Como escolher os melhores profissionais para o seu salão de beleza?

A administração e a gestão de recursos humanos em salões de beleza podem ser bastante complexas. Negócios nas áreas de beleza e estética costumam sofrer com a alta rotatividade e a baixa qualidade da mão de obra. Assim, ter em mente a função a ser desenvolvida pelo profissional e o perfil que você deseja é fundamental para evitar dores de cabeça com funcionários pouco qualificados ou de baixo desempenho. Confira nossas dicas para escolher os melhores profissionais para o seu empreendimento de beleza!

1. Onde procurar profissionais de beleza?

Uma das melhores formas de encontrar funcionários para salões de beleza é através de indicações de outros profissionais e até mesmo de clientes. Indicações costumam levar a profissionais de confiança e que realizam um bom serviço. Cursos de beleza e estética também são ótimos locais para procurar funcionários para o seu empreendimento. Procure os melhores cursos da região e converse com coordenadores ou responsáveis para pedir indicações de bons profissionais. Anúncios em redes sociais e cartazes também são boas formas de procura, mas lembre-se de indicar com precisão o perfil que está procurando para a vaga e a localização do empreendimento.

2. Como analisar o profissional?

Competência técnica

Uma das primeiras qualidades a ser analisada é a competência técnica do profissional. Para tal, você pode tanto propor uma espécie de teste, quanto pedir o currículo do candidato. O currículo deve apresentar cursos e locais onde este já trabalhou e você pode solicitar certificados de participação neles.

Referências de antigos empregadores

Entrar em contato com antigos empregadores também é uma ótima forma de analisar o profissional, pois ajuda a entender se este realmente apresenta as características e a postura que o seu negócio exige. Ao ligar para um antigo empregador, procure fazer perguntas profissionais e saber discernir possíveis conflitos e mágoas. Faça perguntas principalmente relacionadas aos pontos fortes e fracos do candidato e aos motivos pelos quais saiu do emprego anterior.

Entrevista com os candidatos

Durante a entrevista, algumas características do profissional são importantes e devem ser analisadas. Procure saber mais sobre a sua facilidade em trabalhar em equipe, sobre a relação dele com os clientes e sua capacidade de encarar situações de pressão. Além disso, é um bom momento para identificar habilidades interessantes e diferenciais que podem contribuir para as atividades no salão.

Outra questão importante é a pontualidade. Muitos donos de salão costumam questionar os candidatos com relação à distância entre sua residência e o local de trabalho, de forma a evitar problemas com atrasos. Principalmente em grandes metrópoles, longos trajetos podem significar uma rotina diária desgastante para o profissional.

3. Encontrou o profissional certo?

Quando você encontrar a pessoa certa, deixe claro para o novo funcionário quais são suas expectativas com relação ao seu trabalho, suas responsabilidades e horários. Contratos por escrito são boas formas de formalizar estas questões, e devem explicitar todos os detalhes de funcionamento e as regras do empreendimento.

Contratar profissionais para o trabalho em salões de beleza deve levar em consideração não somente as questões técnicas, mas um perfil de candidato adequado ao seu empreendimento. Salões de beleza são locais onde a equipe trabalha em conjunto e no mesmo local durante todo expediente, e onde a intimidade entre os funcionários costuma ser maior, devido ao papo mais descontraído característico do ambiente de salões de beleza. Assim, procure por funcionários que sigam o ritmo de sua equipe e que correspondam às suas expectativas de perfil ideal.

Gostou das dicas? E você, como procura novos funcionários para o seu salão? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários, e não deixe de conferir mais dicas para empreendimentos de beleza no nosso blog!