Como construir um ambiente agradável para sua Barbearia

27 de junho, 2016

Marketing

Uma barbearia antigamente era conhecida por seu ambiente simples e serviços limitados de  barba, cabelo e bigode oferecidos por seus profissionais. As novas barbearias vão além do atendimento de corte e barba; elas oferecem uma experiência para os homens que estão se cuidando.

 

O cenário é novo, evidenciando que a vaidade do homem vai muito além da navalha, transformando o lugar num espaço prazeroso e de tempo agradável.

 

Para isso, o famoso e clássico ambiente masculino vem ganhando novos ares – e uma nova decoração. Os clientes vão em busca, além de um ótimo profissional, de um espaço que tenha a cara deles e o seu estilo favorito.

 

Encontre o estilo que mais conversa com a sua clientela e invista nos detalhes e decoração para deixar seu espaço personalizado.

 

 

Old School

 

O universo vintage e retrô permeia o recinto do barbeiro até mesmo nessa nova roupagem. A ambientação old school da barbearia atrai homens de bom gosto e preferências clássicas. Para essa decoração invista em pôsteres, imagens pin-up, objetos com formatos arredondados e cromados e miniaturas de automóveis antigos.

 

As cores vão dos tons mais pastéis até os mais sóbrios. Nuances de azul e vermelho são as mais clássicas e mais fáceis para combinação.

 

 

Filmes

 

A temática de filmes pode ser uma das mais originais. Já pensou numa barbearia inspirada em “O Poderoso Chefão”? Ou quem sabe a franquia “Star Wars” pode atrair inúmeros clientes? Os títulos dos super-heróis também são uma excelente pedida que costuma agradar diferentes faixas etárias e perfis de público.

 

Na decoração, os cartazes de cinema são uma ótima opção, além de objetos de referência das histórias. Frases emblemáticas também podem fazer parte das paredes e deixar a decoração personalizada, sem carregar tanto o ambiente.

 

 

Rock’n’Roll

 

Um dos estilos musicais mais clássicos pode ser o tema da sua decoração. As cores mais sóbrias, como preto e cinza são indispensáveis e o vermelho vem como ponto de luz entre os tons escolhidos.

 

A bandeira da Inglaterra é emblemática e pode ser levada à decoração de maneira literal ou através de releitura em objetos e elementos que dão a cara rock para o ambiente.

 

Miniatura de instrumentos musicais e até cantores e bandas chamam muita atenção e deixam o espaço bem característico.

 

Couro e jeans são materiais que combinam muito com a história do rock. Invista nessas texturas nos móveis e acabamentos. O som do ambiente também segue a regra da decoração.

 

 

Jazz

 

O estilo musical também carrega personalidade em sua cultura com elementos muito específicos, como os instrumentos de metais e o tom mais clássico. Bebidas tradicionais e ambientes mais sóbrios são a cara do Jazz.

 

O vermelho e o marrom (que remete à madeira) são tons que conseguem construir a decoração dentro desse estilo de música.

 

Como na opção do Rock, miniaturas de instrumentos são essenciais. Discos nas paredes e capas de álbuns consagrados podem ser pendurados nas paredes no lugar dos quadros. Tijolo a vista e madeira são texturas que conversam muito bem com o gênero e uma mesa de bilhar não pode faltar!

 

Clientes de preferência clássica vão se sentir atraídos e familiarizados ao som dos grandes músicos.

 

 

Bar

 

Os homens que fogem dos salões unissex buscam por um ambiente masculino, mas que também não tenha a aparência de salão. Que tal transformar a sua recepção em um bar?

 

A ideia pode funcionar muito bem, deixando o cliente relaxado no espaço e ainda criar interação entre os homens presentes. Isso deixa o ambiente descontraído e com a cara do seu público.

 

Pense no menu de bebidas diversificado e encontre marcas diferenciadas para agregar ainda mais valor à sua ideia. Para acompanhamento, deixe petiscos disponíveis, como o clássico amendoim torrado.

 

A espera para o horário marcado será muito mais interessante e prazerosa para o cliente.

 

 

Café

 

Outro segmento que pode ser explorado é o dos Cafés. Os apreciadores da bebida podem conhecer novos sabores no ambiente criado. Cafés costumam ser lugares muito aconchegantes e calmos, ideais para trabalhar ou ler o jornal do dia.

 

Invista numa louça e bancada personalizadas para deixar o espaço ainda mais incrementado e especial. Com certeza será o ponto de encontro da clientela.

 

 

Tattoo

 

Além de ser o tema da decoração, o espaço para tatuadores é muito bem vindo no universo das barbearias.

 

Assim como um bar acoplado, ter mais de um serviço disponível em um mesmo ambiente é um das fatores de maior inovação no mundo do atendimento ao cliente.

 

O freguês pode marcar um horário para fazer a barba e ainda escolher uma nova tatuagem com o profissional disponível. Ou aquele homem que entrou no estabelecimento pelo tatuador pode ser o novo cliente da barbearia

 

 

Rockabilly

 

Esse tema se estende às lanchonetes dos anos 50 e os artigos da Segunda Guerra Mundial. As cores são mais vivas e o som ambiente é de muito jazz e blues.

 

O piso quadriculado é o principal elemento do tema, bem como móveis em madeira, assentos em couro e as famosas jukebox, que permitem que o cliente escolher a trilha sonora durante seu tempo na barbearia.

 

 

Carros

 

Apaixonados por possantes vão se fidelizar à sua barbearia instantaneamente.

 

Com a temática dos automóveis, a decoração ganha opções infinitas. Você pode escolher uma marca ou um modelo de carro mais clássico. Quadros com imagens de carros e logos das marcas vão decorar as paredes. Miniaturas dos veículos são os elementos principais para ornamentar o ambiente.

 

Motos

 

Assim como os carros, os fãs de duas rodas também precisam de uma barbearia que os represente.

 

Além de decorar o ambiente com artigos que carreguem a história das motos, que tal oferecer um serviço para o veículo dos clientes?

 

Faça uma parceria com oficinas e profissionais especializados em motos e oferte serviços personalizados para os clientes.

 

 

Futebol

 

O esporte preferência nacional também pode ser um ótimo tema para sua decoração. Com um aspecto mais vintage, personalize com a história das seleções antigas e aproveite imagens consagradas para decorar o ambiente.

 

Bolas de diferentes torneios e réplicas de taças podem ser a diversão da clientela que vão trocar informações e interagir com os objetos.

 

Ter um espaço para o futebol de mesa é indispensável para entreter os clientes.

 

 

Loja de Roupas

 

Oferecer mais de um serviço, como falado anteriormente, pode ser o grande ponto de inovação da sua barbearia.

 

Que tal abrir um espaço para venda de roupas? Mas, mostrando o cuidado no atendimento, firme parceria com uma marca de peças exclusivas e personalizadas que combinem com seu estilo. A temática da decoração deve aparecer até mesmo nas peças da roupa para que haja harmonia e interesse despertado nos clientes.

 

Tenha uma pequena arara com as peças para que evidencie ainda mais a “exclusividade”. Procure não trabalhar com mais de duas marcas para que o foco não sejam as peças ao invés da barbearia.

 

Outros pontos importantes devem ser pensados ao construir um ambiente agradável para barbearias, como necessidade de um espaço mais reservado para o cliente e até o som ambiente.

 

 

Privacidade

 

Barbearias costumam ser ambientes de projeto aberto, sem ou com poucas paredes, mas um local reservado pode ser o diferencial na seu estabelecimento. Nesse espaço, podem ser oferecidas massagens rápidas, espaço para reuniões e dia do noivo.

 

 

Aromatização

 

O perfume do ambiente é importantíssimo, mas deve ser escolhido com muito cuidado para não ser enjoativo. Além disso, ele deve combinar com o tema de decoração e, ao se misturar com o cheiro dos produtos usados na barbearia, ainda ser agradável.

 

Busque por cheiros mais neutros, como algodão, e masculinos, como aromas com toques amadeirados.

 

A aromatização faz parte da decoração por dar personalidade ao ambiente e ainda ser uma das “memórias” que o cliente vai levar da barbearia. Por isso, a escolha deve ser muito bem pensada para não ser uma lembrança negativa.

 

 

Playlist

 

O som ambiente, como já levantado na parte da escolha da decoração, deve conversar com o ambiente construído para a barbearia.

 

Respeite a preferência dos clientes e tenha uma lista diversificada de músicas e cantores/bandas para agradar a maior quantidade de pessoas.

 

O volume não pode atrapalhar conversas, muito menos o atendimentos dos profissionais. Preste atenção nesse fator.

 

Agora é só escolher tema, cores e objetos para construir sua barbearia. O resultado vai ser surpreendente! Se você está montando ou já tem uma barbearia e gostaria de aplicar e ver os resultados de tudo isso de forma simples, tenha um software para barbearia e administre todo o seu negócio.

 

 

Equipe UB

Equipe UB


Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

Assine nossa newsletter