Como aumentar o lucro do meu salão de beleza?

Como Calcular a Lucratividade de Serviços de Beleza e Estética

Como aumentar o lucro do meu salão de beleza?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter seu próprio negócio e nunca ver o dinheiro entrando é o pesadelo de todo empreendedor, mas qual seria a receita do sucesso para que esse pesadelo não venha a ser realidade? Pensando nisso a Universidade da beleza, disponibilizou alguma dicas para os salões de beleza decolarem!

 

Organização

 

O primeiro passo para ter sucesso com o seu negócio é a organização, desde a sua lista de clientes até aos gastos de aluguel. Sem ter uma organização você pode terminar o mês gastando mais do que ganha, comprando mais produtos do que precisa, ou até mesmo marcando dois clientes no mesmo horário, então devemos registrar tudo o que acontece no nosso ambiente de trabalho para saber em qual direção seguir.


“Então quer dizer que se eu começar a anotar tudo que eu faço no dia a dia eu vou começar a ter muito lucro!”

 

Não,não é apenas isso, você também precisa acompanhar os resultados mês a mês para ter uma previsão e se preparar para não deixar faltar nada ou ter em excesso. Como por exemplo, ver o que você comprou e vendeu de produtos no mês passado pode te ajudar a ter uma noção da quantidade de produtos que você precisa comprar para o próximo mês.

 

Ver o total de clientes atendidos no mês anterior pode te ajudar a colocar uma meta de crescimento para o próximo mês e atrair mais clientes.  Ter noção do quanto você lucra te mostra o quanto você pode gastar para o uso pessoal e investimento no negócio, aumentando o ticket médio de seus clientes.

 

Certamente não é uma tarefa fácil ter organização em salões de beleza, entendemos que o cotidiano é bem conturbado e não esperamos que faça esse controle apenas anotando em agendas de papel e fazendo tudo na calculadora, pois isso gera trabalho e demanda muito tempo, hoje com a tecnologia cada vez mais presente nas nossa vidas já existem sistemas de gestão para te ajudar com essas tarefas mais trabalhosas.

 

 

Definir uma comissão justa

 

Uma comissão justa é interessante para que o seu profissional não fique desanimado com o emprego por achar que recebe menos do que merece, todo mundo gosta de ser recompensado por um bom trabalho.

 

A pessoa que ama e gosta de fazer o que faz e ainda recebe bem por isso, faz o serviço muito melhor. Por outro lado a porcentagem do salão de beleza também não pode ser muito pequena, pois o salão necessita ter gastos com investimentos e também é o ganha pão do proprietário, se quem administra o negócio não tem retorno, não tem sentido manter o negócio funcionando, certo?

 

Como falamos no tópico anterior, anotando a quantidade de serviços realizados por cada profissional você terá uma noção de quanto ele gera de receita para o salão e também estipular a porcentagem da comissão

 

 

Promoções são importantes, mas não com tanta frequência


Na grande maioria das vezes nós achamos que fazendo mais promoções os clientes vão aparecer mais vezes no nosso salão, vão realizar mais serviços e gastar mais do que costumam gastar, consequentemente aumentando o lucro do seu salão de beleza.

 

Uma parte disso é verdade, eles vão retornar mais vezes ao seu salão de beleza e também vão realizar mais serviços, porém sua margem de lucro será muito menor o que implica em não manter o lucro no mesmo lugar ou em algumas ocasiões ele pode até ser menor do que o esperado.


Promoções são para ocasiões específicas, aquelas que aparecem com muita frequência fazem seu serviço perder o valor, seu cliente se acostuma com o preço promocional, parando de comprar quando o preço volta a subir e com isso voltamos a estaca zero.


Assim concluímos que promoção é importante sim, mas em excesso pode pode gerar um vício. Fazendo promoções apenas em períodos determinados ajuda a agregar maior valor ao seu serviço, por mais que não tenha o mesmo número de retorno a sua margem de lucro fica maior.

 

O desafio então se encontra na hora de atrair novos clientes e como engajar melhor o cliente, veremos como fazer isso no próximo tópico.

 

 

Bom relacionamento com os clientes e novidades

 

Ter um bom relacionamento com os seus clientes é um fator crucial para aumentar a taxa de retorno dele ao seu salão. Não adianta só falar que é importante se não falamos como fazer certo? Então vamos lá!

 

Uma das táticas mais usadas para manter seu cliente engajado hoje é o controle de fidelidade, aquele famoso leve 3 pague por 2, mas como estamos falando de serviço e não de produto isso não se encaixaria muito bem, então o que acha de colocarmos “a cada 5 cortes ganhe X reais de crédito para usar em serviços ou produtos no salão de beleza”?

 

Parece bem mais interessante o cliente poder escolher se ele quer gastar em produtos ou em serviço, você dá liberdade à ele, e para não dar liberdade demais, coloque um prazo de validade na promoção, e se passar desse prazo ele perde o prêmio no final.

 

É importante sempre ter um contato com o cliente, um canal de comunicação, seja ele através de SMS, e-mail ou WhatsApp. Enviar mensagens de novidades do salão, promoções para aniversariantes do mês, chegada de novos produtos, tendências de beleza demonstra que o seu salão de beleza tem conhecimento do mercado da beleza e está sempre fazendo de tudo para melhor atender os seus clientes.

 

A organização também ajuda nesse ponto, ter o cadastro dos seus clientes com data de aniversário, número, produtos que costumam comprar ajuda no discurso para fazer com que ele retorne.

 

E por último mas não menos importante, as novidades do mercado da beleza. Procure participar de eventos de beleza, trazer produtos novos para seu salão de beleza, novas técnicas de serviços e sempre se inteirar com os assuntos do momento, isso prende a atenção do cliente.

 

A maior tendência do momento é a tecnologia entrando no mercado da beleza, sistemas que te ajudam a gerenciar o seu salão de beleza e também disponibilizam aplicativos para facilitar o cotidiano, como o agendamento online, comissionamento automático, baixa automática, entre outras funcionalidades!

 

Agora que já sabe como fazer seu salão gerar muito lucro, o que acha de conhecer melhor sobre os sistemas de gerenciamento que podem te ajudar a gerenciar melhor o seu espaço de beleza?

Post a Comment