se destacar da concorrência? Porque o cliente irá te escolher, em vez do concorrente?
  4. Perfil do cliente: qual é a sua persona? Além de dados socioeconômico, pense também em aspectos de comportamento: o que a cliente gosta de fazer, o que procura num salão de beleza, como se atualiza, etc;
  5. Parceiros: quais parcerias irá fechar para potencializar o seu negócio?
  6. Promoções: que ações você consegue trabalhar junto ao time para aumentar clientes e ticket médio?
  7. Comunicação: como irá comunicar com o seu cliente e profissionais parceiros?
  8. Experiência do cliente: o que irá fazer para melhor a experiência do seu cliente?
  9. Custos: quais ações poderá atuar para a redução de custos do seu negócio?
  10. Pessoas: o que você irá fazer para desenvolver e reter seu time?

 

Com esse projeto em mãos, fica mais fácil olhar o seu negócio numa visão 360º e entender como começar a realizar seu sonho, ou aumentar o que a sua empresa já tem. Agora, mãos à obra!

 

Espero que essas dicas tenham sido úteis e auxiliem no progresso do seu negócio.

Até mais, 

Ricardo – Academia Ondina

 


Gostou desse conteúdo? Confira também:

Como contratar o profissional certo para a recepção do salão de beleza?
Aprenda a lidar com as reclamações dos clientes

Avatar do autor

Ricardo Gimenes


Ricardo Gimenes é administrador de empresas formado pela PUC Campinas, Diretor Executivo da Academia de Beleza Ondina e sócio proprietário do Monalisa Beauty Lounge, em Campinas. Além disso, também ministra palestras com foco em gestão de negócios por todo o país #UBTeam

Assine nossa newsletter