Como começar sua carreira no mercado da beleza?

30 de abril, 2015

Salões de beleza, clínicas de estética e spas são parte do nosso cotidiano. Afinal, o Brasil é o terceiro país da lista dos maiores consumidores de serviços de beleza no mundo. E nesse empurra-empurra para conquistar o cliente, cresce o número de profissionais capacitados e serviços especializados pois, com tanta concorrência, a informalidade não tem vez.

Então, você já deve ter percebido que foi-se o tempo em que abrir uma portinha na garagem era ter um negócio. Para trabalhar na área da beleza hoje, é preciso dominar técnicas e aprimorar-se não só no que se refere às habilidades com cabelo, mas também de gestão de negócios. O futuro na profissão aparece para aqueles que conseguem fazer um bom marketing, utilizam produtos de qualidade, conhecem o mercado a fundo e mantêm-se atualizados.

Para quem deseja investir nesse segmento, um conselho: mostre todo o seu potencial para conquistar um lugar ao sol. Em primeiro lugar, é importante pensar em como vai querer trabalhar. Você pode ser funcionária de algum salão de beleza ou clínica de estética, ter o seu próprio negócio ou ser autônomo, atendendo em domicílio. Independentemente da forma que escolher, você vai precisar de algumas dicas para dar o pontapé na carreira.

Destaque-se

Com tantos profissionais buscando o mesmo tipo de público, você precisa se destacar. E isso exige qualificação. Para isso, há cursos técnicos que não repassam somente os processos mas também noções de gestão e de negócios. Qualifique-se, estude, escolha uma boa escola e não deixe de fazer estágios para aprender cada vez mais.

Outra opção para quem já é formado ou não tem tempo de fazer um curso mais extenso são os cursos, aulas, tutoriais, workshops presenciais ou online que podem ajudar a dar um up na profissão. Dê uma olhada na lista que preparamos aqui.

Mas de nada vai adiantar toda a sua qualificação se você parar no tempo. Entenda o que está acontecendo no mercado e coloque em prática tudo o que for tendência. E se pensou que vai ter que gastar mais dinheiro com essas atualizações, fique fria: acompanhar redes sociais e blogs de grandes nomes do mercado pode ser uma boa sacada para ficar por dentro das últimas novidades, assim como participar de feiras e eventos.

Inove

A inovação pode ser a chave para o sucesso. Ninguém gosta de mais do mesmo. Novidades são bem vindas e podem somar como diferencial.

Marketing pessoal e networking

Cartões de visita e redes sociais são dois bons aliados. Você pode deixar alguns cartões com clientes para que eles indiquem os seus serviços. E como trabalhar nesse segmento vai te fazer conhecer uma infinidade de pessoas, cultive as amizades. Elas podem ser importantes para abrir portas no futuro.

Tenha um portfólio à mão

Reúna entre 10 e 15 fotos com os seus melhores trabalhos e produza um portfólio. Como um cartão de visitas, ele vai apresentar você e mostrar suas habilidades e competências.

Atenda bem

De nada vai adiantar você conhecer as técnicas mais inovadoras de beleza se não souber lidar com o seu público. Atender bem é tão importante quanto ter qualidade naquilo que você vende. E isso também leva ao boca a boca. Quer melhor propaganda que essa?

Não se limite

Beleza é o foco: ok. Mas não fique limitado somente às técnicas. É importante ter conhecimento sobre assuntos como marketing, finanças, planejamento. Isso é um diferencial que pode te levar a uma sociedade ou um cargo de gerência.

Outros detalhes

• O profissional que trabalha com o universo da beleza deve atentar para alguns comportamentos. Já que você estará cuidando da aparência dos outros, não negligencie a sua. Ter um bom aspecto, um cheiro agradável e unhas limpas fazem toda a diferença na hora de transmitir credibilidade.
  • Administrar bem a agenda está ligado à pontualidade. Ninguém gosta de ficar esperando. Então, tenha o tempo certo para cada serviço.
  • Outra coisa muito importante é a discrição. Evite fazer comentários sobre pessoas. E se ouviu algo, guarde.
  • Lembre-se de ter senso de equipe. A não ser que você vá trabalhar sozinha, é necessário ter jogo de cintura para se acertar com o grupo.

Você tem alguma outra dica sobre o assunto? Compartilhe com a gente!

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

Letícia Zanaroli Letícia Zanaroli

23 de abril, 2019

Nomes para salão

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

50 Nomes para Salões de Beleza que vão te inspirar!

13 de junho, 2019

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

20 de fevereiro, 2017

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019

Dani Venâncio

5 tendências de negócios para você seguir em seu salão em 2019

Dra. Dani Venâncio Dra. Dani Venâncio

14 de fevereiro, 2019

13 de junho, 2019

Revistas para salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

As revistas que não podem faltar no seu salão de beleza

5 de setembro, 2019

Portfólio de beleza

Tudo o que você precisa saber sobre portfólio de beleza

Tudo o que você precisa saber sobre portfólio de beleza

2 de junho, 2015

Software para Salão de Beleza Online ou Offline? Qual Usar?

Software para Salão de Beleza Online ou Offline? Qual Usar?

14 de setembro, 2017