Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza

21 de agosto, 2019

Marketing

 

Se o seu salão de beleza ainda não possui uma estratégia para aumentar remarcações de clientes, certamente você está deixando “dinheiro na mesa”. Nesse post iremos falar sobre como aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza.

 

“Deixar dinheiro na mesa” é uma expressão muito utilizada por empresários para exemplificar situações em que uma empresa ou pessoa está perdendo oportunidades por não analisar atentamente o cenário como um todo.

 

A maioria dos seus concorrentes estão preocupados em conseguir cada vez mais clientes novos. E não há problema nenhum com isso, porém, esquecem que é nos clientes atuais que existem as melhores oportunidades de crescimento.

 

Existe ainda um mito de que os clientes não vão pagar por um serviço antecipadamente ou reservá-lo no momento em que estão saindo do salão.

 

Digo que tudo é uma questão de estratégia e abordagem.

 

Na prática, qual é o melhor momento para vender um serviço (ou produto) para uma cliente?

 

No auge da sua experiência!

 

Isso mesmo! No momento em que a mulher está com o cabelo lindo, unhas maravilhosas e a pele perfeita, este é o momento em que você pode:

 

  • Propor uma remarcação dos mesmos serviços em 30 dias (dando um pequeno desconto ou um bônus que a estimule a fechar a venda e pagar antecipadamente);
  • Vender um produto adicional que ela possa utilizar em casa.

 

Com estes 2 passos você pode aumentar as remarcações e/ou o faturamento ao mesmo tempo.

 

Um benefício (psicológico) adicional ao propor a remarcação no momento em que ela está pagando pelos serviços é que você se preocupa com ela.

 

Você não quer que ela eventualmente ligue no salão e não consiga uma hora marcada. Este é um argumento que pode e deve ser utilizado pelo seu time de atendimento.

 

Montando a Estratégia

 

1. Prepare o seu time de Atendimento

 

Escreva um pequeno script com os principais benefícios que a cliente tem ao fazer a remarcação no momento do pagamento.

 

Exemplo:

  • Ao remarcar agora, você ganha um serviço de manicure grátis;
  • Tem 20% de desconto na hidratação do cabelo se trouxer uma amiga na próxima visita;
  • Garante seu horário para o próximo mês;
  • E ainda pode parcelar.

 

Mas falar somente dos benefícios não é suficiente. É preciso pensar também na abordagem e para isso, o seu time precisa ser treinado para identificar o contexto do cliente e saber se é a hora ou não de oferecer a remarcação.

 

Dicas simples:

 

  • Sempre use o nome da cliente. Este é um recurso básico, mas que ajuda a fazê-la prestar atenção em você. Não há nada mais importante para uma pessoa que o seu nome. Isso demonstra uma certa intimidade, que você a conhece e portanto, ela deve prestar atenção na sua proposta.
  • Evite perguntas fechadas.

 

Ao invés de usar: “Você não quer já deixar marcada a sua próxima visita?“ Onde a provável resposta da Cliente é: Não.

 

Use: “Camila, seu cabelo ficou incrível! Posso te dar uma dica? Com pequenos ajustes daqui 4 semanas ele vai ficar ainda melhor! Garanto! E olha, eu sei que o seu dia a dia é corrido, por isso eu já vi aqui na agenda que temos horário para você na quarta-feira (que é o dia que você sempre marca com a gente) ou sábado daqui 1 mês, que dia você prefere voltar?“.

 

Concorda que é muito mais difícil responder “Não” para esta pergunta?

 

Outro ponto vital é certificar-se de que todos do seu time entendam claramente a importância destas ações para o salão.

 

Um salão com alta taxa de remarcação geralmente proporciona:

 

  • Maior segurança dos empregos de todos;
  • Maior previsibilidade dos trabalhos a serem realizados e estoque de produtos;
  • Maior fidelização do cliente a longo prazo;
  • Comissões mais regulares para os profissionais terceirizados;
  • Menor ociosidade dos times.

 

E muito mais… (é só você pensar um pouco que certamente vai lembrar de outras vantagens).

 

Agora para potencializar ainda mais as chances de sucesso desta estratégia de remarcação, sugerimos que você crie prêmios ou bonificações individuais para quem conseguir o maior número de remarcações ao longo de 3 meses. E também um prêmio coletivo para estimular a ajuda mútua de todos.

 

2. Trabalhe um Calendário de Ações

 

Se você sabe quais são os principais feriados e datas especiais do ano em que seus clientes geralmente precisam dos seus serviços, porque não trabalhar de forma proativa em cima delas?

 

Explico:

 

Coloque o seu time de atendimento para fazer ligações para as suas melhores clientes 15 dias antes de cada uma destas datas importantes. Explicando que elas tem a preferência no atendimento e por isso que estão ligando. Pois você quer se certificar de que elas não vão ficar de sem vaga.

 

O segredo para se diferenciar é ser proativo!

 

Outra dica é: Tente pensar em serviços especiais ou customizados para cada uma destas datas e clientes preferenciais. Quanto mais customizada for a sua oferta para estas clientes, maior será a sua taxa de conversão.

 

3. Reveja a “Experiência do Cliente” de tempos em tempos

 

Aplicando corretamente as informações anteriores, as chances são de que a sua equipe fará um grande trabalho no que diz respeito a remarcação, porém, se a “experiência do cliente” não se mantiver incrível, ao longo do tempo, vai ser cada vez mais difícil aumentar as taxas de remarcação.

 

Quando se trata de novos clientes, uma maneira fácil de melhorar a sua experiência e as taxas de novos agendamentos é combinando estes clientes com os profissionais que melhor se adaptem ao seu perfil. Siga essas dicas para conseguir aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza.

 

Aumentar as remarcações – Conclusão

 

Em outras palavras…

 

Para levar esta experiência do cliente para o próximo nível, você precisa mapear as habilidades, experiência técnica e personalidades dos seus profissionais e direcionar os clientes certos para eles. Neste caso, todo mundo ganha! E assim você vai aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza.

 

Mas estas estratégias de remarcação vão funcionar para todos os clientes?

 

Claro que não!

 

Porém o objetivo não é este. A sua meta é focar (ao longo do tempo) cada vez mais nos melhores clientes, mais lucrativos e fiéis.

 

Existe mais alguma estratégia que eu possa utilizar para estimular remarcações para os clientes que não o fizeram dentro do meu salão?

 

Sim, disponibilizar sua agenda online.

 

Acredite, muitos clientes não gostam de ligar. E no mundo moderno em que vivemos hoje, cada vez mais as pessoas querem fazer tudo sozinhas, sem precisar aguardar na linha ou pegar fila.

 

É só observar a taxa de crescimento do comércio eletrônico no Brasil na última década. Inclusive, a categoria mais vendida (por volume de pedidos) no primeiro trimestre de 2015 do comércio eletrônico é: Moda e Acessórios.

 

Então, se por algum motivo você acredita que o seu público não está na Internet ou não usaria um sistema de agendamento online, comece a repensar esta sua crença.

 

A Agenda online permite que este perfil de cliente não somente verifique a disponibilidade, mas faça a reserva quando quiser. E não somente durante o seu período comercial.

 

Conheça a plataforma perfeita para reter clientes clicando aqui

 


 

Leia também:

5 passos para atrair mais clientes através das redes sociais

Equipe UB

Equipe UB


Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

Matérias relacionadas

Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza

Marketing

Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza

Marketing

Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

1 de janeiro, 2020

Você já prestou atenção em quantas ligações seu salão recebe por dia? Por quanto tempo sua recepcionista fica ao telefone marcando e confirmando horários? Facilidades no atendimento de seu cliente são vantajosos tanto para quem oferece quanto para quem desfruta. Por isso confira o agendamento online que é o novo item obrigatório nos salões! Quais são as vantagens do agendamento online? O agendamento online para salão de beleza facilita a vida do estabelecimento e do cliente, que pode marcar horário com você ou com seus profissionais a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, não é necessário ter uma atendente ou uma recepcionista trabalhando 24h por dia. Isso significa que seu salão atrai mais clientes (pela facilidade de agendamento) e você irá gastar menos (pois não irá precisar pagar alguém para ficar atendendo telefone). Por que você deve oferecer o agendamento online no seu salão de beleza? Segundo a pesquisa da TIC Domicílios, 58% dos brasileiros acessam a internet. Isso representa 102 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores. O telefone celular é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual da internet pela maioria dos usuários: 89% das pessoas utilizam esse meio de acesso, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%) e tablet (19%). A pesquisa ouviu 23.465 domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016. Se 102 milhões de pessoas no Brasil utilizam a internet, por que você não pode oferecer agendamento por ela? Isso mesmo, a internet representa uma enorme oportunidade para adquirir mais clientes através de agendamento online. Você pode oferecer o agendamento justamente pelos dispositivos que as pessoas mais utilizam, seja através de um site ou de um aplicativo do seu próprio salão. Vantagens do agendamento online para negócios de beleza Veja agora as vantagens do agendamento online para salão de beleza. Considere todos os pontos antes de oferecer mais essa opção de agendamento para seus clientes: 1. Organização O agendamento online para salão de beleza concentra todas as informações necessárias sobre cliente, serviço e horário. A chance de alguma informação ser repassada de forma errada diminui drasticamente, pois tudo é feito pelo próprio cliente. E a recepcionista também pode transmitir todas as informações da agenda do salão para o sistema online e fazer consultas em tempo real, mesmo no atendimento telefônico, mantendo tudo sempre atualizado e muito mais fácil de gerenciar. 2. Cadastro atualizado É essencial que o salão de beleza possua um banco de dados com as informações básicas de cada cliente e, por meio do sistema de agendamento online, é possível obter esse cadastro e mantê-lo atualizado com as informações fornecidas pelos próprios clientes quando utilizam a plataforma. São informações importantes para traçar o perfil do seu cliente e com qual público se deve trabalhar. 3. Não limite o agendamento apenas ao horário comercial! O agendamento online deixa o seu salão de beleza à disposição dos clientes a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, sem limitar o atendimento ao horário de funcionamento local. Suas linhas de telefone não ficarão congestionadas e a clientela não precisará mais ir ao salão somente para realizar um agendamento. 4. Confirmação dos agendamentos Sabe a dificuldade que todos os salões têm com a falta dos clientes sem avisar e a dificuldade em contatar para confirmação dos horários? Com o agendamento online para salão de beleza isso pode sofrer uma mudança muito positiva! O sistema de agendamento permite que seja enviada uma mensagem de confirmação de horário ao cliente que, por sua vez, pode efetuar o desmarque pelo mesmo mecanismo. Já existe tecnologia que permite ao salão colocar um “taxa de no-show”, onde o cliente é cobrado por ter marcado um horário e não aparecido, ocupando o espaço de alguém que poderia ter agendado também. 5. Otimização do tempo Como o fluxo da linha telefônica diminui, outras tarefas serão melhor executadas por seus profissionais e funcionários, já que a interrupção para atender uma ligação diminui. Até no momento de confirmar os agendamentos através de mensagens, o trabalho se torna muito mais produtivo e eficaz. Além disso, o seu salão também pode economizar tempo oferecendo o pagamento direto pelo celular do cliente, diminuindo filas no caixa e tempo de espera. 6. Mobilidade O sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet. Portanto, seus profissionais poderão acessar a agenda e saber quais procedimentos realizarão antes mesmo de chegar ao salão. Isso torna o seu profissional mais bem preparado para a rotina do estabelecimento e mais confiante para trabalhar com sua agenda e serviços. 7. Acompanhar o movimento Através de uma plataforma fica muito mais simples e fácil acompanhar o movimento do salão de beleza e relacionar quais são os serviços mais buscados, dias com mais movimento e meses com mais clientes. Dados com maior relevância são o embasamento para futuras promoções e ações para divulgar seu salão. 8. Dar destaque ao seu negócio Mesmo sendo uma ferramenta tão prática para o estabelecimento, o agendamento online ainda é uma novidade para muitos salões de beleza e outros negócios do ramo de beleza e estética. Adquirindo um serviço como esse, seu salão de beleza ganha destaque entre os clientes e prospects, que buscam por maior facilidade no momento de agendar um horário. 10 Ideias de Como Divulgar o seu Salão 9. Use a internet a seu favor Utilize a internet a favor do seu negócio. Facilite a vida das pessoas e conquiste-as por isso e pelo seu serviço. Ela já não é mais apenas para entretenimento e diversão, muitas empresas utilizam a internet para facilitar a vida de seus consumidores, e você pode fazer isso também. Oferecendo o agendamento online para salão de beleza, você facilita e muito a vida dos seus clientes. Logo, oferecer o agendamento é utilizar a internet ao seu favor. O agendamento online para salão de beleza reduz seus custos! Um salão pode ter mais de uma recepcionista ou atendente para ficar atendendo os clientes e realizando o agendamento manualmente. Com o agendamento online para salão, você reduz os profissionais para atender os clientes e consequentemente reduzindo os seus gastos com salários e comissões. Isso é muito comum em salões que possuem grande demanda de agenda, que com certeza já tiveram problemas com recepção e agendamentos. O que você pode fazer para evitar esse tipo de problema é implementar o agendamento online o quanto antes. Lembra da matéria que falamos acima? Aproveite o momento e vá aonde seu potenciais consumidores estão. Mas, tá bom, agora quero entendo a importância de tudo isso e quero colocar o agendamento no meu estabelecimento, por onde começo? Como oferecer o agendamento online no seu salão? Para oferecer um agendamento online você precisa de um sistema que faça isso. Ele vai integrar o pedido de agendamento do seu cliente com a sua agenda, fazendo com que ele apareça automaticamente no seu sistema. Basicamente, os sistemas oferecem um página do seu salão em um portal de agendamento, que qualquer pessoa pode acessar e clicar para agendar um horário. Há também a possibilidade de colocar o agendamento online direto no site do seu salão, ou até mesmo em um aplicativo do seu estabelecimento. Com um app personalizado, o seu cliente baixa na Apple Store e na Play Store e agenda sem dificuldades. Tudo isso com a sua identidade visual. Saiba mais sobre app para salões e barbearias. É uma facilidade tanto para o seu negócio como também para o cliente, que pode agendar 24h por dia. Gostou desse conteúdo? Então confira também: Como aumentar as remarcações e o faturamento do salão de beleza Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza Como o celular pode aumentar os agendamentos no seu salão Como o agendamento online pode te ajudar no período de festas?

Gestão

Agendamento online – o novo item obrigatório nos salões!

Gestão

Agendamento online – o novo item obrigatório nos salões!


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

26 de janeiro, 2020

Ideias de marketing para época de vendas em baixa

Marketing

Ideias de marketing para época de vendas em baixa

Marketing

Ideias de marketing para época de vendas em baixa


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

23 de janeiro, 2020

Como organizar salão de beleza

Gestão

Como Organizar seu Salão de Beleza de Forma Simples

Gestão

Como Organizar seu Salão de Beleza de Forma Simples


Equipe UB Equipe UB

3 de setembro, 2019

3 maneiras de fazer seu salão de beleza crescer

Gestão

3 maneiras de fazer seu salão de beleza crescer

Gestão

3 maneiras de fazer seu salão de beleza crescer


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

14 de janeiro, 2020

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão

Marketing

Como manter a excelência no atendimento de clientes no seu salão


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

24 de janeiro, 2020

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza

Gestão

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza

Gestão

Como o agendamento online te ajuda a se destacar no mercado da beleza


Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

18 de janeiro, 2020

Quanto custa para abrir um salão de beleza

Carreira e Negócios

Quanto custa para abrir um salão de beleza

Carreira e Negócios

Quanto custa para abrir um salão de beleza


Bruna Carvalho Bruna Carvalho

20 de dezembro, 2019

Assine nossa newsletter