Como começar sua carreira no mercado da beleza?

Tempo de leitura: 3 minutos

Salões de beleza, clínicas de estética e spas são parte do nosso cotidiano. Afinal, o Brasil é o terceiro país da lista dos maiores consumidores de serviços de beleza no mundo. E nesse empurra-empurra para conquistar o cliente, cresce o número de profissionais capacitados e serviços especializados pois, com tanta concorrência, a informalidade não tem vez.

Então, você já deve ter percebido que foi-se o tempo em que abrir uma portinha na garagem era ter um negócio. Para trabalhar na área da beleza hoje, é preciso dominar técnicas e aprimorar-se não só no que se refere às habilidades com cabelo, mas também de gestão de negócios. O futuro na profissão aparece para aqueles que conseguem fazer um bom marketing, utilizam produtos de qualidade, conhecem o mercado a fundo e mantêm-se atualizados.

Para quem deseja investir nesse segmento, um conselho: mostre todo o seu potencial para conquistar um lugar ao sol. Em primeiro lugar, é importante pensar em como vai querer trabalhar. Você pode ser funcionária de algum salão de beleza ou clínica de estética, ter o seu próprio negócio ou ser autônomo, atendendo em domicílio. Independentemente da forma que escolher, você vai precisar de algumas dicas para dar o pontapé na carreira.

Destaque-se

Com tantos profissionais buscando o mesmo tipo de público, você precisa se destacar. E isso exige qualificação. Para isso, há cursos técnicos que não repassam somente os processos mas também noções de gestão e de negócios. Qualifique-se, estude, escolha uma boa escola e não deixe de fazer estágios para aprender cada vez mais.

Outra opção para quem já é formado ou não tem tempo de fazer um curso mais extenso são os cursos, aulas, tutoriais, workshops presenciais ou online que podem ajudar a dar um up na profissão. Dê uma olhada na lista que preparamos aqui.

Mas de nada vai adiantar toda a sua qualificação se você parar no tempo. Entenda o que está acontecendo no mercado e coloque em prática tudo o que for tendência. E se pensou que vai ter que gastar mais dinheiro com essas atualizações, fique fria: acompanhar redes sociais e blogs de grandes nomes do mercado pode ser uma boa sacada para ficar por dentro das últimas novidades, assim como participar de feiras e eventos.

Inove

A inovação pode ser a chave para o sucesso. Ninguém gosta de mais do mesmo. Novidades são bem vindas e podem somar como diferencial.

Marketing pessoal e networking

Cartões de visita e redes sociais são dois bons aliados. Você pode deixar alguns cartões com clientes para que eles indiquem os seus serviços. E como trabalhar nesse segmento vai te fazer conhecer uma infinidade de pessoas, cultive as amizades. Elas podem ser importantes para abrir portas no futuro.

Tenha um portfólio à mão

Reúna entre 10 e 15 fotos com os seus melhores trabalhos e produza um portfólio. Como um cartão de visitas, ele vai apresentar você e mostrar suas habilidades e competências.

Atenda bem

De nada vai adiantar você conhecer as técnicas mais inovadoras de beleza se não souber lidar com o seu público. Atender bem é tão importante quanto ter qualidade naquilo que você vende. E isso também leva ao boca a boca. Quer melhor propaganda que essa?

Não se limite

Beleza é o foco: ok. Mas não fique limitado somente às técnicas. É importante ter conhecimento sobre assuntos como marketing, finanças, planejamento. Isso é um diferencial que pode te levar a uma sociedade ou um cargo de gerência.

Outros detalhes

• O profissional que trabalha com o universo da beleza deve atentar para alguns comportamentos. Já que você estará cuidando da aparência dos outros, não negligencie a sua. Ter um bom aspecto, um cheiro agradável e unhas limpas fazem toda a diferença na hora de transmitir credibilidade.
  • Administrar bem a agenda está ligado à pontualidade. Ninguém gosta de ficar esperando. Então, tenha o tempo certo para cada serviço.
  • Outra coisa muito importante é a discrição. Evite fazer comentários sobre pessoas. E se ouviu algo, guarde.
  • Lembre-se de ter senso de equipe. A não ser que você vá trabalhar sozinha, é necessário ter jogo de cintura para se acertar com o grupo.

Você tem alguma outra dica sobre o assunto? Compartilhe com a gente!