Como dar um up na sua carreira e ser o melhor profissional no mercado de Beleza & Estética!

ser o melhor profissional no mercado de Beleza

Como dar um up na sua carreira e ser o melhor profissional no mercado de Beleza & Estética!

Se você está lendo este post é porque realmente você sabe da importância de estar entre os melhores!

Estamos inaugurando nossa seção das melhores dicas de carreira para tornar a sua vida no trabalho muito melhor. E preparamos este post exclusivo para ajudar profissionais, como você, à se destacarem no mercado!

DLS_1893

De acordo com a pesquisa feita pela 24 Sete Inc. – empresa global especializada em pesquisa,marketing, criatividade e talento digital – mais da metade dos profissionais de beleza afirmam que estão insatisfeitos com a taxa de avanço em suas carreiras. Os participantes da pesquisa citam a falta de um plano de carreira claro como a questão mais importante. Do lado de quem contrata, atrair e reter talento continua sendo um dos maiores desafios.

Se você já é uma da stars provavelmente seu desafio é se manter no topo dos holofotes da industria ao mesmo tempo que jovens talentos e inovações aparecem todos os dias. Agora, se você ainda é inexperiente o seu valor está em evidenciar o seu potencial para o mercado. Donos de top salões gostam de encontrar diamantes a serem lapidados.

Em qualquer desses casos ou até mesmo se  você for o próprio responsável pelo negócio seguem alguma dicas essenciais para dar um up na carreira profissional na concorrida industria de beleza.

1  – Esteja e se mantenha no topo: Qualifique-se

A indústria da beleza é uma das mais inovadoras e rápidas do mercado. Por isso mesmo existem toneladas de aulas, vídeos e tutoriais, cursos presenciais e online em uma variedade enorme de assuntos. Quer aprender a fazer extensões de cílios? Faça um workshop de um dia ou dois para adicionar essa habilidade para o seu arsenal. Precisa de prática extra para aplicar maquiagem de noiva? Há aulas para isso!

Um ponto muito importante também é extender seus conhecimentos para outras areas como: marketing, financeiro, publicidade, entre outros. Um profissional com visão e conhecimento além das técnicas de beleza tem a probabilidade muito maior de alçar voos mais altos, como por exemplo, ter o próprio salão, se tornar sócio do chefe, entre outras dúzias de possibilidades. Portanto, qualifique-se!

2 – Seja referência: Acompanhe as tendencias

Saber o que está rolando no mundo profissional e no seu mercado em geral permite você se posicionar na vanguarda da beleza! E isso se torna importante uma vez que a confiança é o pilar fundamental na prestação de qualquer serviço. Uma descontraída e econômica forma de fazer isso é acompanhar as principais redes sociais – facebook e instagram– dos grandes nomes do mercado. A melhor forma ainda continua ser acompanhar os top blogs do mercado. São pessoas que estão antenadas em tudo o que acontece no mundo inteiro, selecionam e entregam ótimos conteúdos. Portanto, ache os  blogs que te interessa e se conecte à eles. Deixe seu email para receber diretamente as novidades, marque como favoritos em seu navegador e siga as respectivas redes sociais!

Também é intessante tentar ir à um evento de seu mercado pelo menos uma vez ao ano. Existem dezenas de eventos todo ano nos mais diversos lugares. Confira só todos eventos que aconteceram em 2013!

3 – Promova, divulgue e saiba se de posicionar: Marketing pessoal

Não há nada de errado em promover os seus serviços e falar  o quão bom você é no que faz. Afinal, você faz isso porque gosta não? Um grande cuidado é não ser a pessoa mala do seu facebook que manda milhares de mensagens por dia sobre o mesmo assunto, só fala de si ou se gaba demais. Fazer marketing pessoal não tem nada haver com falta de humildade, sem noção ou arrogância. Trata-se da melhor maneira de mostrar ao mundo quem é você, o que faz e o quão bom é nisso. Se você é hair stylist e faz bem o seu marketing pessoal, quem será que sua família e amigos vão lembrar quando tocarem no assunto?

A melhor maneira de fazer seu marketing pessoal são: cartões de negócio (mostra profissionalismo, é barato e espalha seu nome), ter conta em redes sociais  –facebook e instagram –  e saber utilizá-las com moderação e estar presente em listas e espaços exclusivos do seu mercado (escolha muito bem onde vai colocar seu nome).

4 – Ajude os outros

Não só seus clientes, colegas, chefe e funcionários. Ajude á todos que puder. Sempre!

Como dizem: tudo que vai, volta. A pior coisa é quando temos uma dúvida, sabemos quem pode nos ajudar e a pessoa não colabora. Não seja essa pessoa! Se você tem medo de passar para frente “seus segredos” esqueça isso. De uma forma ou outra a pessoa irá aprender. Portanto, seja a pessoa que irá ajudar e ser eternamente lembrada. Isso também faz parte do seu marketing pessoal, se você ajuda e ensina é porque sabe do assunto, confia em si e não medo.

Além de todas essas razões, muitas mulheres lutam com problemas de auto-estima , ajuda-las mesmo que seja apenas por um dia, é muito gratificante.

5 – Relacionamento, contatos e pessoas: Crie e mantenha seu Networking

Um trabalho na indústria da beleza permite conhecer pessoas de todas as esferas da vida. Com certeza muitos de seus clientes, além de fieis, se transformaram em amigos de longa data. Esses amigos podem ser importante não só por pagarem seus contas mas para abrir portas de diversas formas para você. Agora, algo que poucos profissionais da beleza fazem bem é criar e manter uma forte rede de contato com a própria indústria. Este talvez seja o maior diferencial em uma carreira profissional. Abrem portas, ajudam você a se qualificar, acompanhar as tendências e ter uma visão cada vez mais ampla do mercado. Engana-se quem acha que os contatos precisam ser restritos à sua rua ou bairro. A internet permite criar laços com pessoas do mundo inteiro.

Uma boa forma de começar a aumentar sua rede de contatos é por meio de comunidades online. Sem dúvida o linkedin (rede social profissional) é perfeita para tal. Se não conhece faça logo seu perfil e participe de grupos de discussão específicos. O facebook possui diversas comunidades também, participe de alguma delas. 

Dica final

Como pode ver, tudo está ao alcance das suas mãos e não reque muito investimento. Basta querer fazer acontecer e correr atrás.

images

Não há nenhum ponto em desperdiçar seu tempo e dinheiro. Aproveite o tempo livre entre os serviços ou a própria segunda-feira off para fazer cursos, ler blogs, noticias e interagir com sua rede. E claro, pesquise muito bem os cursos, as revistas que vai assinar e onde mais for investir seu tempo e dinheiro. Nesta jornada a internet é sua maior aliada na construção de uma carreira dos sonhos! Nesta jornada a internet é sua maior aliada na construção de uma carreira dos sonhos!

Se quiser aprender mais sobre como melhorar seu desempenho no trabalho, acesso à lista de top blogs, oportunidades da indústria ou se inspirar deixe seu email ao lado!

Não deixe de conferir nossos próximos artigos sobre como encantar o seu chefe e como aumentar a produtividade da sua equipe. Claro, tudo na medida certa para a industria de beleza e estética.

E você, tem alguma dica sobre o assunto para compartilhar?

Post a Comment