Como escolher os sócios ideias para seu empreendimento de beleza

21 de outubro, 2015

Manter uma sociedade não é fácil. São relativamente comuns os casos de problemas entre sócios de empreendimentos de beleza que acabaram tendo que terminar o negócio ou partir para o voo solo. Em compensação, uma andorinha só não faz verão – e isso é a mais absoluta verdade. Como então escolher o sócio certo? Esta é uma questão complicada em qualquer área, mas especificamente neste nicho, os sócios do salão de beleza precisam realmente gostar muito do que fazem.

Começar um negócio não é a coisa mais fácil do mundo, mas sozinho pode ser muito pior – afinal, ninguém consegue abraçar o mundo com as pernas. Na sociedade, além da divisão de gastos, problemas e lucros, deve haver também todo um suporte de conhecimento, de forma que um complemente o outro, e ambos tenham o mesmo grau de envolvimento na empreitada. Veja algumas dicas para encontrar um sócio e garantir uma parceria de sucesso.

1 – Procure alguém que complemente seus conhecimentos

Ter o perfil diferente do seu é bastante proveitoso em uma sociedade, porque assim cada um complementará a área em que o outro é mais fraco. No entanto, vocês devem concordar em relação aos mecanismos para fazer o salão crescer – quais os tipos de investimentos e a fatia do orçamento que cada ação receberá (marketing, ações, equipamentos, títulos e bolsa de valores etc) – quem ficará responsável pelo o quê (contratações, cursos, representação nos eventos de beleza, compras) – e, principalmente, o que espera alcançar com o empreendimento.

Sim, porque para um a meta pode ser apenas tirar o suficiente para viver razoavelmente bem, passando o máximo de tempo coma família; para o outro a meta pode ser criar uma grande rede nacional de salões em todas as capitais do país, custe o que custar. Alinhem os objetivos para não terem problemas!

2 – O que você deve saber sobre seu futuro sócio

Uma forma de evitar problemas é fazendo uma pequena pesquisa a respeito do candidato a sócio. Levante aspectos que podem ser conflituosos entre vocês, como, por exemplo, os valores que o norteiam e seus princípios éticos, o grau de ambição, habilidade interpessoal de se relacionar com sócios, funcionários e clientes, a visão a respeito do futuro do empreendimento, em que essa sociedade será vantajosa para o crescimento do salão.

Por outro lado, deixe bem claro o montante que cada um investirá e a sua parte na sociedade, qual a função de cada um na rotina do salão, a definição das retiradas de cada um e a periodicidade, a possibilidade ou não de ter parentes na empresa, a disponibilidade caso um tenha que ausentar. Não esqueça que estes princípios básicos da sociedade devem constar do contrato social e são uma garantia para ambos no caso de alguma coisa não sair como esperado.

3 – Amizade x Coleguismo

Vocês já trabalham juntos há anos no mesmo salão e agora decidiram partir para o negócio próprio, é uma ótima ideia. Mas amizade e coleguismo profissional são duas coisas completamente diferentes de sociedade, acredite. É preciso criar mecanismos de comprometimento, como atrelar o pro-labore ao lucro do salão. Procure também alinhar expectativas. Um salão de beleza é um local onde a vaidade está sempre à flor da pele dos clientes, dos funcionários, dos sócios.

E isso pode ser um problema quando as expectativas não estão bem alinhadas: um é mais expansivo do que o outro e consegue mais clientes, mas espera que o sócio aja da mesma forma? Gosta de ficar até tarde atendendo aquela cliente de cima da hora mas reclama se o sócio sai no horário? Tem problema em trabalhar nos feriados? É aberto a novidades e gosta de fazer cursos de atualização ou detesta ir a feiras e não trabalha seu networking?

Se as expectativas não forem alinhadas antes do fechamento da sociedade, pode ser que uma reunião semanal conserte as coisas. O importante é ter consciência de que na maioria das vezes a sociedade é necessária para o crescimento do salão, juntando forças em relação a uma visão comum de futuro. Escolha seu sócio com sabedoria e cerque-se de mecanismos para fazer essa empreitada dar certo.

E você, já teve um sócio que não deu certo? Compartilhe sua experiência com a gente aqui nos comentários!

Equipe UB

Nossa equipe é formada por administradores, publicitários e jornalistas apaixonados por comunicação! Estamos, dia após dia, transformando a vida de empreendedores e profissionais através da Universidade da Beleza! #UBteam

18 de dezembro, 2019

31 de dezembro, 2019

21 de dezembro, 2019

Nome para salão de beleza

Guia definitivo: Como escolher um nome criativo para salão de beleza!

Guia definitivo: Como escolher um nome criativo para salão de beleza!

20 de fevereiro, 2020

Como fazer meu salão de beleza dar mais resultados

10 serviços extras que farão seu espaço de beleza dar mais resultados

10 serviços extras que farão seu espaço de beleza dar mais resultados