Como o Instagram pode ajudar seu espaço de beleza?

Como o Instagram pode ajudar seu espaço de beleza?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Instagram é um ótimo lugar para entrar em contato com o seu público e engajar a sua clientela. Com mais de 300 milhões de usuários no mundo, a rede de compartilhamento de imagens só tende a continuar crescendo, e se você souber como usar, a plataforma pode ajudar seu espaço de beleza crescer também.

Você já usa o Instagram como uma ferramenta de marketing para o seu negócio? Se você já usa e quer mais dicas para crescer na rede, ou se ainda é novo, mas também quer produzir conteúdo de qualidade por lá, separamos algumas dicas para que você tenha sucesso em sua conta. Confira!

1. Acompanhe as tendências

Use hashtags para atrair mais visitantes ao seu perfil porque isso consequentemente faz com que mais pessoas conheçam o seu trabalho. Que um exemplo? A tag #instanails, onde pessoas compartilham fotos das suas unhas. Aproveite para compartilhar o que você tem feito no seu salão também!

2. Interaja com os seus clientes

Uma ótima maneira de engajar os seus clientes e seguidores é interagindo com eles. Lembre-se de marcá-los em suas fotos, responda todos os comentários e perguntas, e se alguém marcar o seu negócio em uma das fotos, responda com um recado também.

3. Use o recurso de “adicionar localização”

Ativar a localização nas suas fotos pode ajudar clientes em potencial que moram na sua região a localizarem o seu salão. Lembre-se também de usar como hashtags a cidade da sua sede.

4. Faça fotografias de antes e depois

Lembre-se de utilizar o Instagram para mostrar o resultado dos tratamentos do seu salão. Fotografias de Antes e Depois são excelentes formas de mostrar a transformação dos seus clientes, e por isso, chamam tanta atenção. Uma conta de Instagram que faz isso com maestria é o Anh Cotran (@ahncotran). O hairstilist tem um salão em Beverly Hills e sempre mostra as transformações das suas clientes!

5. Seja informal e divertido

O Instagram é uma rede onde a maioria dos usuários é jovens, e gosta de postagens divertidas. Portanto, use essa característica ao seu favor e faça postagens com legendas bem humoradas. Poste bastidores do seu trabalho, fotos dos seus funcionários, ou de produções temáticas (como dia das crianças ou das mães). Vez ou outra, aproveite para postar uma frase ou citação que combine com o seu salão, e que você acredite que ela trará engajamento. A conta Instagram do Espaço Juliana Paes Niterói (@julianapaesniteroi) faz isso com frequência: ela posta frases que mostram a personalidade do salão, e ainda geram engajamento!

6. Faça promoções

Outra boa forma de atrair mais seguidores e clientes é postando fotos com promoções. Um exemplo: poste uma foto anunciando “Hidratação com 20% de desconto até o dia 30 de março!”. Na legenda, você aproveita para informar que a promoção é exclusiva para seguidores no Instagram, e que o cliente terá que mostrar a foto para receber o desconto. Esse tipo de mensagem serve como um lembrete para o consumidor: ele pode ter o desconto, mas tem uma data para resgatá-lo, ou vai acabar perdendo. Outro tipo de promoção que pode funcionar bem é algo como “Envie uma foto sua em nosso salão com a hashtag #nomedosalao e ganhe 10% de desconto em sua próxima visita”. Isso vai fazer com que o próprio seguidor gere conteúdo para o seu salão. Quer um bom exemplo de salão que faz isso de maneira eficiente? O Salão Nuance Cabelereiros ( @salaonuance)!

7. Faça concursos

No Instagram você também tem a vantagem de poder fazer concursos que envolvam a interação direta dos usuários. Dependendo de como você faz o concurso, o seu próprio seguidor vai criar conteúdo e por consequência, vai divulgar o seu negócio. Promova, por exemplo, concursos do tipo “Poste uma foto com o seu melhor make de festa e com a hashtag #nomedosalão e ganhe uma seção de maquiagem de graça!”.

8. Compartilhe

Se o seu cliente permite, faça “regrans” das fotos que eles postaram em seu salão. As pessoas se sentem bem quando veem que um canal oficial deu destaque a uma fotografia deles. No Instagram, o expert Marcos Proença (@blogdopro) costuma fazer isso, publicando entre cortes, penteados e  tratamentos incríveis, algumas fotos tiradas por suas clientes.

Trazer engajamento e crescimento ao seu canal oficial no Instagram é algo fácil, você só precisa começar! Essas dicas e estratégias vão te ajudar a ganhar novos clientes e a fidelizar os que já são antigos, além de fazer com que a sua marca seja mais criativa e interativa.

Quer aprender mais sobre como ganhar visibilidade para o seu salão com o uso de mídias sociais? Leia o nosso ebook “Redes sociais para Salão de Beleza & Estética“!

Post a Comment