Como escolher os melhores profissionais para o seu salão de beleza?

25 de junho, 2015

Confira nossas dicas para escolher os melhores profissionais para o seu empreendimento de beleza! A administração e a gestão de recursos humanos em salões de beleza podem ser bastante complexas. Negócios nas áreas de beleza e estética costumam sofrer com a alta rotatividade e a baixa qualidade da mão de obra. Assim, ter em mente a função a ser desenvolvida pelo profissional e o perfil que você deseja é fundamental para evitar dores de cabeça com funcionários pouco qualificados ou de baixo desempenho.

1. Onde procurar profissionais para salão?

Uma das melhores formas de encontrar funcionários para salões de beleza é através de indicações de outros profissionais e até mesmo de clientes. Indicações costumam levar a profissionais de confiança e que realizam um bom serviço. Cursos de beleza e estética também são ótimos locais para procurar funcionários para o seu empreendimento. Procure os melhores cursos da região e converse com coordenadores ou responsáveis para pedir indicações de bons profissionais. Anúncios em redes sociais e cartazes também são boas formas de procura por profissionais para salão, mas lembre-se de indicar com precisão o perfil que está procurando para a vaga e a localização do empreendimento.

2. Como analisar o profissional?

Competência técnica

Uma das primeiras qualidades a ser analisada é a competência técnica do profissional. Para tal, você pode tanto propor uma espécie de teste, quanto pedir o currículo do candidato. O currículo deve apresentar cursos e locais onde este já trabalhou e você pode solicitar certificados de participação neles.

Referências de antigos empregadores

Entrar em contato com antigos empregadores também é uma ótima forma de analisar o profissional, pois ajuda a entender se este realmente apresenta as características e a postura que o seu negócio exige. Ao ligar para um antigo empregador, procure fazer perguntas profissionais e saber discernir possíveis conflitos e mágoas. Faça perguntas principalmente relacionadas aos pontos fortes e fracos do candidato e aos motivos pelos quais saiu do emprego anterior.

Entrevista com os candidatos

Durante a entrevista, algumas características do profissional são importantes e devem ser analisadas. Procure saber mais sobre a sua facilidade em trabalhar em equipe, sobre a relação dele com os clientes e sua capacidade de encarar situações de pressão. Além disso, é um bom momento para identificar habilidades interessantes e diferenciais que podem contribuir para as atividades no salão.

Outra questão importante é a pontualidade. Muitos donos de salão costumam questionar os candidatos com relação à distância entre sua residência e o local de trabalho, de forma a evitar problemas com atrasos. Principalmente em grandes metrópoles, longos trajetos podem significar uma rotina diária desgastante para o profissional.

3. Encontrou o profissional certo?

Quando você encontrar a pessoa certa, deixe claro para o novo funcionário quais são suas expectativas com relação ao seu trabalho, suas responsabilidades e horários. Contratos por escrito são boas formas de formalizar estas questões, e devem explicitar todos os detalhes de funcionamento e as regras do empreendimento.

Contratar profissionais para o trabalho em salões de beleza deve levar em consideração não somente as questões técnicas, mas um perfil de candidato adequado ao seu empreendimento. Salões de beleza são locais onde a equipe trabalha em conjunto e no mesmo local durante todo expediente, e onde a intimidade entre os funcionários costuma ser maior, devido ao papo mais descontraído característico do ambiente de salões de beleza. Assim, procure por funcionários que sigam o ritmo de sua equipe e que correspondam às suas expectativas de perfil ideal.

Gostou das dicas para escolher profissionais para salão? E você, como procura novos funcionários para o seu salão? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários, e não deixe de conferir mais dicas para empreendimentos de beleza no nosso blog!

Conheça o sistema de gestão Avec!

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam