Como montar uma newsletter do seu espaço de beleza

Como montar uma newsletter do seu espaço de beleza

Tempo de leitura: 3 minutos

Manter uma comunicação com os seus clientes é importante para criar uma relação mais íntima e até uma fidelização com o consumidor. Seu espaço de beleza não pode ignorar ferramentas como as redes sociais e quaisquer outras formas de mantê-los em contato com o salão e por dentro das novidades. É por isso que ter uma newsletter informativa pode ser tão importante. Apesar da presença no mundo digital, ter uma newsletter impressa é uma boa estratégia, já que muitas pessoas não veem as ofertas enviadas por não checarem seus e-mails ou por não estarem no facebook.

O que é uma newsletter?

Uma newsletter consiste em uma compilação de informações sobre o seu espaço de beleza, que podem ser sobre o dia, semana ou mês. A tradução literal seria um “boletim de novidades” e ela consiste em uma forma de comunicação periódica entre você, seus clientes e clientes potenciais, onde você oferece conteúdo sobre assuntos específicos, notícias, ofertas e produtos especiais. Pode ser tanto impressa quanto online. 

Um uso prático da newsletter, seria por exemplo, em uma data especial como “Dia das mães” enviar uma compilação de ofertas especiais para o dia, ideias de produtos a serem comprados, presentes especiais e também alguma notícia sobre a programação do espaço para o dia. Criar uma newsletter impressa traz alguns desafios, mas vale a pena pela aproximação com todos os clientes.

Para criar a peça, que vai sair na frequência que você estipular, você vai precisar de:

  • um designer para criar a arte;
  • alguém que escreva o conteúdo;
  • uma fonte de fotos (algumas fotos você pode comprar em sites como Photopin, Flickr e outras você pode produzir no próprio espaço de beleza).

Como montar uma newsletter 

Uma newsletter contem as informações principais do seu espaço de beleza, nela é importante destacar coisas como:

  • as ofertas dos próximos meses;
  • algumas notícias sobre o salão;
  • dicas de cuidados com a pele ou dicas de beleza que tenham alguma relação com a estação do ano;
  • novos produtos e serviços do seu estabelecimento.

Essas informações devem estar inclusas também na newsletter online, que não precisa ser tão extensa quanto a impressa e pode focar em assuntos mais pontuais a cada semana. A produção da newsletter online tem um ritmo mais dinâmico, pode ser feito toda semana, ou a cada duas semanas, em um tamanho maior e com menos notícias. Você pode variar entre uma sessão de dicas e outras de produtos, mas sempre mantendo as ofertas nela.

Você também pode e deve montar newsletters em datas comemorativas especiais que possam atrair mais clientes, como dia das mães, dia dos namorados, entre outros. É sempre importante manter o cadastro das pessoas que frequentam o seu espaço de beleza atualizado, assim você pode mandar e-mails especiais no aniversário, oferecendo ofertas e serviços diferenciados.

Existem ferramentas que fazem esse tipo de trabalho, como o mailchimp. Há também os programas para salão de beleza que dispõe dessa funcionalidade. Outra opção é também chamar técnicos para configurar o seu email, para isso você pode contar com empresas que trabalham com terceirização de TI e não custam tão caro para um trabalho pontual.

O investimento na newsletter é válido?

Você provavelmente deve estar se perguntando se o investimento é válido, já que isso traz custos para o empreendimento. Do ponto de vista financeiro, a newsletter não traz retorno direto, mas ajuda na construção de um bom relacionamento com os clientes do salão, o que é essencial para que a imagem do seu empreendimento se mantenha positiva.

Construir a imagem da sua marca por meio da newsletter traz vários benefícios que serão percebidos em longo prazo. A newsletter estreita a comunicação com seus clientes, é uma forma de divulgação do seu trabalho que não desaparece – ao contrário das publicações em mídias sociais, por exemplo – e de manter seus clientes atualizados com seus serviços e novidades. Com uma boa equipe e com um bom planejamento, os resultados serão vistos logo.

Dicas

Mantenha em mente esses pontos principais:

  • a newsletter serve para manter uma comunicação mais direta com os seus clientes;
  • ela é uma compilação de informações sobre o seu espaço de beleza;
  • pode ser tanto online quanto impressa, as duas formas são importantes;
  • use a newsletter em datas especiais com dicas especiais;
  • para criar a peça você precisa de um designer, alguém que escreva o conteúdo e uma fonte de fotos;
  • mantenha informações sobre ofertas, notícias, dicas de beleza e novos produtos do seu espaço.

Depois dessas dicas seu espaço de beleza já está pronto para lançar a sua própria newsletter. Continue acompanhando nossas dicas em nosso blog!