Cinco motivos para investir em beleza

Cinco motivos para investir em beleza

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de beleza é um dos mais promissores do Brasil. Mesmo em um momento de instabilidade e retração econômica, o segmento mostra sua força e continua crescendo. No mundo, nosso país é o terceiro maior mercado de beleza. Mas essa posição no ranking está prestes a mudar. Segundo os números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil está muito próximo de ultrapassar a China, representando 9,4% do consumo mundial e alcançar o segundo lugar, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Atualmente, surgem para todos os lados pequenos negócios ou, até mesmo, grandes centros de estética. Entretanto, o espaço que existe no mercado não pode ser preenchido por qualquer pessoa. É importante ter qualificação e trabalhar oferecendo diferenciais para a clientela, seja ela da classe A ou da classe D.

O melhor dos mundos para começar um negócio é ter um dinheirinho guardado para investir ou um parente generoso que vá te ceder a quantia sem cobrar juros. No entanto, lembre-se de ainda ficar com um pouco para eventuais contratempos ou capital de giro. Uns 20% do valor do investimento é uma boa fatia. Mas, se você não tem essa grana ou a facilidade de alguém da família se dispor a te emprestar o valor que precisa, ainda assim possui duas soluções viáveis: o financiamento ou a busca por um sócio-investidor.

No primeiro caso, um erro comum dos empreendedores, que eufóricos com as notícias de positividade no setor, é se endividar para abrir o negócio. Obter os recursos necessários através de crédito pessoal ou cheque especial não é a melhor alternativa. O ideal é buscar financiamento como pessoa jurídica, pois os juros normalmente são menores. Como existem diversas linhas de crédito e planos especiais, é necessário pesquisar bastante, compará-los para só então decidir por um deles.

Já o sócio investidor poderá ser novidade para muita gente. Ele é alguém que irá injetar recursos financeiros em seu negócio, recebendo um percentual da sociedade em troca. Existem dois tipos: o oculto e o visível. O tipo oculto, muitas vezes, quando o negócio vai bem das pernas, sai de cena, vendendo sua parte. O visível é aquele amigo que você tem afinidade e chamou para trabalhar com você já que ele possuía o aporte financeiro que você precisava para colocar no mercado o negócio que tinha vontade.

Depois de saber de onde pode vir o dinheiro, você ainda está disposto? Então veja cinco motivos para você levar a ideia de investir no segmento da beleza a frente:

1 – Mercado aquecido

A preocupação com a aparência fala cada vez mais alto entre homens e mulheres. E esse é o primeiro motivo que os empreendedores devem levar em conta quando pensarem em montar um negócio. De acordo com dados do SEBRAE Nacional, o mercado de beleza movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano em nosso país. E, entre 2010 e 2015, cresceu 567%, chegando a mais de 482 mil registros até o início deste ano.

2 – Aumento de consumidores

Mesmo com o momento economicamente ruim para o país, as classes C e D conseguiram aumentar a sua renda e ingressaram no grupo de consumo de serviços de beleza. Isto ajuda a aumentar consideravelmente os comércios de bairro, que atendem um determinado nicho.

3 – Mortalidade em baixa

A mortalidade de empresas que atuam com serviços de beleza é de cerca de 3,7%, enquanto dos outros negócios chega a 24,9%.

4 – Diferencial não falta

O mercado de beleza é muito amplo e não há desculpa para que no seu negócio falte diferencial. Se você estiver de olho na concorrência poderá identificar diversos pontos que poderá trabalhar melhor no seu empreendimento. Você pode oferecer um serviço diferente, praticar preços menores, estudar formas de fidelizar o cliente, ter opções de pagamento. Você pode brincar com o que tem de melhor e com o que o concorrente tem de pior.

5 – Know-how das franquias

Não estar seguro em começar um negócio sozinho está longe de ser desculpa para desistir. Para isso, existem inúmeras redes de franquias especializadas em beleza. Para muitos, é um investimento mais certo, pois a marca já está consolidada e dará ao empreendedor um respaldo importante, garantindo o retorno. Normalmente, o valor inicial não é alto e o negócio, bastante lucrativo.

Você tem outros motivos para investir no segmento de beleza? Conte para a gente!