Como estabelecer um plano de metas para o seu salão

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom empreendedor busca constantemente formas de fazer crescer o seu salão de beleza. A ampliação do faturamento, o aumento do número de clientes ou até mesmo a expansão das instalações estão entre os seus planos. No entanto, o crescimento depende de planejamento e de disciplina. Muitos fracassam por falta de organização, acreditando que apenas boas ideias sejam capazes de alavancar o negócio.

Em um mercado caracterizado pela competição acirrada, o empreendedor precisa estabelecer um plano de metas. Antes disso, no entanto, é preciso analisar dois tipos de fatores – externos (situação da economia, novos hábitos de consumo e mudanças no mercado) e internos (perfil da equipe, recursos disponíveis e resultados atuais). Só assim o proprietário do salão poderá definir metas realistas.

Método

Para a criação do plano de metas para o salão, uma opção válida é utilizar o método SMART. A sigla é formada pelas iniciais de cinco palavras inglesas – specific (específica), measurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e time-bound (temporal). O SMART mostra que a meta deve ser:

1 –      Específica

Qualquer meta deve ter clareza e simplicidade. A equipe de funcionários do salão será informada sobre o porquê do objetivo, o que se espera de cada um e quanto custará atingi-lo.

2 –      Mensurável

Só o que é medido pode ser gerenciado. Essa regra vale para definir objetivos de forma realista. Você deve evitar metas generalistas como “melhorar o atendimento ao cliente”. Como medir isso? Mas pode estabelecer a meta de redução em 50% do número de reclamações registradas pelos clientes.

3 –      Alcançável

Há sempre o risco de se estabelecer metas fáceis ou difíceis demais. Em ambas as situações, a equipe não tem estímulo. Cabe ao proprietário do salão pensar em metas que exijam esforço dos funcionários, porém dentro das condições de trabalho oferecidas.

4 –      Relevante

A meta relevante tem impacto direto no negócio. O exemplo da redução do número de reclamações é relevante se isso tiver relação com a variação do número de clientes.

5 –      Temporal

Metas dependem de prazos. Aquilo que não tem data de entrega jamais será feito. Por isso, é necessário estabelecer um cronograma e acompanhar de perto os resultados obtidos.

Foco e prazos

Ao esboçar o plano de metas, liste vários objetivos e escolha cinco como prioridade. Faça uma descrição rápida de cada um deles. Para as grandes metas, aquelas que demandam maior tempo, defina etapas. Tudo deve ter prazo. É importante que você, como empreendedor, concentre os esforços em um número limitado de metas.

Quer um exemplo? Entre os diversos objetivos listados, cinco foram escolhidos como prioridade: reduzir à metade os horários ociosos nas terças e quartas-feiras; aumentar em 15% o faturamento semanal; diminuir o consumo de energia em 10%; comprar equipamentos mais modernos e abrir uma filial.

Para cada objetivo, defina uma estratégia e um prazo:

– A redução de 50% dos horários ociosos será obtida com a oferta de descontos nos dias de menor movimento. O prazo estipulado é de no máximo três meses.

– O maior movimento nas terças e quartas-feiras vai gerar aumento na receita do salão (15% semanais) ao final do período de três meses.

– A diminuição do consumo de energia ocorrerá em dois meses, a partir de medidas como a troca das lâmpadas por modelos mais econômicos, a instalação de sensores de presença e a mudança de hábitos da equipe.

– A substituição dos equipamentos do começará a ser feita após a consolidação do aumento da receita – ou seja, três meses após o início da implantação do plano de metas. O faturamento maior será investido na modernização dos aparelhos utilizados no salão.

– A abertura de uma filial acontecerá em 18 meses, período necessário para que as metas anteriores tenham sido atingidas e seus resultados, consolidados.

Mas não basta traçar um plano de metas e definir cronograma para sua execução. O êxito depende do acompanhamento constante dos resultados. Caso os objetivos não sejam atingidos, será necessário agir rápido para redefinir metas ou alterar completamente o planejamento.

Fazer o acompanhamento de resultados requer disciplina. Muitos empresários adiam a tarefa e gradativamente a abandonam. O ideal é reservar alguns minutos do dia ou uma hora por semana para avaliar os avanços obtidos e realizar os ajustes necessários.

Quer saber mais sobre planejamento estratégico para o seu salão? Visite o site Universidade da Beleza & Estética e acesse um conteúdo especialmente produzido sobre o tema.

Quais são as suas metas para o seu salão este ano? Como você planeja suas ações? Relate aqui a sua experiência.