Como criar um plano de carreira para os funcionários de seu salão?

Plano de negócios para seus funcionários

Como criar um plano de carreira para os funcionários de seu salão?

Quem trabalha no setor de beleza e cosméticos sabe muito bem a dificuldade em encontrar bons funcionários.0

A concorrência é acirrada, a oferta de mão de obra é grande mas nem sempre bem qualificada e a clientela está cada vez mais exigente.

É preciso então pensar em uma forma estratégica de reter os funcionários que você já tem, evitando que migrem para outros salões – e para isso ciar um plano de carreira para funcionários é indispensável.

Como Criar um Plano de Carreira para os Funcionários do Salão?

A pesquisa global divulgada em janeiro de 2015 pela Kelly Services com mais de 230 mil entrevistados em todo o mundo mostra que as oportunidades de crescimento profissional são extremamente relevantes para os brasileiros (73% contra 63% da média mundial).

Assim como os programas de treinamento e desenvolvimento (64% contra 58% do resto do mundo).

O resultado demonstra que os empreendedores que quiserem não só atrair, mas manter os melhores funcionários devem oferecer mais do que salário, mas principalmente benefícios voltados para o crescimento na própria empresa, como um plano de carreira no salão.

Transforme Seu Salão no Melhor Lugar do Mundo para Trabalhar

Alguns salões de beleza acabam fechando as portas por causa da grande rotatividade de seus funcionários já que nem sempre é possível repor o profissional com a mesma competência.

Além disso, é bom lembrar que a relação cliente x profissional de beleza é baseada na confiança, por isso muitos clientes acabam migrando junto com o seu colaborador para um salão concorrente, fazendo com que você perca duas vezes.

Para evitar que isso aconteça você deve transformar o seu salão no melhor lugar para trabalhar.

Para Estabelecer Metas, Comece Conversando com Seus Colaboradores

Um bom plano de carreira começa com uma boa conversa com seus funcionários a respeito do que eles esperam da carreira, sobre o que eles acham do ambiente de trabalho, e cruze essas informações com as diretrizes da sua empresa.

O que eles esperam em relação a benefícios, o que é mais importante: aqueles relacionados a saúde e alimentação, participação nos lucros, décimo-quarto salário, cargos de chefia, horários mais flexíveis?

Identifique os desejos do grupo para poder transformá-los em um plano de carreira eficiente, que satisfaça à maioria.

Como se imaginam dali a 3 anos, qual o cargo que esperam atingir, pretende montar seu próprio salão ou trabalhar em um de renome, o que significa para cada um o “crescimento profissional”?

Procure estabelecer uma relação de confiança e sinceridade.

Identifique os Principais Pontos

Através dessa conversa, estabeleça os principais pontos, tanto os fortes quanto os fracos do seu salão. Compare a expectativa dos seus funcionários com as suas diretrizes atuais e faça as adaptações necessárias.

Se for necessário, reveja benefícios, desenvolva projetos de bonificação baseados em metas.

Reestruture horários de trabalho e folgas, crie vantagens de acordo com o tempo de serviço, como cursos de capacitação em diferentes níveis, e analise as vantagens que podem ser estendidas à família, como convênios para descontos em creches, restaurantes ou eventos culturais.

Veja o que é possível fazer dentro das suas possibilidades e apresente o seu plano de carreira ainda em aberto para colher mais sugestões.

Lembre-se que não é possível agradar a todos o tempo todo, mas é possível agradar à maioria. Funcionários satisfeitos não têm motivo para ir embora.

Cursos Internos e Workshops Fazem o Colaborador Sentir-se Valorizado (e seguro)

A insegurança no trabalho é outra grande causa de troca de emprego, por isso procure promover workshops e cursos de treinamento internos como parte do seu plano de carreira.

Ao formar funcionários cada vez melhores, eles estarão seguros de que não precisará contratar um profissional de fora quando surgir uma vaga com maior nível de exigência.

Dando mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento você estará alimentando o desejo de todo profissional que quer subir na carreira, e reduzindo a possibilidade de perder para a concorrência.

E você, já tem plano de carreira no seu salão? Conte sua experiência para a gente aqui nos comentários!

Post a Comment