Como fazer seu salão de beleza e estética bombar na internet em 5 passos

Como fazer seu salão de beleza e estética bombar na internet em 5 passos

Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo você vai aprender …

  • Como divulgar clinica de estética, salão de beleza e Spa, atrair clientes e fazer marketing na internet da maneira certa
  • Como promover / criar uma conta no Google+ Local da maneira certa
  • Onde além do Google você pode encontrar potenciais clientes locais
  • Quais outras táticas de marketing off-line você pode usar para ajudar seu desempenho online
  • Porque todo negócio local deve ter um plano de marketing de mídias sociais

Muitas empresas locais – espaços de beleza, SPA, clinica de estética, restaurantes e outros pequenos negócios de bairro – utilizam o marketing digital para aumentar as vendas on-line e/ou a visita real para suas lojas. Muitos profissionais – web-designers, programadores e publicitários – que trabalham para esses comerciantes e prestadores de serviços estão sempre procurando novas formas de aumentar o tráfego da Web e a visibilidade online de seus respectivos clientes.

site para salão de beleza

Por isso, aqui estão 5 passos para aumentar sua visibilidade e bombar o seu centro de estética, salão de cabeleireiro, spa ou espaço de beleza na internet:

#1 Fazer/Renovar seu perfil do Google+

Mesmo que você não tenha um website – ou esteja desatualizado – sua obrigação prioritária agora é ter sua conta no Google+.

O que é o Google+? O Google+ é a rede social da gigante mundial das buscas. Assim como no facebook, é possível você ter uma conta pessoal ou uma página para seu negócio ( Google+ Local, a nova versão do Google Places).

Isso é particularmente essencial em sua estratégia online pois o Google privilegia em seus resultados de buscas as consulta locais, tornando-a até mesmo mais proeminente  do que anúncios pagos. Portanto, se você quiser aparecer na primeira página e ser encontrado na internet esse é um passo primordial.

dicas para salão de beleza

Como você pode ver nesta figura acima. Ao procurar por um Salão de Beleza no Rio de Janeiro, o Google entrega na mesma página salões que tem conta no Google+ (em vermelho) e os que pagam para aparecer ali. Ou seja, sem gastar 1 real você não só aparece da mesma forma que quem paga, mas aparece mais, pois seu negócio também está listado no mapa.

Cenário 1: Você não tem um perfil local G+

Se você não tem uma listagem local G+ ainda, a primeira coisa a fazer antes de criar um é verificar se o Google (ou um fã) já criou para você.

Basta digitar o nome da sua empresa para ver se ele aparece. Se isso acontecer, clique em Gerenciar esta página para reivindicar a lista e começar a administrá-lo.

como divulgar um salao de cabeleireiro,

Se seu negócio não aparecer, crie uma nova conta Google+ Local para ele, escolhendo empresa ou local nas opções que o Google+ oferece

dicas de salão de beleza

 Cenário 2: Você já tem uma página local G+

Se você já criou um perfil local G+, existem maneiras de torná-lo mais atraente para os visitantes e para sinalizar ao Google que você merece destaques nas buscas:

  • Preencha o maior número de campos do seu perfil G+ possível.
  • Adicione imagens boas e nítidas: Será visível não apenas na página, mas também nos resultados da pesquisa.
  • Encoraje os seus clientes para deixar uma crítica/avaliação do seu negócio (review) no G+ (eu vou dizer mais sobre como conseguir isso mais tarde).
  • Certifique-se que o nome de sua empresa, endereço e número de telefone são os mesmos na página G+ e no site associado a ele.
  • Mantenha a página ativa e atualizada.

 #2 Incentive as pessoas a avaliarem/comentarem (review) do seu negócio

Review – É um comentário de alguém sobre um serviço, produto ou negócio.

O volume de opiniões on-line que as pessoas escrevem sobre o seu negócio desempenha um papel importante não só na forma como os potenciais clientes enxergarão você e seus serviços, mas também na forma como os motores que busca (Google, em particular) irão te rankear.

Você pode incentivar opiniões on-line de várias maneiras:

  • Pedir uma revisão em seu site, no facebook, via email, e etc.
  • Também pode oferecer um pequeno brinde (um desconto, por exemplo) para o que escreveu um comentário.

É importante monitorar opiniões on-line deixadas sobre o seu estabelecimento. Responder prontamente a um feedback negativo e recompensar aqueles que dizem palavras amáveis ​​sobre você. Para isso pense em utilizar o Google Alerts

#3 Entre na lista de “diretórios online”

Pesquise na web diretórios de qualidade (é melhor se eles forem relevantes para o local onde você está ou indústria) e tentar obter uma listagem neles. Isto é bom por dois grandes motivos:

  1. Aumentam as chances de que as pessoas vão encontrar o seu negócio on-line através de pesquisa nos diretórios.
  2. Links de alguns diretórios de qualidade ajudam a melhorar suas posições na busca do Google, bem como da conta do Google+

Tente achar listas e diretórios da sua cidade e bairro na internet. Nossa sugestão para profissionais do mercado Premium de Beleza, Estética e Bem estar: Style Beauty

#4 Entre nas listas de “Páginas Amarelas” das internet

OK! Hora de revelar um pequeno segredo (para aqueles de vocês que não conhecem este já). Muitos sites do tipo diretório, estilo “Páginas Amarelas” e até mesmo sites de mídia social, que permitem procurar empresas por localização, obtém esses dados de outros poucos sites que agregam todas essas informações sobre negócios.

Alguns especialistas em motores de busca (SEO) como David Mihm, sugerem que você não precisa lista sua empresa em todas essas listas e diretórios (a não ser que seja importante para o seu posicionamento de marca) mas que você deve se concentrar apenas naqueles que “fazem a roda girar”. Aqui no Brasil, esses são: Apontador, TeleListas, Yelp e Kekanto.

#5 Faça um plano para as redes sociais

Baixe nosso livro digital gratuito: “A Bíblia das redes sociais para salões de beleza e estética” 

Muitas empresas locais menores dizem que não têm tempo para fazer ações nas redes sociais.

Mas aqui está a coisa: Um pequeno empresário não tem mesmo que fazer malabarismos em 15 contas de redes sociais ao mesmo tempo. Escolha apenas aquelas que você está confortável e que tem valor para o seu mercado. No caso de beleza, estética e bem estar: Facebook e Instagram. E em pouco tempo Pinterest.

Além de ajudar a “espalhar a palavra” sobre sua empresa. Estar nas mídias sociais de forma consistente permite reunir e reagir rapidamente ao feedbacks de clientes.

Um exemplo rápido. Há um espaço de beleza familiar e tradicional em Belo Horizonte onde a filha da fundadora trabalha no atendimento e relacionamento ao cliente. A sua abordagem com clientes volta e meia se esbarra em: “você já vi nossa página no facebook?”, “Colocamos algos sobre isso na nossa página no facebook”, “Se tiver dúvida de algum produto pode me perguntar no facebook que eu costumo responder na mesma hora”. Hoje, com a internet, esse é o caminho!

  • Como encontrar a rede social perfeita para o seu negócio?
  • Como utilizar cada rede social? O que não fazer?
  • Quais resultados posso esperar para o meu salão ou SPA?Se tiver algum dúvida sobre esse e outros assuntos relacionados à Google, redes sociais e marketing digital não hesite em me perguntar.

Se tiver algum dúvida sobre esse e outros assuntos relacionados à Google, redes sociais e marketing digital não hesite em me perguntar.

O que mais você gostaria de saber sobre o Google?

Post a Comment