Canvas como ferramenta de planejamento para negócios de beleza
26 de fevereiro, 2020
Academia Ondina, Carreira e Negócios, Gestão
O desafio de empreender tem tocado mais pessoas a cada dia que se passa, em especial para a área de beleza. Portanto, se você quer fazer uma boa gestão da sua empresa, mas não sabe quais métodos podem te auxiliar com mais precisão, confira de que forma o Canvas serve como ferramenta de planejamento para negócios de beleza.
A importância do planejamento
Recebo em meus cursos profissionais de diversas áreas que estão escolhendo a área da beleza para empreender, buscando com isso realizar um sonho ou mesmo fugir da crise que assola o país nos últimos anos.
Contudo, também tem sido crescente o número de empreendedores frustrados com projetos fracassados, que culpam o mercado, a econômica, a concorrência, sendo que analisando o projeto como um todo fica claro que sobrou coragem e vontade de trabalhar, mas faltou algo fundamental que é o planejamento.
A falta de planejamento tem levado projetos muito promissores para o buraco, antes mesmo de poderem mostrar sua cara. Temos muita energia para executar, entretanto, o mesmo não ocorre na hora de temos a mesma energia para organizar a parte administrativa do negócio.
Vantagens do Canvas
Se você faz parte dos empresários ou empreendedores que não querem cair nessa armadilha, sugiro uma metodologia de planejamento bastante simples que é o CANVAS.
Nos últimos anos temos utilizado essa metodologia para abertura de novos negócios, expansão de negócios já existentes ou até mesmo para refletir sobre melhorias para seu negócio, por isso o CANVAS é a ferramenta perfeita para você.
O CANVAS é uma metodologia proposta por Alexander Osterwalder, com objetivo de reunir de maneira visual a estratégia da sua empresa.
Como o CANVAS pode ser utilizado?
Um CANVAS bem feito pode responder às seguintes perguntas:
- O que é o seu negócio?
- Para quem é seu negócio ou produto/serviço?
- Quanto custa?
- Como você fará isso?
- Quanto você recebera por isso?
Fazer um CANVAS é bastante simples e prático. Adaptamos um modelo que serve como uma luva para nosso mercado; o CANVAS da beleza. Em um quadro branco ou cartolina, você poderá separar visualmente, conforme oque está abaixo, os seguintes tópicos e preenchê-los de modo a ter uma visão total do futuro negócio.
A elaboração do CANVAS de negócios de beleza
CANVAS – Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução
- Fontes novas de receita: que ações você pode fazer para ter novas fontes de receitas?
- Recursos: de quais artifícios você precisará para realizar seu projeto?
- Diferenciais: como você irá atuar para se destacar da concorrência? Porque o cliente irá te escolher, em vez do concorrente?
- Perfil do cliente: qual é a sua persona? Além de dados socioeconômico, pense também em aspectos de comportamento: o que a cliente gosta de fazer, o que procura num salão de beleza, como se atualiza, etc;
- Parceiros: quais parcerias irá fechar para potencializar o seu negócio?
- Promoções: que ações você consegue trabalhar junto ao time para aumentar clientes e ticket médio?
- Comunicação: como irá comunicar com o seu cliente e profissionais parceiros?
- Experiência do cliente: o que irá fazer para melhor a experiência do seu cliente?
- Custos: quais ações poderá atuar para a redução de custos do seu negócio?
- Pessoas: o que você irá fazer para desenvolver e reter seu time?
Com esse projeto em mãos, fica mais fácil olhar o seu negócio numa visão 360º e entender como começar a realizar seu sonho, ou aumentar o que a sua empresa já tem. Agora, mãos à obra!
Espero que essas dicas tenham sido úteis e auxiliem no progresso do seu negócio.
Até mais,
Ricardo – Academia Ondina
Gostou desse conteúdo? Confira também:
Como contratar o profissional certo para a recepção do salão de beleza?
Aprenda a lidar com as reclamações dos clientes