Como coordenar uma equipe de cabeleireiros com sucesso

Como coordenar uma equipe de cabeleireiros com sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos

Rotatividade de colaboradores é um dos problemas mais antigos que existem em salões de beleza. Entrevistar, contratar, treinar e desenvolver habilidades é muito demorado e custoso.

Além disso, existe também o desafio de lidar com os colaboradores mais antigos, que conhecem “o sistema” e que dependendo de como for a cultura do salão, podem acabar por desanimar (mesmo que involuntariamente) os novatos.

E se tudo isso não bastasse, é preciso ainda lidar com o fato de que toda equipe passa por ciclos de alta e baixa performance por conta destas pessoas que entram e saem do time, por conta de mudanças estruturais ao longo dos anos e até mesmo do foco do negócio.

Coordenar pessoas é realmente complexo, porém, como dono do salão, esta deve ser sem dúvida a sua maior prioridade. Caso você não tenha este perfil, recomendamos fortemente que contrate alguém para desempenhar esta função.

Existem 3 maneiras de enfrentar e vencer todos estes desafios, são eles:

1. Ter um bom líder:

Todo salão precisa de uma pessoa que é naturalmente respeitada por todos. Este líder é o tipo de pessoa que se importa com pessoas, entende no que cada um pode colaborar para o salão como um todo e sabe exatamente como tirar o melhor de cada um da equipe. 

Ele ensina, orienta e acompanha pacientemente a evolução das pessoas. O líder cuida das pessoas para que as as pessoas cuidem da sua empresa. Percebe a importância deste posicionamento?

2. Ter uma boa comunicação:

Parece trivial, muitos donos dizem que comunicam para a equipe o que querem que façam, mas eles não o fazem. O que eles esquecem é que há formas e formas de dizer.              

“Comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem” – David Ogilvy.                              

Portanto, a responsabilidade é sempre sua.

Por exemplo: Se um colaborador não consegue executar um bom trabalho mesmo depois de você ter o explicado diversas vezes, ou você não é claro ou o colaborador não serve para o seu salão. Em qualquer uma das situações, a responsabilidade de uma ação final é sua.

E sim, você vai ter que explicar centenas de vezes e alguns vão fazer errado. A boa notícia é que existe uma maneira de minimizar isso: Desenhando e documentando os principais processos do seu salão de beleza.

3. Ter processos bem definidos:

A palavra coordenar significa “o ato de organizar, arranjar e ou tornar disponível os recursos para uma determinada tarefa”.

Portanto, para coordenar uma equipe de cabeleireiros com sucesso é preciso também organizar os processos e tornar os recursos disponíveis. Pense em seu salão como uma franquia.

Quais são as atividades que sempre se repetem no atendimento dos cabeleireiros? Torne isso um processo.

Por exemplo: Sempre que a cliente chega para ser atendida, primeiro pedimos que ela sente na cadeira, conversamos cerca de 5 minutos para entender suas necessidades. Na sequência levamos ela para o lavatório, fazemos uma massagem enquanto lavamos o seu cabelo. Secamos e sempre oferecemos uma água, suco ou café ao voltar para a cadeira.

Se esta é a experiência que deseja para o seu cliente final, você precisa documentar e passar para todos da equipe. Frisar a importância de sempre acontecer da mesma forma (um padrão) e parabenizá-los sempre quando o processo for executado da forma certa.

Ao fazer esta documentação, você vai perceber que são necessários recursos ao longo do processo. No exemplo dado, no momento em que a cliente é levada para o lavatório é preciso que tudo esteja limpo e organizado. Quem é responsável por esta limpeza e organização? O pessoal da limpeza? Então monte um processo simples e claro dizendo que eles devem sempre deixar toalhas e o lavatório limpo para que o cabeleireiro não perca tempo.

Percebe como processos ajudam? Eles facilitam o trabalho do cabeleireiro e ainda faz o salão não perder dinheiro. Um líder respeitado, que sabe se comunicar e tem processos bem definidos para gerenciar sem dúvida alguma conseguirá fazer com que os seus cabeleireiros produzam muito mais e de forma tranquila.

Dicas Adicionais

1. Seja grato:

Faça pequenas reuniões diárias no final do expediente para agradecer o time. Só isso, só agradecer pela vida destas pessoas que todos os dias trabalham para o seu salão.

2. Abrace imperfeições:

As pessoas não são robôs, então por mais que existam os processos, seja sensível a ponto de entender que algumas imperfeições podem ocorrer durante a execução do processo.

3. Converse individualmente:

Se tiver que chamar a atenção de alguém, faça individualmente. Nunca na frente do restante do time. E por favor, não deixe acumular situações para “descarregar” na pessoa diversas falhas de uma vez. Houve um problema, converse no mesmo dia.

4. Dê pequenos presentes:

Seus cabeleireiros são uma fonte de receita para o teu salão, você precisa garantir que estejam sempre felizes e dando o seu melhor. Dar alguns presentes simples como por exemplo um chocolate ou meio dia de folga (que não estava previsto) demonstra que você se importa.

Nem sempre dinheiro é o mais importante. As pessoas gostam de se sentirem valorizadas, parte de algo maior. Estimule este tipo de ambiente.

5. Pergunte o que eles precisam:

Seguindo a filosofia que você cuida das pessoas e elas cuidam da sua empresa, pergunte ao menos 1 vez por semana o que você pode fazer para facilitar o trabalho deles. 

Pense como um técnico de time. Seu papel não é entrar em campo e jogar. Seu papel é garantir que todos estejam em forma, motivados e bem orientados sobre o tipo de resultado que você deseja. 

Seja o técnico/líder que o seu salão de beleza precisa e comece a colecionar vitórias atrás de vitórias.

6. Seja o exemplo:

Não há nada pior do que um líder “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Você é o espelho do seu salão de beleza, portanto, pense no tipo de imagem que quer transmitir para clientes, colaboradores e parceiros.

E você?

Tem alguma dica interessante que aplica atualmente em seu salão de beleza e que poderia ajudar os outros? Compartilhe nos comentários abaixo.